Trabalhar com carga acima do recomendado pela montadora e falta de atenção na qualidade do óleo e nos intervalos de lubrificação dos eixos diferencial são os principais problemas que afetam a vida útil do conjunto.
O diferencial ou eixo traseiro, como é mais conhecido nas oficinas e entre os profissionais do transporte, é indispensável nos veículos de serviço porque tem a função de distribuir uniformemente o torque aos semieixos que fazem mover as rodas traseiras, independentemente das suas velocidades de rotação.
O papel do eixo traseiro é compensar a diferença de rotação entre as rodas de ambos os lados do veículo e parte do processo de equilíbrio entre a força e a velocidade nas diferentes aplicações.
Enquanto um veículo de transporte em estradas necessita de uma velocidade mais constante e em longos percursos, o que representa uma relação mais longa entre eixo e pinhão da caixa de transmissão (NR – essa relação é a divisão do número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão), esse mesmo veículo trabalhando em uma situação fora-de-estrada, terá como prioridade a força, com pequenos deslocamentos, mais com alta solicitação de torque, o que significa a necessidade de utilizar uma relação mais curta.
Para preservar a vida útil do conjunto do diferencial os técnicos Dana recomendam alguns cuidados.
Mesmo sendo um conjunto com componentes de aparência bastante robusta, o diferencial requer manutenção e cuidados de operação como outro conjunto qualquer. É preciso evitar trancos e arrancadas muito fortes ao colocar o veículo em movimento, com ou sem carga, como forma de preservar os componentes e prolongar a vida útil do conjunto.
Outra situação que pode danificar o diferencial é a patinação prolongada, principalmente, se o veículo estiver atolado com uma roda em desnível da outra.
O limite de carga recomendado pela montadora também deve ser respeitado. Ao transportar mais peso do que o veículo pode suportar, o motorista pode estar comprometendo diversas peças, inclusive o eixo diferencial, acelerando seu desgaste e reduzindo sua vida útil.
Por fim, mas não menos importante para garantir a longevidade da peça, ficar atento aos intervalos e qualidade do óleo lubrificante. Ao realizar a troca do lubrificante do eixo diferencial é necessário ficar atento à especificação indicada pela montadora, pois, alguns modelos de caminhões podem ter o diferencial autoblocante, que requer óleo especial com um aditivo para evitar o travamento dos discos.
Ao usar o óleo lubrificante de um diferencial convencional num diferencial autoblocante, em poucos dias, os discos apresentarão desgaste muito grande, colocando em risco todo o conjunto do diferencial.
Não arrisque! Prefira Lubrificantes Spicer
A nova linha de óleos lubrificantes Spicer chegou para garantir muito mais eficiência e durabilidade aos eixos diferenciais (com e sem blocante), com proteção máxima de engrenagens, rolamentos e retentores, gerando mais economia no consumo de combustível e despesas de manutenção e menos emissão de CO2.
Desenvolvida para atender às mais rígidas especificações de eixos diferenciais, a nova linha de lubrificantes Spicer é recomendada para uso nos mais variados tipos de eixo diferencial que equipam de automóveis clássicos, jipes e picapes a caminhões leves e máquinas agrícolas.
Os lubrificantes Spicer para diferencial são oferecidos em embalagens de 1 e 5 litros, com duas versões de aplicação, Spicer Trac-Lok 85W140LS e Spicer 85W140.
Ambos oferecem proteção máxima e maior vida útil aos componentes da transmissão, sendo que o Spicer Trac-Lok 85W140LS é recomendado para diferenciais com freio interno ou sistema autoblocante (Limited Slip) e o Spicer 85W140 é recomendado para eixos sem freio interno ou sistema autoblocante.
Peça já a tecnologia original da líder mundial em transmissão agora também em lubrificantes no balcão do atacadistas ou varejo de autopeças de sua preferência e garanta o melhor desempenho ao veículo.
E não se esqueça: se não encontrar os produtos Spicer no seu comércio de autopeças favorito, entre em contato conosco pelos nossos Canais de Atendimento.
- Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
- Whatsapp – +55-51-99839-1377
- e-mail – sac@spicer.com.br.
- Canal Spicer no Facebook Messenger (um bot de autoatendimento).