Certifique-se de saber como distinguir entre uma junta homocinética com problemas e um rolamento do cubo de roda danificado antes de realizar qualquer reparo na sua junta homocinética.
Todos os veículos com tração dianteira têm juntas homocinéticas fixadas nas extremidades do eixo de transmissão. Essas juntas são componentes mecânicos essenciais do sistema de suspensão do veículo que permitem ao motorista conduzir o veículo com facilidade e conforto.
Quando qualquer parte das juntas homocinéticas estiver com defeito, pode causar ruído no componente ao dirigir em linha reta ou fazer curvas com o veículo.
Esta falha torna a direção desconfortável e difícil. Resolver este problema é relativamente fácil, mas a maior dificuldade pode ser no diagnóstico, que pode ser facilmente confundido com o ruído de um rolamento de roda danificado.
Tire suas dúvidas nesta dica técnica:
Uma junta homocinética ruim pode soar como um rolamento?
Sim. Em casos raros, isso acontece como resultado de pneus desgastados irregularmente. Os sons de rolamento são parecidos com sons de algo raspando, por isso é comum dizer que o rolamento está roncando. Pode facilmente ser confundido com o ruido da articulação da junta homocinética ruim, mais parecido com um clique ou zumbido.
Qual o ruído característico de uma homocinética com falha?
Pode soar como um clique alto, estalo ou clunks conforme o dano piora. Uma junta homocinética defeituosa também causa vibração sentida no volante e no assoalho do carro. Uma junta homocinética desgastada também emite sons de estalo ao colocar o veículo em marcha-ré.
É seguro dirigir com uma junta homocinética com ruídos?
Os sintomas de uma junta homocinética muito desgastada é um barulho de estalo ou ruídos de algo batendo ao fazer uma mudança de direção ou fazer uma curva fechada. É possível dirigir com a junta homocinética desgastada, mas não é seguro e deve ser evitado usar o veículo por muito tempo. O pior cenário será a falha da junta homocinética, quebrando o eixo e, eventualmente, o carro não se moverá. Saiba que se continuar dirigindo com uma articulação homocinética barulhenta, corre o risco de danificar toda a articulação.