#SegurançaSempre: como prevenir acidentes no ambiente de trabalho

Já diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”, porém no dia-a-dia descuidos, falta de atenção ou desleixo podem gerar situações perigosas. Resultado: acidentes com prejuízo para o funcionário, dona da oficina e demais colaboradores.

Reprodução de página da Revista Proteção

Muitos trabalhadores preferem pensar “isso nunca vai acontecer comigo” do que realmente agir com segurança e prevenir os riscos. Com isso, acontecem os acidentes. Muitos deles ocorrem por falta de atenção, desleixos na organização e, até mesmo, por falta de conscientização em relação aos procedimentos de prevenção.

Aliados a isso, a grande quantidade de ferramentas e equipamentos, a constante movimentação de veículos e a correria do dia a dia, podem de fato resultar em acidentes sérios.

Nesse sentido, a prevenção diz respeito a todas as ações utilizadas que visam minimizar ou até mesmo eliminar os riscos de acidentes na oficina mecânica. E existem, de fato, diversas maneiras de reduzir ou eliminar os acidentes na oficina mecânica.

Então, para ajudá-lo a aumentar a segurança da sua oficina, preparamos algumas dicas de procedimentos que vão tornar seu ambiente de trabalho mais seguro.

Uso dos EPIS – O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo e qualquer dispositivo ou produto de uso individual que tem como objetivo proteger o trabalhador dos riscos e ameaças do trabalho. Em uma oficina mecânica, os EPIs são imprescindíveis, pois ajudam a garantir que o trabalhador esteja seguro contra os mais diversos acidentes. Os principais EPIs utilizados em uma oficina mecânica são:

  • Óculos de proteção – devem ser usados de forma constante para proteger os olhos de impurezas e de qualquer contato de equipamentos, fagulhas ou limalhas;
  • Protetor auricular – evita que a audição do trabalhador seja afetada pelos intensos ruídos da oficina;
  • Luvas e calçados de segurança – protegem a integridade física dos pés e das mãos;
  • Mangas, protetor facial e avental, que devem ser utilizados em procedimentos de soldagem;

Todos esses equipamentos de proteção são imprescindíveis para assegurar a saúde dos mecânicos, e devem ser sempre disponibilizados pelos proprietários da oficina.

Ferramentas – Existem inúmeras ferramentas e equipamentos em uma oficina mecânica e quando estas não são guardadas de forma adequada e mantidas em local destinado para o armazenamento, pode ser a causa raiz de vários acidentes. Ferramentas bagunçadas ou espalhadas pela oficina podem acabar danificando carros acidentalmente, ou machucar algum funcionário.

Atenção: Nunca utilizar ferramentas improvisadas. Alguns mecânicos decidem utilizar os famosos macetes — ferramentas que não são destinadas para as tarefas e são improvisadas. Esse uso de itens que não são os adequados muitas vezes pode até facilitar o trabalho, ou mesmo reduzir o tempo de execução das tarefas. Porém, também traz diversos riscos.

É muito importante que os donos das oficinas orientem seus funcionários quanto ao uso de ferramentas adequadas para as tarefas. Usar macetes pode acabar levando a acidentes graves, que podem até gerar danos físicos irreparáveis.

Espaço físico e manobras na oficina – Dependendo do tamanho da oficina mecânica, pode-se ter uma área muito grande para dirigir os veículos e realizar manobras. Por isso, é muito importante que sejam determinadas algumas regras, como:

  • Direções de circulação
  • Áreas de estacionamento
  • Áreas de manobra

Ao criar esse tipo de regras simples, já é possível evitar pequenas batidas, acidentes e até mesmo atropelamentos na oficina. É muito importante que todas essas informações estejam devidamente mostradas em placas e sinalizações no chão.

Materiais inflamáveis – Os incêndios podem ser muito mais comuns do que se imagina, e grande parte deles poderia ser evitada por cuidados simples. Materiais inflamáveis devem sempre ser armazenados em um ambiente específico, e de acordo com as NRs (Normas Regulamentadoras). Além disso, é importante saber que só é permitido armazenar inflamáveis em quantidades inferiores a 50 litros.

Instalações elétricas e as famosas gambiarras – Muitos incêndios e acidentes na oficina mecânica são provenientes da má conservação das instalações elétricas. Portanto, é de extrema importância que os proprietários verifiquem periodicamente as tomadas, fios e todos os seus equipamentos elétricos. Nunca permita ligações improvisadas ou emendas de fios de forma precária.

 Limpeza e organização – Os proprietários devem realizar reuniões com os funcionários constantemente, para conscientizá-los em relação à organização e limpeza da oficina. É muito importante que todos os mecânicos tenham a cultura de, ao terminar as tarefas, guardem todos os materiais e ferramentas utilizadas e limpar o local em caso de sujeiras e vazamentos.

Mantendo a oficina organizada, você garante que os outros funcionários, e até mesmo os clientes tropecem, caiam ou que ocorra qualquer tipo de acidente.

Cuidados individuais:

  • Não utilize ferramentas improvisadas (ex.: facas, tesouras);
  • Use uma banqueta ergonômica (ou seja, adequada para você) sentado, quando possível;
  • Use bota de segurança e luvas.
  • Evitar trabalhar sozinho na movimentação de peso.

A busca pela prevenção de acidentes deve ser comum a todos — funcionários e proprietários. Quanto o assunto é segurança, não há diferença entre as pessoas. Todos devem seguir os procedimentos e fazer o possível para diminuir os riscos e evitar acidentes.

Não esqueça: a segurança é o resultado do trabalho de todos nós. #SegurançaSempre

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]