Quer saber mais sobre Gestão Ambiental na sua empresa? A série “Quer Saber” explica!

O que é um Sistema de Gestão Ambiental? Para que serve? Porque é importante e como pode nos ajudar a preservar o meio ambiente? Acompanhe as respostas a estas e outras questões neste episódio da série “Quer Saber?”

O episódio deste mês extraído da série “Quer Saber? No Canal Dana no Youtube aborda o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.

São seis os elementos importantes de um SGA:

  1. Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;
  2. Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;
  3. Implementação e operação, que são o desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais estabelecidos na política ambiental.
  4. Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e os objetivos estão sendo atingidos;
  5. Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pela alta administração da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade;
  6. Melhoria contínua.

O Sistema de Gestão Ambiental – SGA é fundamentado pela ABNT NBR ISO 14001, norma que orienta e especifica os requisitos referentes à implantação do sistema de gestão ambiental. Objetivos do SGA O sistema de gestão ambiental tem como objetivo estabelecer a interação entre as atividades produtivas e econômicas, com a minimização dos impactos ambientais e a otimização do uso dos recursos naturais.

Vantagens do SGA

Entre as inúmeras vantagens de se implantar o sistema de gestão ambiental, podemos destacar os seguintes itens:

  • Cumprimento das legislações ambientais;
  • Controle e redução dos impactos ambientais;
  • Melhoria na imagem da empresa perante os seus clientes e a sociedade;
  • Redução dos custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Minimização da geração de resíduos;
  • Maior facilidade da empresa entrar no mercado exterior;
  • Redução de multas e penalidades por poluição, etc;
  • Melhoria na qualidade dos serviços e produtos;
  • Redução do índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Conscientização ambiental dos funcionários;
  • Possibilidade da certificação ISO 14001.

Dessa forma, verifica-se que investir na implantação de um sistema de gestão ambiental é de fundamental importância no êxito de uma empresa, tal como para o bem-estar da sociedade, em geral.

Por isso, a Dana dá especial atenção às normas ambientais. A coleta seletiva de resíduos faz parte de um amplo projeto que atende as leis e normas ambientais no desenvolvimento de processos, produtos e atividades da empresa.

Campanhas de mobilização de voluntários, conscientização de funcionários, tratamento de efluentes são iniciativas concretas que adotamos na busca de uma empresa saudável. De um mundo melhor.

Separe os materiais recicláveis, jogue o lixo certo no lugar certo. Faça sua parte. O Meio Ambiente agradece.

Agora é sua vez! Comece hoje mesmo a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em sua empresa. A Dana ajuda você nesta tarefa. Confira as dicas que os personagens da nossa cartilha vão ensinar de uma forma fácil e divertida. É só imprimir a cartilha do SGA e começar a implantar estas boas práticas. Boa leitura! E não esqueça de fazer a sua parte.

Clique na imagem e baixe a Cartilha

 

 

 

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]