Saiba como trabalhar com os Eixos Diferenciais Dana Modelo 480: características, lubrificação, tabela de torques de aperto e muito mais. Acompanhe!

Líder na fabricação de eixos e um dos principais fornecedores nas montadoras em todo o mundo, os eixos diferenciais Dana estão também na preferência dos profissionais da reparação automotiva, seja pela ampla gama de itens de reposição com a marca Spicer, seja pelo completo pacote de informações disponibilizados pela fabricante.

Nesta orientação técnica preparada pelos técnicos Dana, e disponível no site Spicer, explicamos como trabalhar com os eixos Dana modelo 480, utilizado em diversos veículos Agrale, Ford, GMC e VW. Acompanhe.

Lubrificação

O nível de óleo de um eixo diferencial é controlado através do bujão de enchimento. O eixo deve ser cheio de óleo até o nível inferior do bujão, quando o mesmo estiver montado no veículo, em virtude da variação do ângulo do eixo de veículo para veículo

É recomendado o uso de um óleo SAE 85-140 DO TIPO MULTIUSO que atenda as especificações de qualidade MIL-L-2105D e API GL 5.

A finalidade do óleo é a de proporcionar as características adequadas e necessárias de lubrificação para evitar o desgaste e o engripamento de componentes internos sob cargas intensas.

Embora a Dana não especifique nenhuma marca de óleo em particular, o mesmo deve apresentar, além das características mencionadas, Boa estabilidade em estoque ou serviço e, proporcionar proteção contra corrosão das peças com as quais estiverem contato.

Rodas submersas em água

Se as rodas do veículo foram, por qualquer motivo, submersas em água a ponto de cobrir os cubos de roda, recomenda-se a inspeção diária das extremidades das rodas, removendo-se contaminações, reparando eventuais danos e lubrificando adequadamente.

Inspeções e Recomendações

Verifique periodicamente se o nível de óleo está correto. Após a troca de óleo e antes de colocar o veículo em operação normal, rode sem carga e limitando a velocidade em 40 km/h, de 5 a 10 minutos, ou 2 a 3 km para assegurar que todos os canais e bolsas foram devidamente preenchidos com o óleo lubrificante.

Períodos de troca

No período inicial (amaciamento), efetue a troca de óleo do diferencial entre 2.000 a 5.000 Km. Essa troca inicial é recomendada para garantir a remoção de partículas metálicas, normalmente desprendidas em maior quantidade durante esta fase. Após o estágio de amaciamento, efetue a troca do óleo nos intervalos indicados pelo fabricante do veículo

Torques de aperto

Terminologia e componentes

  1. Conjunto do Eixo Diferencial Traseiro
  2. Porca do Pinhão
  3. Arruela do Pinhão
  4. Conjunto do Terminal
  5. Retentor de Óleo do Pinhão
  6. Arruela Defletora
  7. Cone do Rolamento Externo do Pinhão
  8. Capa do Rolamento Externo do Pinhão
  9. Calço de Ajuste Externo do Pinhão
  10. Bujão de Respiro
  11. Conjunto da Carcaça e Tubos
  12. Porca do Freio
  13. Arruela do Freio
  14. Parafuso do Freio
  15. Pino do Amortecedor
  16. Parafuso de Fixação do Semi-Eixo
  17. Semi-Eixo do Lado Direito/Lado Esquerdo
  18. Bujão Magnético
  19. Calço de Ajuste Interno do Pinhão
  20. Cone do Rolamento Interno do Pinhão
  21. Capa do Rolamento Interno do Pinhão
  22. Conjunto Coroa e Pinhão
  23. Conjunto da Caixa Diferencial
  24. Parafuso da Coroa
  25. Cone do Rolamento da Caixa Diferencial
  26. Capa do Rolamento da Caixa Diferencial
  27. Porca de Ajuste
  28. Trava da Porca de Ajuste
  29. Arruela da Trava de Ajuste
  30. Parafuso da Trava de Ajuste
  31. Parafuso do Mancal
  32. Capa do Mancal
  33. Junta de Silicone R.T.V.
  34. Tampa da Carcaça
  35. Bujão Roscado da Tampa
  36. Parafuso da Tampa

Identificação do Eixo Diferencial

Estas informações foram extraídas da apostila “Diferenciais – Manual de Serviços Eixo Modelo 480”, disponível na seção de Biblioteca do site www.spicer.com.br

Clique na imagem a seguir e acesse o manual na íntegra.

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