Líder na fabricação de eixos e um dos principais fornecedores nas montadoras em todo o mundo, os eixos diferenciais Dana estão também na preferência dos profissionais da reparação automotiva, seja pela ampla gama de itens de reposição com a marca Spicer, seja pelo completo pacote de informações disponibilizados pela fabricante.
Nesta orientação técnica preparada pelos técnicos Dana, e disponível no site Spicer, explicamos como trabalhar com os eixos Dana modelo 480, utilizado em diversos veículos Agrale, Ford, GMC e VW. Acompanhe.
Lubrificação
O nível de óleo de um eixo diferencial é controlado através do bujão de enchimento. O eixo deve ser cheio de óleo até o nível inferior do bujão, quando o mesmo estiver montado no veículo, em virtude da variação do ângulo do eixo de veículo para veículo
É recomendado o uso de um óleo SAE 85-140 DO TIPO MULTIUSO que atenda as especificações de qualidade MIL-L-2105D e API GL 5.
A finalidade do óleo é a de proporcionar as características adequadas e necessárias de lubrificação para evitar o desgaste e o engripamento de componentes internos sob cargas intensas.
Embora a Dana não especifique nenhuma marca de óleo em particular, o mesmo deve apresentar, além das características mencionadas, Boa estabilidade em estoque ou serviço e, proporcionar proteção contra corrosão das peças com as quais estiverem contato.
Rodas submersas em água
Se as rodas do veículo foram, por qualquer motivo, submersas em água a ponto de cobrir os cubos de roda, recomenda-se a inspeção diária das extremidades das rodas, removendo-se contaminações, reparando eventuais danos e lubrificando adequadamente.
Inspeções e Recomendações
Verifique periodicamente se o nível de óleo está correto. Após a troca de óleo e antes de colocar o veículo em operação normal, rode sem carga e limitando a velocidade em 40 km/h, de 5 a 10 minutos, ou 2 a 3 km para assegurar que todos os canais e bolsas foram devidamente preenchidos com o óleo lubrificante.
Períodos de troca
No período inicial (amaciamento), efetue a troca de óleo do diferencial entre 2.000 a 5.000 Km. Essa troca inicial é recomendada para garantir a remoção de partículas metálicas, normalmente desprendidas em maior quantidade durante esta fase. Após o estágio de amaciamento, efetue a troca do óleo nos intervalos indicados pelo fabricante do veículo
Torques de aperto
Terminologia e componentes
- Conjunto do Eixo Diferencial Traseiro
- Porca do Pinhão
- Arruela do Pinhão
- Conjunto do Terminal
- Retentor de Óleo do Pinhão
- Arruela Defletora
- Cone do Rolamento Externo do Pinhão
- Capa do Rolamento Externo do Pinhão
- Calço de Ajuste Externo do Pinhão
- Bujão de Respiro
- Conjunto da Carcaça e Tubos
- Porca do Freio
- Arruela do Freio
- Parafuso do Freio
- Pino do Amortecedor
- Parafuso de Fixação do Semi-Eixo
- Semi-Eixo do Lado Direito/Lado Esquerdo
- Bujão Magnético
- Calço de Ajuste Interno do Pinhão
- Cone do Rolamento Interno do Pinhão
- Capa do Rolamento Interno do Pinhão
- Conjunto Coroa e Pinhão
- Conjunto da Caixa Diferencial
- Parafuso da Coroa
- Cone do Rolamento da Caixa Diferencial
- Capa do Rolamento da Caixa Diferencial
- Porca de Ajuste
- Trava da Porca de Ajuste
- Arruela da Trava de Ajuste
- Parafuso da Trava de Ajuste
- Parafuso do Mancal
- Capa do Mancal
- Junta de Silicone R.T.V.
- Tampa da Carcaça
- Bujão Roscado da Tampa
- Parafuso da Tampa
Identificação do Eixo Diferencial
Estas informações foram extraídas da apostila “Diferenciais – Manual de Serviços Eixo Modelo 480”, disponível na seção de Biblioteca do site www.spicer.com.br
Clique na imagem a seguir e acesse o manual na íntegra.