Dica 1: Não é uma cola, é um selante. Dica 2: Não pode colocar muito, nem pouco, tem que ser na quantidade certa. Quer saber mais sobre a utilização correta da junta líquida? Confira cuidados, procedimentos e vantagens do uso correto do Renzosil, novo produto que a Dana lançou no mercado, importado da Alemanha.
Os selantes automotivos (ou juntas líquidas) agilizam os serviços de reparação onde a vedação e estanqueidade entre os componentes é essencial pra o bom funcionamento do veículo, especialmente, nas montagens de cabeçotes, bombas, câmbios e outras peças com superfícies flangeadas.
Mas para fazer uso correto desse produto, o reparador automotivo precisa entender qual a finalidade da junta líquida e como aplicar corretamente o produto.
Não basta só “passar a cola” na peça. Pelo contrário: há um método certo de aplicação. Excesso ou escassez podem trazer problemas que vão afetar a qualidade geral do reparo.
Para entender por que o tipo do produto e a aplicação na quantidade correta são tão importantes, é necessário ter em mente que a junta líquida não tem como função ser um adesivo, mas sim, um selante.
O selante, apesar de aderir às faces das peças em que é aplicado, não substitui as fixações entre elas (porcas e parafusos) e tem a função de preencher um determinado espaço entre essas peças para permitir a regularidade do contato e promover a estanqueidade dessa união.
A junta líquida é um adesivo/vedante que vulcaniza com a temperatura ambiente, formando uma junta de borracha de silicone, flexível e resistente, que além de realizar a perfeita junção entre os componentes, proporciona uma boa faixa de segurança para que os motores trabalhem em regimes de altas temperaturas, além de ser resistente a outros produtos químicos que atuam no motor, como lubrificantes, aditivos, gases e, é claro, água.
Preparando a superfície
A aplicação correta depende de uma superfície preparada adequadamente, isenta de óleo, graxa ou sujeira.
Antes de começar a aplicação, certifique-se de haver removido todo o resíduo da junta antiga e outros elementos contaminantes, como graxa, combustível ou umidade. Você pode usar produtos específicos para remoção de selante à base de silicone, mas certifique-se de que a superfície esteja totalmente limpa e seca após a aplicação.
Sempre use ferramentas que não danifiquem as faces de contato. No cárter, por exemplo, é possível tirar os excessos com movimentos cuidadosos usando uma espátula fina. Já na face flangeada do sub-bloco, utilize uma ferramenta plástica macia, que não afete a usinagem. Causar rugosidade excessiva ou danos a superfície de contato entre as peças irá impedir a perfeita vedação, podendo haver perda de líquidos e gases.
Com as superfícies prontas, aplique um filete contínuo de cola, com diâmetro entre 3 e 6 mm, na superfície da peça, contornando os furos dos parafusos de fixação. Não coloque muita cola, pois o excesso pode penetrar dentro do conjunto e comprometê-lo.
Lembre-se de aplicar o filete de silicone de forma contínua, passando por trás dos furos. Não utilize uma espátula ou qualquer outra ferramenta para “espalhar” o material sobre a superfície: o que promove a vedação correta é a continuidade do filete e a quantidade adequada de junta líquida.
Ao terminar de espalhar o filete de junta líquida, volte aos pontos onde há os espaços para os parafusos e complete a volta do silicone ao redor dos furos. Isso irá assegurar o preenchimento de todos os espaços entre as duas peças.
É importante realizar a instalação e contato entre as peças enquanto o silicone ainda estiver líquido. Essa fluidez na junta líquida permitirá a acomodação, preenchimento e perfeito contato entre as partes. Para endurecer, o produto precisa do ar atmosférico. Espere uma hora antes de funcionar o motor.
Os problemas mais comuns ocorrem quando as especificações de aplicação e manuseio do produto não são respeitadas, e podem causar falhas de montagem, o que implicará em retrabalho, perda de produtividade e prejuízo para a oficina.
Para garantir seus serviços, use sempre Reinzosil
Existe uma grande variedade de juntas líquidas no mercado, no entanto, nada se compara a versatilidade e alta qualidade do Reinzosil. Ele oferece a solução completa em um só tubo, permitindo otimização de estoque, economia de dinheiro e compras simplificadas.
Victor Reinz® Reinzosil® é um selante universal para vedação de motores (junta líquida) para aplicações com espaço de vedação maior que 0,15 mm, composto de silicone, permanentemente elástico, com excelente resistência a fluidos e temperaturas extremas (320oC).
Reinzosil pode substituir muitas variedades diferentes de juntas líquidas e não é necessário adquirir vários tamanhos de tubos. Com 70 ml, Reinzosil possui a quantidade correta para a maioria das aplicações e sua embalagem já inclui bico dosador e chave de aplicação.
Sua durabilidade, flexibilidade e versatilidade o tornam um dos favoritos dos especialistas em reparo de automóveis em todo o mundo, sendo que o Reinzosil é a junta líquida preferida dos profissionais de retífica de motores, oficinas autorizadas e rede independente em toda a Europa e pronto para atender também o mercado brasileiro.
Outras juntas líquidas para aplicações maiores que 0,15 mm não suportam ambientes de alta temperatura e podem quebrar rapidamente se expostos a combustíveis de motores a combustão interna, diesel e outros líquidos.
De fácil aplicação e cura rápida, Reinzosil é um selante confiável e durável, adequado para superfícies irregulares e ásperas. Tem resistência superior sob carga, mesmo em altas temperaturas.
Durável. Flexível. Versátil. Victor Reinz® Reinzosil® é o Selante Universal pronto para o Brasil.
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