Procedimentos para lubrificação dos eixos dianteiros

Práticas de lubrificação apropriadas são importantes para maximizar a vida útil do conjunto do eixo de direção.

Lubrificação

Cada componente tem um procedimento adequado e cada aplicação requer uma periodicidade e rotina específica.

Procedimentos para pinos centrais, mancais de empuxo e terminais de barra de direção

Aplicação padrão para automóveis e veículos comerciais.

Lubrifique por pressão a cada seis meses ou 40 mil quilômetros.

É necessário um ciclo de lubrificação mais frequente para eixos usados em aplicações dentro e fora de estrada, caminhões de coleta de lixo e outras aplicações de serviço pesado.

Use graxa à base de lítio para múltiplas finalidades e carga pesada (grau 2).

Atenção: Não misture com graxa à base de sódio.

Se houver dificuldade para aplicar graxa na bucha superior ou inferior, recomendamos tentar fazer o procedimento com o veículo suspenso no macaco e apoiado sobre suportes de eixo para melhorar o fluxo da graxa e ajudar na eliminação de contaminantes.

Rolamento de roda

Lubrifique os rolamentos de roda com um lubrificante aprovado para eixo de transmissão (banho de óleo) ou graxa para serviço pesado (preenchimento com graxa, dependendo do tipo de sistema de lubrificação do eixo.

Identifique o tipo de sistema de lubrificação do veículo antes de fazer a manutenção dos rolamentos de roda. Uma lubrificação inadequada pode causar a redução da vida útil da vedação e danos nos rolamentos e eixos motores.

Banho de óleo

Lubrifique o conjunto do terminal de roda com um lubrificante para eixo de transmissão que atenda às especificações MIL-L-2105D. Pode ser usado tanto o lubrificante mineral 80W90 quanto o sintético 75W90.

Verifique o nível de lubrificante a cada intervalo de aplicação de graxa. Mantenha o nível de lubrificante na linha central do eixo ou na linha de enchimento do cubo de roda.

Sempre verifique o nível de lubrificante sobre piso plano.

Preenchimento com graxa

Limpe corretamente os rolamentos, eixo motor, tampa do cubo de roda e cavidade do cubo.

As peças podem ser lavadas em solvente comercial adequado.

Verifique se as peças estão livres de umidade e outros contaminantes.

Consulte as recomendações da montadora e/ou fabricante do retentor da roda quando estiver usando graxa.

Preencha o cubo da roda com graxa até o diâmetro interno dos copos de rolamento.

Preencha a tampa do cubo.

Lubrifique os cones dos rolamentos forçando a graxa entre os rolos, cones e gaiola.

Atenção: Nunca misture terminais de roda lubrificados em banho de óleo com os preenchidos com graxa.

Estas e outras informações estão disponíveis na Biblioteca existente no site Spicer.

Clique na imagem abaixo e baixe o Manual de Lubrificação de Eixos Dianteiros Spicer e conheça outras publicações técnicas para auxiliar nos serviços de reparação e manutenção automotiva.

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