Geralmente utilizado em pick ups e utilitários, o diferencial equipado com Trac-Lok usa um sistema blocante que limita o deslizamento quanto há perda de tração de uma roda. Acompanhe como fazer a desmontagem e montagem do conjunto
Segundo análises das ações de campo e assistência técnica dos profissionais Dana, as principais ocorrências de reparo referem-se a ruídos e desgaste prematuro do reparo e a maior parte das dúvidas de aplicação ocorre em relação a sequência de montagem, lubrificação e ferramentas adequadas nos serviços de reparação.
A caixa de diferencial blocante Spicer Trac Lok está disponível para os veículos que usam diferencial modelo Dana 44, 44.3 e 44.4, 46 e 60. Estas aplicações são utilizadas, por exemplo, nos veículos Chevrolet S10, Ford Ranger, Troller e Dodge Dakota, além dos Ford F1000, Jeep, F75 Rural 44, desde que equipados com semi-eixos de 30 estrias, pois alguns eixos usam semi-eixos com 19 estrias e, nestes casos, não é possível a adaptação da caixa Trac Lok.
Desmontagem da caixa Trac-Loc
A caixa diferencial de deslizamento limitado (blocante) Trac-Lok apresenta inicio de desmontagem semelhante ao modelo tradicional, como os cuidados em prender a caixa na morsa e remover o eixo das satélites.
Após a remoção do eixo das satélites, começam as diferenças. Utilize o Sistema para Desmontagem de Eixos DL (Ferramenta) para comprimir as molas Belleville.
Introduza o fuso roscado pelo centro da planetária superior e posicione os dois discos. O disco com rosca no fuso irá comprimir a mola Belleville superior e o liso servirá como apoio para comprimir a inferior.
Em seguida, acione o fuso com uma chave até comprimir totalmente as molas (se necessário, use uma chave de fenda para imobilizar o disco com rosca).
Com as molas comprimidas, as arruelas das satélites ficarão livres. Remova-as e afrouxe o aperto do fuso até perceber que as satélites ficaram ivres. Retire as satélites.
Em seguida, gire o cabo da ferramenta (que está ligado à parte estriada) até liberar as planetárias. Remova o dispositivo e retire as planetárias e os pacotes de discos de fricção. Tenha muito cuidado ao retirar os discos de fricção, mantendo-os exatamente na mesma posição em que estavam montados (veja vista explodida no começo da matéria).
Montagem da caixa Trac-Lok
Em primeiro lugar, lubrifique as planetárias, os discos de fricção e os pratos com o óleo indicado para eixos de deslizamento limitado (veja em Procedimentos de Lubrificação no item 2 do Manual Spicer de Manutenção Diferenciais).
Atenção: antes da montagem, os dicos devem ficar submersos em óleo, para depois serem montados nas planetárias.
Remonte os discos e pratos exatamente na ordem em que foram desmontados, a menos que sejam componentes novos.
Monte os clips de retenção nas orelhas dos pratos. Confira se ficaram bem firmes e assentados. Com a caixa diferencial posicionada, monte o pacote e planetária inferior. Verifique se o pacote está montado no entalhado da planetária e se os clips de retenção estão peerfeitamente assentados nas cavidades da caixa diferencial.
Monte o outro pacote e sua planetária. Com as planetárias e os discos instalados, introduza o Sistema para Desmontagem de Eixos DL (Ferramenta) para comprimir as molas Belleville. Comprima até encontrar resistência no giro do dispositivo.
Instale as satélites e gire o dispositivo até o ponto em que os furos das satélites coincidam com os furos da caixa. Comprima totalmente as molas Belleville que as satélites ficarão livres. Introduza as arruelas tomando o cuidado para manter os furos alinhados.
Com o auxílio de um pino-guia, comece a montagem do eixo das satélites. Remova o pino-guia e termine a montagem. Confira se o pino-trva do eixo ficou alinhado com o furo da caixa satélite.
Monte o pino-trava. Com o auxílio de um punção, crave o metal da caixa sobre o pino para fixá-lo no lugar.
Se desejar mais informações sobre a caixa Trac-lok, assista o vídeo com o passo-a-passo do reparo na página Spicer na internet ou na playlist no portal Spicer Brasil no Youtube. Se preferir, acesse o vídeo no link da imagem abaixo.
Estas informações foram extraídas do Manual Spicer de Manutenção Diferenciais – clique na imagem abaixo para baixar o arquivo em PDF.