A folga entre os dentes da coroa e o pinhão é um dos parâmetros mais importante para o bom funcionamento e durabilidade do conjunto. Um valor abaixo do recomendado pode causar falta de lubrificação e outros danos. Já a folga acima do permitido causa ruídos e até quebrar dentes. Acompanhe a rotina de ajustes nesta dica preparada pelos técnicos Spicer.
A coroa e pinhão para transmissão tem a função de regular a velocidade de rotações transmitidas do motor para outras áreas do veículo ou equipamento. O pinhão recebe os movimentos do motor, fazendo passar pela coroa, que transmite as rotações para os outros setores.
A coroa pode transmitir mais ou menos rotações que as recebidas pelo pinhão. Esse processo é definido de acordo com o tamanho da coroa. No caso de coroa e pinhão para transmissão, os diversos tamanhos regulam os giros transmitidos na saída da coroa.
As engrenagens possuem dentes, que no momento de trabalho fazem com que ambas trabalhem em sintonia, entrelaçando seus dentes. Todo o trabalho é feito de forma silenciosa e precisa, pois os dentes são produzidos para o encaixe perfeito, impedido o impacto entre a coroa e pinhão.
Por essa razão, as engrenagens de dentes helicoidais são produzidas de forma que os componentes, pinhão e a coroa, são fornecidas aos pares e vendidos como um conjunto.
Quando um pinhão ou coroa do eixo têm de ser substituídos, ambos os componentes devem ser substituídos por um conjunto novo. Nunca substitua individualmente o componente danificado por um novo.
Outro cuidado é quanto a lubrificação. É importante que a coroa e pinhão para transmissão estejam bem lubrificadas, para que ambas não entrem em atrito, causando danos às engrenagens e outros componentes do motor. A lubrificação deve ser periódica, assim como o as inspeções técnicas, de modo a impedir que defeitos venham surgir no decorrer do uso.
Ao substituir um conjunto de coroa e pinhão ou fazer a montagem após a realização de algum serviço de manutenção é importante avaliar e, se necessário, ajustar a folga entre a coroa e o pinhão.
A folga é o intervalo de espaço que deve ser deixado entre o pinhão e os dentes da coroa. Este parâmetro é extremamente importante, pois um valor muito baixo pode causar falta de lubrificação e outros danos ao conjunto. Já um valor demasiadamente alto gerará barulho e pode até causar a quebra de dentes.
Antes de realizar qualquer procedimento de montagem é fundamental conhecer os valores de folga recomendados, que podem ser encontrados no manual do fabricante do eixo. Se não tiver acesso a essa informação, será necessário medir, calcular e registrar essa folga antes de iniciar os procedimentos de montagem.
NOTA: Se tiver dúvidas sobre como proceder para calcular a folga recomendada, entre em contato com nossa equipe técnica para orientação.
Etapas para o ajuste da folga
Antes de iniciar a verificação limpe com cuidado os dentes da coroa e pinhão.
Para medir o intervalo, coloque um relógio comparador com a ponta perpendicular ao dente da coroa dentada próximo da parte maior do dente.
Mantendo o pinhão bloqueado, movimente a coroa ligeiramente para trás e para a frente: o curso da agulha do relógio representará o valor efetivo da folga.
Ajustar a folga através dos anéis ou calços especiais até atingir o valor recomendado.
Mover apenas a coroa para ajustar a folga. Não mover o pinhão
Recomendamos definir a folga da coroa utilizando o valor médio do intervalo recomendado na tabela.
Exemplo: folga 0.205 – 0.275 mm => folga média a utilizar = (0.205 + 0.275) / 2 = 0.24 mm
A posição do contato pode ser ajustada pela variação da distância entre o pinhão e o centro da coroa dentada. Esta posição é controlada pelo conjunto de calços de ajuste de rolamentos cônicos.
Atenção: Não há uma regra geral neste passo, pois alguns eixos são desenhados de modo que ao adicionar calços de ajuste, o pinhão aproxima-se do centro da coroa, e ao removê-los este se afasta, enquanto para outros tipos de eixos ocorre exatamente o contrário.
Por este motivo, aconselha-se seguir as instruções do manual de manutenção do fabricante original para o modelo a ser reparado e utilizar as ferramentas especificadas.
Verificação de contatos
Para obter o padrão de contato após montagem, aplicar uma fina camada de tinta em 8 a 10 dentes da coroa com um pincel. Use uma diluição de pó xadrez e óleo do diferencial para essa marcação nos dentes da coroa.
Com a coroa travada parcialmente, rode o pinhão várias vezes em ambas as direções.
A transferência da tintura entre a coroa e pinhão mostrará o padrão de contato obtido.
Compare e faça os ajustes necessários conforma tabela de contatos aprovados.
Para aumentar o intervalo: afaste a coroa dentada do pinhão.
Para diminuir o intervalo: aproxime a coroa dentada ao pinhão.
Em cada verificação após o ajuste, pinte novamente os dentes da coroa.
Na prática, quanto maior for a carga aplicada para travar a coroa, mais largo e visível será o padrão de contato. No entanto, pode não ser possível igualar o tamanho do contato na nova coroa e pinhão instalado.
Para garantir o máximo silêncio e durabilidade da coroa e pinhão, o padrão de contato deverá estar centrado na superfície dos dentes. O padrão de contato não deverá tocar de forma alguma nas bordas exteriores da superfície dos dentes.
Deverá ser dada preferência à posição do contato no lado convexo da coroa, que é o ponto de maior esforço.
É importante lembrar que após cada variação da posição axial do pinhão é sempre necessário restaurar o valor da folga seguindo o procedimento.
Terminado o ajuste, limpe completamente os resíduos de pintura e finalize a montagem do conjunto, adicionando o óleo especificado para cada tipo de eixo – convencional ou blocante – conforme recomendações do fabricante.
Faça um teste de rodagem simulando as situações de aceleração e desaceleração.
Clique na imagem e baixe o Manual Spicer de Análise de Falhas – Diferenciais para uma orientação sobre o Diagnóstico de falhas e verificação de contatos.
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