Revisão preventiva de coxins de motor e câmbio

Seu cliente reclamou que o veículo está muito barulhento ou com uma vibração no motor fora do comum ou ainda que está com problemas no câmbio e dificuldade no engate das marchas? Atenção: estes problemas podem ter uma origem em comum: os coxins de motor e câmbio…

Os Coxins do Motor e Câmbio são peças feitas basicamente da vulcanização da borracha em um suporte de metal e tem como principal função absorver as vibrações do cambio, motor e carroceria. Se não houvesse coxins no carro, as vibrações passariam por toda a carroceria, sendo um incomodo para todos os ocupantes, além de provocar desgaste em peças e componentes da direção, suspensão, motor, transmissão e outros sistemas.

Em geral, o coxim do motor é produzido em aço e borracha e com uma quantidade pequena de vinil que, apesar de não ser muito flexível, aguenta altas temperaturas. Isso é muito importante, ainda mais pela localização da peça, próxima ao motor do veículo que, quando ligado, fica extremamente quente

Coxins de motor desgastado

O barulho ou a vibração do coxim do motor costuma aparecer quando a peça está muito desgastada. E para que o carro não fique extremamente vulnerável com o coxim ressecado ou rachado a troca é essencial.

Para identificar a necessidade da troca do coxim trafegue com o veículo por pistas e ruas um pouco mais irregulares. Há grandes chances de surgirem vibrações na alavanca do câmbio e no assoalho do carro, além das costumeiras dificuldades para engatar a marcha ou o volante puxando para algum dos lados. Esse último sintoma também pode ser por falta de calibragem dos pneus, por isso, execute essa manutenção semanalmente.

Um momento muito simples para perceber que o coxim do motor precisa ser trocado é quando, por exemplo, o motorista está parado no farol ou no trânsito e, ao arrancar, há um barulho muito forte no veículo. Isso pode ser o coxim do motor ou do câmbio que estão bem desgastados.

Alguns sintomas de problemas no coxim do motor ou do câmbio:

  • Vibração excessiva no motor, alavanca do câmbio e/ou no assoalho, mesmo quando o veículo está em marcha-lenta;
  • Dificuldade no engate das marchas;
  • Barulho alto no motor, durante as arrancadas;
  • Quebra da junta homocinética lado do câmbio;
  • Balanço excessivo da alavanca do câmbio em arrancadas e freadas.

Quando existe a necessidade de realizar a troca, não é obrigatório trocar o coxim do Motor e Câmbio juntamente. Entretanto, dependendo dos problemas apresentados, é bom realizar essa troca, e somente, você, o mecânico, pode avaliar essa necessidade com precisão.

Em média, o coxim do motor deve ser trocado a cada 30 mil quilômetros ou 3 anos, mas esse tempo pode diminuir caso o motorista não tenha cuidado ao passar em valetas, lombadas, acelere o carro com muita veemência ao sair de um farol ou mesmo do trânsito.

Quando o veículo estiver próximo do período ou da quilometragem recomendada para a troca do coxim do motor, faça uma revisão, focando principalmente nos coxins de motor, câmbio e os que estão localizados nos amortecedores.

Um automóvel pode ter de dois até cinco coxins do motor e de um a três coxins do cambio, dependendo do modelo do carro. Sua duração é variável, tendo vida útil de dois a três anos, dependendo do trabalho exercido por ele nesse tempo.

Quanto mais se exigir, menor será sua vida útil.

Mas, atenção: o coxim do motor de carros mais potentes e de veículos de carga são mais robustos e, claro, mais caros. A explicação dessa diferença e simples: quanto mais potente o motor, mais torção ele produz, ou seja, exige mais apoio da peça.

Também não é um trabalho fácil de ser executado, devido aos cuidados para a troca do coxim do motor ou do câmbio, já que o motor precisa ser deslocado para a substituição, o que não é simples.

Oriente seu cliente para preservar o coxim do motor e fazer com que ele dure mais tempo evitando dar arrancadas muito fortes com o carro, principalmente em subidas, valetas, lombadas e obstáculos que exijam muita potência do carro.

Outro alerta é para aqueles que gostam de passar pelo quebra-molas e obstáculos na pista correndo. Os coxins do motor e o câmbio também sofrem muito com essa imprudência.

Mito: Apesar de ser um conselho bastante comum entre os motoristas, passar na diagonal sobre obstáculos para evitar danos ao carro ou raspar a parte de baixo do automóvel não passa apenas de um mito. Esse movimento da carroçaria gera cargas de torção e acentuam o esforço nos coxins.

Motor, câmbio e suspensão são áreas com muita vibração e que, se não contassem com a estabilidade garantida pelo coxim, danificariam o veículo ao se chocarem contra a lataria, durante uma movimentação excessiva. Benditos coxins!

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