Seguro nas empresas de reparação: benefício ou obrigação?

É um dia normal de trabalho na oficina. De repente, um indivíduo se aproxima de um funcionário que manobra o carro de um cliente e rouba o veículo. E agora? Quem é o responsável? Quem vai arcar com o prejuízo? Antes de responder, mais uma pergunta: a oficina tinha seguro?

A situação descrita acima pode parecer coisa de filme, mas já aconteceu e pode ocorrer novamente. E não apenas um roubo, mas um acidente com o carro do cliente na oficina, como o ocorrido a algum tempo atrás, onde uma VW Kombi que estava em um elevacar caiu sobre um modelo Audi A3 de um cliente, ou ainda uma chuva torrencial que causou uma enchente e danificou veículos e equipamentos no interior do estabelecimento. Todos estes eventos ocorreram realmente e geraram sérios transtornos a oficinas e clientes.

Independentemente do tamanho da oficina, certamente ela é fruto de um trabalho de anos de esforço e investimentos. Assim, ela é a fonte de renda e sustento para o proprietário e um negócio que emprega outras pessoas, os funcionários, que também dependem dessa empresa para sustentar suas famílias.

Para prevenir estas surpresas desagradáveis existe um produto nas seguradoras, o  seguro patrimonial, um serviço fundamental para quem tem uma oficina mecânica e sabe que precisa proteger seu empreendimento de qualquer tipo de risco ou problema, minimizando possíveis imprevistos que possam acarretar custos elevados e verdadeiros prejuízos que até inviabilizariam a continuidade da empresa.

Ter esse tipo de cobertura para seu negócio é a melhor forma de se prevenir, pois nunca se sabe quando situações que não estão no seu controle podem aparecer e surpreender.

Diversos fatores são analisados para determinar o valor do seguro. Ele é estabelecido a partir de uma análise feita pela seguradora, a qual levanta informações como as necessidades de cada cobertura, valores contratados, localização do estabelecimento e sistemas protecionais, alarmes, extintores e outros cuidados já existentes.

Para garantir uma cobertura adequada para o estabelecimento o mais importante é buscar a assessoria de uma empresa corretora de seguros.  Profissionais saberão definir o risco e realizar o cálculo sobre a possibilidade de possíveis acidentes e acontecimentos, verificando a conveniência da relação custo/benefício na contratação.

Conheça as principais coberturas opcionais disponíveis no mercado:

  • Danos elétricos: garante os prejuízos em instalações e aparelhos elétricos ou eletrônicos causados por curto-circuito ou variação de tensão, inclusive por queda de raio fora dos limites do imóvel segurado.
  • Vendaval, impacto de veículos, queda de aeronaves e engenhos aéreos: cobre, por exemplo, destelhamento por ventos fortes e danos a portões por colisão de veículos.
  • Lucros cessantes: cobre a perda do lucro bruto no local segurado, constituído pela soma do lucro líquido com despesas fixas da empresa, tais como água, luz, impostos e salários, em decorrência de incêndio, explosão ou fumaça.
  • Perda ou pagamento de aluguel de imóvel: cobre as despesas com aluguel, caso seja necessário desocupar a empresa devido a incêndio, raio, explosão ou fumaça.
  • Subtração de valores: dinheiro, cheques e títulos estão garantidos em caso de subtração, seja dentro da empresa ou em trajetos externos, por exemplo, do banco até a empresa e vice-versa.
  • Subtração de bens e mercadorias: garante os prejuízos decorrentes da subtração de máquinas e/ou mercadorias mediante ameaça ao segurado ou arrombamento do local.
  • Tumultos: cobre danos ao imóvel causados por tumultos ou greves.
  • Responsabilidade civil garagista simples: danos causados por incêndio ou subtração dos veículos deixados para conserto, assim como a terceiros em decorrência das atividades desenvolvidas no local.
  • Responsabilidade civil garagista ampla: danos causados por incêndio, subtração ou colisão dos veículos deixados para conserto, assim como a terceiros em decorrência das atividades desenvolvidas no local. Garante também os danos causados aos veículos durante a realização de testes para verificação mecânica ou ainda os danos causados por esses veículos.
  • Quebra de vidros: garante a quebra por qualquer causa, de vidros ou espelhos existentes e instalados no estabelecimento, inclusive aqueles utilizados em revestimentos, balcões, prateleiras, provadores etc.
  • Coberturas de equipamentos eletrônicos: garante prejuízos por danos a microcomputadores e impressoras causados por incêndios, quedas de raio, explosões, danos elétricos, transportes internos, subtração mediante ameaça ao segurado ou arrombamento do local.

Como você pode ver a apólice poderá ser composta por prevenção a situações diversas e ampla atuação, com cobertura personalizada em diversas ocorrências, sejam elas gerais ou aquelas mais prováveis de acontecer com o seu tipo de negócio.

A definição da apólice será fruto de uma negociação entre seguradora e segurado, de modo que seja definido uma amplitude na cobertura que atenda bem às necessidades da empresa.

Apenas por curiosidade, quer saber o desfecho dos três acidentes relatados no começo desta matéria? O caso do carro roubado, embora a oficina tivesse seguro, a apólice não cobria roubo de veículos de terceiro e o valor do carro teve que ser arcado pelo dono da oficina; no caso da Kombi que caiu e amassou o Audi, o prejuízo ficou com o dono da oficina, que ainda briga na justiça com a fabricante do elevacar, já que a oficina não tinha seguro; já a enchente que danificou a oficina e os carros em seu interior teve todos os custos suportados pela Seguradora.

A boa notícia é que as três empresas continuam funcionando e atendendo seus clientes, só que agora todas tem apólices de seguros adequadas às necessidades de cada uma delas.

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