Se liga nessa: vamos reduzir juntos o consumo, as despesas e ajudar preservar o planeta?

Dana promove campanha para propagar pequenas atitudes diárias que ajudam a economizar e ainda evitam danos ao meio ambiente. Confira e faça sua parte!

Nossa campanha está no ar e visa divulgar ações simples do dia-a-dia que reduzam o consumo desnecessário de recursos, como água e energia, por exemplo, além de gerenciar a produção de lixo e seu descarte correto. Tudo isso promove economia para sua empresa, evita desperdícios e ainda preserva o meio-ambiente.

A primeira ação é sobre economia de energia elétrica. Conheça:

Vamos deixar só as ideias acesas!

Economia de energia: se liga nessa!

Contamos com você para racionalizar e mesmo reduzir o consumo de energia elétrica. O uso das lâmpadas em nossas operações já foi reduzido em 30% e uma série de outras medidas já foram implementadas, como a instalação de timers para garantir que o que não está em uso não está gastando luz, como o acionamento do modo de descanso de tela e dos discos rígidos dos computadores.

Pequenos gestos fazem a diferença!

Faça a sua parte:

  • Apague as luzes ao sair da sala.
  • Desligue seu computador ao final do dia e nos finais de semana.
  • Evite ligar o ar-condicionado. Use apenas quando estiver na sala.

O que mais posso fazer em minha oficina?

Reduzir o desperdício de água: Tanto para água como para energia, existe apenas uma maneira eficiente de eliminar os desperdícios: por meio da educação dos funcionários.

É necessário conscientizá-los sobre os impactos dos desperdícios, tanto para a oficina quanto para o planeta. Coloque lembretes sobre desperdícios em locais estratégicos da empresa e faça reuniões com os funcionários, para explicar quais as metas que você pretende alcançar e o que isso irá gerar de benefícios para a empresa, para eles e para o planeta.

Uma boa alternativa para baixar o consumo de energia é aproveitar a iluminação natural, substituindo telhados rígidos e opacos por telhas transparentes. Isso deixa o ambiente iluminado e muito mais agradável.

Verifique, também, se o desperdício na oficina mecânica não está sendo causado por questões técnicas, como vazamentos, rede elétrica com problemas ou canos furados.

Já para o consumo de água, você pode aproveitar as épocas chuvosas e armazenar a água captada da chuva. Ela não serve para consumo humano, mas pode ser reaproveitada na limpeza da oficina, por exemplo.

Coleta Seletiva e Descarte de resíduos: O primeiro passo é estabelecer um programa de separação do lixo gerado. Separar é muito simples. Você pode ter lixeiras destinadas a cada uma das categorias do lixo – Plástico – Papel – Metal – Vidro – Orgânico.

A partir da coleta seletiva, apenas os orgânicos não são recicláveis.

Recicláveis:

  • Papéis e papelão,
  • Plástico,
  • Embalagens,
  • Isopor e
  • Metais.

Orgânicos e Rejeitos:

  • Papéis sujos ou engordurados,
  • lixo de banheiro,
  • restos de alimentos e vegetais e
  • filtros de chá ou café.

Separe o lixo Reciclável do Orgânico e Rejeitos e gere:

  • Preservação do meio ambiente,
  • Vida útil do aterro sanitário,
  • Adubo,
  • Renda para milhares de catadores e
  • Produtos recicláveis.

Descarte de Resíduos

Resíduo é toda sobra de produtos originada a partir de procedimentos relativos a alguma atividade humana. O aumento destes resíduos, que podem se encontrar em quaisquer dos estados físicos: sólido, líquido e gasoso, pode gerar consequências gravíssimas à natureza, caso sejam descartados de forma incorreta.

Restos de óleos lubrificantes utilizados nas oficinas mecânicas passam por um rigoroso processo industrial, no qual as sobras oleosas são testadas e aplicadas em novos lubrificantes para automóveis, para indústrias, agricultura, dentre outras destinações.

Etapas

Captação dos resíduos – Retirada dos resíduos do local que eles estão acumulados, observando-se o tipo e o volume de cada um deles.

Separação – Este conteúdo residual que anteriormente foi coletado, agora será separado, pois existem resíduos que precisam ser tratados de uma forma específica antes de qualquer outra destinação ou reciclagem: corte, refino, trituração, limpeza, centrifugação, dentre outros procedimentos. Nesta etapa alguns materiais serão reutilizados, sofrerão reciclagem ou irão para indústrias específicas em relação a matéria-prima dos mesmos.

Destino – O material já foi coletado, separado e dado o devido tratamento específico. Nesta etapa a destinação mais adequada é feita de acordo com as normas vigentes e a legislação sobre o assunto.

A oficina deve se preocupar com o descarte corretamente ecológico dos seguintes itens: panos, papelão, vasilhames, graxas, vidros, pneus, produtos eletroeletrônicos, baterias, lâmpadas, fluidos de freios, líquido de arrefecimento e de peças usadas. Se isso não for feito, o estabelecimento está sujeito à multa, cujos valores variam para cada caso.

Participe

Podemos fazer mais. Contamos com a sua participação aderindo a este movimento, nos dando ideias e sugestões de outras ações para fazer mais, com menos.  Acesse a página da campanha na internet pelo www.dana.com.br/seliganessa e deixe suas sugestões.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]