Saiba quais são os cinco problemas mais frequentes em ônibus, caminhões e picapes com motor Diesel e as possíveis razões de cada uma. Confira!
Não importa se é um caminhão, um ônibus ou picape, os veículos a diesel, geralmente, apresentam problemas muito parecidos. Com base nos relatos de nossas equipes de suporte no campo e dos profissionais das oficinas de reparação de veículos diesel e gestores de frotas de transportadoras, conseguimos elencar algumas das principais falhas, que podem ter diversas razões para aparecerem.
O conhecimento prévio e a troca de informações ajudam na identificação do problema e ajudam a abreviar o tempo de diagnóstico ao avaliar as causas do problema. Com isso é possível fazer os reparos necessários de forma mais assertiva sem que o veículo fique inativo e indisponível por um tempo acima do necessário para a desmontagem, reparação, montagem e teste de funcionamento correto para retorno aos serviços.
Conheça os cinco problemas mecânicos mais comuns em veículos a diesel.
1) Ruídos na transmissão – Quando há ruídos estranhos, dificuldades ao mudar as marchas ou elas com facilidade, é importante realizar a manutenção imediatamente para não comprometer outros componentes da transmissão.
O problema pode ter origem em alguns componentes, sendo os principais:
- Sincronizador, peça responsável pelo encaixe das marchas;
- Anéis sincronizadores;
- Sistema de embreagem.
É possível, também, que a falha esteja relacionada ao trambulador, item que faz a comunicação entra a alavanca de câmbio e a caixa, ou à falta de lubrificante no sistema, sendo que estas últimas são mais fáceis de serem solucionadas e com pouco ou nenhuma necessidade de desmontagem de componentes para realização dos serviços.
2) Barulhos ao acionar os freios – Esse é um dos problemas mais recorrentes: freios com barulhos. É comum que os ruídos estranhos sejam produzidos pela frenagem ineficiente, indicando que a lona ou as pastilhas de freios devem ser trocadas.
É sempre importante avaliar a condição dos discos e tambores de freio, que podem estar empenados, com desgaste, trincas ou calos. Além disso, é recomendável verificar regularmente o sistema pneumático do veículo, pois esses ruídos e falhas aparecem também em casos de vazamentos e danos em suas válvulas.
3) Motor falhando ou perdendo potência – As empresas de reparação de veículos diesel sempre recebem caminhões com problemas no motor, principalmente relacionado à perda de força e falhas na aceleração. A reclamação recorrente é que o motorista percebe que o veículo perde potência em subidas acentuadas e existem momentos em que a aceleração parece que “engasga” e depois retoma o funcionamento normal.
Essa falha é recorrente em ônibus e caminhões e pode ser proveniente de:
- Defeitos nos injetores ou no intercooler;
- Combustível de má qualidade;
- Obstrução nos filtros de ar e combustível;
- Problemas no turbo compressor ou nos pistões, o que causa perda de compressão.
Veículos que estão com perda de força no motor, geralmente, apresentam ruídos e falhas na combustão, o que aumenta o consumo de combustível.
4) Fumaça – Outro problema relatado com frequência e o sinal que os veículos a diesel emitem quando estão com algum defeito é a saída de fumaça fora dos padrões aceitáveis, principalmente nos aspectos da coloração. A fumaça pode ser muito clara, escura ou azulada.
Quando muito clara, a fumaça pode indicar que há evaporação de água junto com o combustível, relacionado à mudança de temperatura no ambiente, ou que a queima do combustível não está ocorrendo de forma adequada.
Já quando a fumaça é mais escura, podendo até sair do cano de escapamento preta, é um indício de desequilíbrio entre o ar e o combustível. Geralmente, o problema ocorre por conta de defeitos em um injetor, na bomba de injeção, filtro de ar, válvula ou no turbocompressor.
Quando o veículo apresenta fumaça azulada, isso sugere que há uma queima excessiva de óleo lubrificante e requer uma avaliação do motor, podendo apresentar desgaste nas camisas, pistões e/ou seus anéis.
5) Falta de estabilidade
A suspensão, direção, conjunto de rodas e pneus também são componentes que apresentam falhas muito recorrentes entre ônibus, caminhões e picapes, o que gera falta de estabilidade no veículo. Nesses casos é importante avaliar todos os componentes do sistema de suspensão e direção e fazer a inspeção atenta de rodas e pneus. O problema pode ter origem nos seguintes itens:
- Calibragem e estado dos pneus;
- Balanceamento das rodas;
- Rolamentos dos cubos;
- Molas da suspensão;
- Amortecedores;
- Terminais de direção;
- Caixa de direção.
É importante fazer o diagnóstico e reparar os componentes desgastados com a maior brevidade possível, pois, além de ser arriscado para a segurança do motorista, ocupantes e demais usuários das vias, pode haver comprometimento e danos a outras peças, o que onerará os reparos e aumentará o tempo de inatividade do veículo.
Para assegurar a eficiência da manutenção e a segurança do cliente é fundamental usar peças de qualidade e boa procedência nos serviços de reparação, usando sempre produtos das marcas Dana –Spicer, Victor Reinz e Albarus – uma ampla e completa linha de produtos para manutenções corretivas e preventivas em caminhões, ônibus e picapes e originais na maioria das fabricantes de veículos Diesel.