Veículos de cargas rodam frequentemente em estradas, percorrem milhares de quilômetros e em longos períodos de uso. Esses fatores juntos representam elevada exigência dos componentes e desgaste acelerado de todo o conjunto, o que submete determinadas peças a operações em condições críticas e maior possibilidade de quebra ou falha. Conheça as campeãs em substituições corretivas e preventivas.
Veículos de carga passam muito tempo em operação, rodando milhares de quilômetros e sempre com elevada solicitação de todos os conjuntos, sejam eles mecânicos, hidráulicos, elétricos ou eletrônicos.
Esses fatores juntos representam elevada exigência dos componentes e desgaste acelerado de todo o conjunto. Mesmo assim, peças de qualidade oferecem longa durabilidade e resistência a falhas, desde que as inspeções e manutenção sejam realizadas em intervalos adequados e de forma responsável e competente.
Para garantir que tudo funcione é preciso observar um rígido programa de revisões programadas, proceder os ajustes necessários e trocar as peças do caminhão que quebram com frequência ou são submetidas a maior desgaste.
Esses cuidados são fundamentais para evitar falhas mecânicas e elétricas, e evitar atrasos, despesas e prejuízos com paradas não programadas e inatividade do veículo. A prática também evita que os caminhões parem no meio da viagem, seja por acidente de trânsito ou pane generalizada.
Mas, quais peças substituir preventivamente ou inspecionar com mais frequência? Vamos conhecer a Top 5 das peças de caminhão que mais quebram.
Os componentes e sistemas que mais quebram ou sofrem desgaste com maior frequência são os mais importantes do caminhão. Na maioria das situações de pane não basta apenas substituir a peça em questão, mas sim fazer uma avaliação das causas que levaram aquele componente a falhar. Vamos ver a lista em ordem de importância:
- Lâmpadas.
- Freios.
- Embreagem (disco e platô).
- Amortecedores (buchas e molas incluídas).
- Sistema de injeção de combustível/Correias.
1º lugar – Faróis e luzes
Lâmpadas costumam queimar com bastante frequência. A vibração provocada pelas irregularidades das pistas e o uso prolongado de faróis e lanternas faz com que esses itens vibrem muito ao longo do percurso, abreviando as trocas.
E não são apenas as lâmpadas que sofrem. Os plugues das lanternas também podem se desconectar, impedindo a iluminação adequada. Uma boa inspeção antes de iniciar a viagem ajuda a evitar esse tipo de ocorrência, além de deixar o veículo em conformidade com a lei de trânsito, pois apenas uma lanterna apagada pode gerar multa.
2º lugar – Freios
Os freios devem estar em perfeito funcionamento, pois o peso do caminhão somado com a carga em transporte retarda o processo de frenagem, aumentando o tempo e distância necessária para a parada total ou redução da velocidade. Se estiverem muito desgastados, podem gerar colisões graves.
Avalie e reajuste qualquer falha nos componentes do sistema de freios e, se necessário, substitua qualquer item que possa prejudicar sua eficiência, mesmo que seja todo o conjunto de freios antes da viagem. É melhor agir de forma preventiva para pegar a estrada com segurança e evitar acidentes.
3º lugar – Embreagem
Quanto mais peso for carregado, maior será o esforço da embreagem. Essa condição dos veículos de carga coloca esse sistema sob vigilância constante, pois pode falhar com certa frequência justamente por funcionar por ação do atrito e sofrer com temperaturas altas.
Quando o engate de marchas fica danificado, a caixa de transmissão sofre prejuízos constantes, o que exige a troca de todo o sistema. Portanto, é preciso ficar atento aos sinais que os componentes emitem, como ruídos, trepidações e pedal duro, de modo a identificar o problema e resolvê-lo rapidamente para reduzir custos e evitar quebras maiores.
4º lugar – Suspensão
A suspensão de um caminhão deve ser robusta e resistente, pois se houver falhas que causem instabilidade nas curvas, por exemplo, a probabilidade de uma colisão ou tombamento aumentam consideravelmente.
Verificar desgastes de peças, como amortecedores, buchas e molas, é essencial. Se esses componentes apresentarem desgastes acentuados, troque-os rapidamente.
5º lugar – Motor
Dificilmente será necessário substituir o motor com frequência, mas deve ser inspecionado de forma periódica, já que é o “coração” do caminhão. Se ele falhar durante a viagem, pode atrasar ou até interromper o trabalho de transporte.
Algumas partes devem ser inspecionadas, como injeção de combustível, nível de óleo, nível do líquido de arrefecimento e nível de força para movimentar o veículo. Caso o desempenho esteja muito baixo, é provável que o motor tenha um consumo de diesel mais elevado ou trave ao transportar cargas pesadas.
Para completar, é importante ressaltar a importância de fazer a manutenção preventiva dos caminhões, pois essa prática oferece as seguintes vantagens:
- Redução do risco de acidentes e multas por irregularidades.
- Menos imprevistos e consertos onerosos.
- Maior conservação dos veículos.
- Menor de tempo de inatividade e menos quebras inesperadas.