A resposta é simples: o ano todo. Veículos pesados necessitam de manutenção criteriosa e constante. A negligência pode custar caro e gerar prejuízos e acidentes.
Entretanto, a manutenção preventiva do sistema de transmissão em veículos pesados, como caminhões, deve ser feita entre 40.000 km e 60.000 km rodados, dependendo do tipo de uso e das condições da estrada.
Se o caminhão circular na cidade, o ideal é fazer a cada 10 mil km ou em intervalos mensais. Já em uso rodoviário, os prazos podem ser maiores, com intervalos de até 20 mil km ou três meses, o que ocorrer primeiro.
Na manutenção de cardans e diferenciais é importante que seja realizada regularmente para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil dos componentes.
A frequência da manutenção varia de acordo com o tipo de uso e as condições de operação do veículo, mas, em geral, a lubrificação do cardan é recomendada a cada 10.000 km ou mensalmente, o que ocorrer primeiro, ou até mesmo quinzenalmente em aplicações severas ou fora de estrada.
Já a troca do óleo do diferencial deve ser feita a cada 50.000 km ou conforme a carga e o tipo de operação, com inspeções periódicas, seguindo sempre as instruções do fabricante.
Eixo Cardan
Lubrificação: Em uso rodoviário, a lubrificação do cardan pode ser feita a cada 20.000 km ou três meses, priorizando a graxa de lítio EP 2.
Inspeção: Além da lubrificação, é importante realizar inspeções visuais para verificar o estado das peças, como cruzetas, luvas e ponteiras, buscando por sinais de desgaste, folgas ou danos.
Sinais de alerta: Ruídos metálicos, vibrações anormais, dificuldades em curvas ou travamentos podem indicar problemas no cardan e exigem atenção imediata.
Diferencial
Troca do Óleo: A troca do óleo do diferencial deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante e considerando a carga e o tipo de operação.
Inspeção: É importante inspecionar o diferencial regularmente, verificando o nível e a qualidade do óleo, além de buscar por vazamentos e desgastes nas peças.
Sinais de alerta: Ruídos, vazamentos de óleo e dificuldades na mudança de marcha podem indicar problemas no diferencial e requerem atenção.
Importante: Realizar a manutenção preventiva regularmente, seguindo os intervalos recomendados e buscando por sinais de desgaste ou mau funcionamento.
A lubrificação adequada e periódicas das cruzetas é essencial para garantir o bom funcionamento do eixo cardan e prolongar sua vida útil, evitando desgastes prematuros e possíveis falhas. Clique na imagem ao lado e assista um vídeo-treinamento Spicer sobre sobre a Lubrificação de Cruzetas – Série 10.