Responsável pela transmissçoa da força para as rodas, o semieixo homocinético deve ser inspecionado periodicamente para o bom funcionamento e evitar problemas em todo o sistema.
O semieixo homocinético é a peça responsável pela ligação entre o diferencial dos veículos e as rodas e sua função é transmitir a energia que é gerada pelo motor para as rodas., além de permitir o esterçamento das rodas, necessário para os veículos com tração dianteira.
Como são submetidos a situações extremas e por serem componentes essenciais para a dirigibilidade e desempenho do veículo, é essencial que seja feita a revisão periódica e diagnóstico do sistema de transmissão do veículo para identificar se todas as peças estão em seu perfeito estado de funcionamento.
Nos veículos de carga devemos observar as especificações técnicas da capacidade de carga para evitar a sobrecarga no sistema de semieixo. Assim como os trancos ou choques das rodas podem ser prejudiciais para os semieixos, o excesso de peso é um dos grandes responsáveis pela quebra da peça, que pode comprometer completamente o sistema de transmissão do veículo.
Lembre-se: a falta de inspeção periódica do sistema de transmissão, principalmente dos semieixos homocinéticos, é um risco para a circulação. A quebra ou o travamento do semieixo compromete por completo todo o sistema, fazendo com que o veículo pare e não seja possível chegar até uma oficina mecânica sem o auxílio de um guincho.
Para auxiliar seu trabalho na oficina, preparamos uma série de Bulas Técnicas sobre o tema Substituição do Semieixo Homocinético, disponível na seção Dicas Técnicas do portal Spicer.