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Home / Mercados / Aftermarket / Dana Informa / Procedimentos para a Lubrificação de cruzetas Spicer SPL 250-1X
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Procedimentos para a Lubrificação de cruzetas Spicer SPL 250-1X

9 abril, 2021

Direto das Dicas Técnicas do portal Spicer, explicamos os procedimentos para a correta lubrificação da cruzeta que é aplicada em diversos ônibus e caminhões Volkswagen, Iveco, Mercedes-Benz e Volvo. Acompanhe e compartilhe.

Este componente Spicer é utilizado em diversas versões dos modelos Iveco Daily e Eurocargo/Eurotech 450E, nos MBB série 16, 19, 24, 26, 27, Atego, Atron e Axor, nos VW Constellation e nos Volvo Séries FH, FM, NH e VM.

Antes de começar, observe os alguns lembretes importantes:

  • Verifique qual a frequência de lubrificação de acordo com o uso do veículo;
  • Use a graxa certa;
  • A limpeza é “fundamental”;
  • Engraxar;
  • Resolver problemas.

Ferramentas

Engraxadeira, martelo de poliuretano, chave fixa (“boca”) 13 e torquímetro.

Caso o cardan fique imerso em água ou lama (ao enfrentar enchentes, atravessar riachos, trabalhar em arrozais, entre outras situações parecidas), refaça a lubrificação.

Cuidados

A maior causa de problemas em cruzetas e juntas deslizantes é a aplicação de graxas erradas. A graxa precisa unir três propriedades:

1 – Ser à base de sabão de lítio.

2 – Conter aditivos para extrema pressão (EP).

3 – Ter o grau de consistência NLGI 2.

Não tente economizar usando outro tipo de graxa. O prejuízo com o cardan será bem maior.

Limpeza

Antes de iniciar a lubrificação, é preciso:

1 – Limpar e avaliar o estado de conservação das graxeiras de cada cruzeta.

2 – Conferir se a engraxadeira não tem restos de graxa velha ou de outro tipo de graxa.

3 – Em sistemas pneumáticos, verificar se o ar não está contaminado com água ou óleo.

Com tudo em ordem, lubrificar uma cruzeta Spicer SPL250-1XS é muito fácil.

Mas um cuidado é fundamental: aplique a graxa nova até que a graxa velha saia completamente das quatro capas da cruzeta. Veja no vídeo o passo a passo detalhado.

Depois, siga aplicando mais um pouco, até que a graxa nova saia de forma contínua das capas, sem falhas ou bolhas de ar.

Se der tudo certo, limpe a cruzeta e o serviço estará pronto.

Algum problema?

Se alguma capa da cruzeta não purgar a graxa velha, é preciso resolver o problema:

Experimente mover o cardan de um lado para o outro, acionando a engraxadeira, como na ilustração.

Se for o eixo do garfo que não purga, bata com um martelo de borracha na lateral do garfo para aliviar a pressão de fixação da lingueta e tente lubrificar.

Gire o cardan 180 graus e repita o procedimento no lado oposto.

Se ainda assim não ocorrer a purga em alguma das capas da cruzeta, solte os parafusos e retire a lingueta da lateral do garfo do cardan e faça a lubrificação até obter a purga nas quatro capas, conforme imagem ao lado. Nessa operação as braçadeiras, parafusos e linguetas devem sempre ser substituídos.

Veja se os canais internos de lubrificação da peça não estão entupidos.

Remonte a cruzeta e, com um torquímetro, aperte as abas com um torque de 40 Nm.

Refaça o procedimento de lubrificação. Se mesmo assim a capa não purgar, é necessário trocar a cruzeta. Gire o cardan 180 graus e repita o procedimento no lado oposto.

Esta e outras Dicas Técnicas sobre lubrificação e instalação de cruzetas estão disponíveis na página Spicer na internet, na seção Recursos/Dicas Técnicas. Visite e confira.

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