A manutenção do cubo de roda feita com atenção e cuidado, pode não só eliminar gastos desnecessários, mas também assegurar a segurança no trânsito e evitar acidentes.
O cubo de roda, suporte do disco ou do tambor de freio onde são fixados os parafusos ou porcas da roda tem como objetivo fazer com que a junta homocinética transmita o torque para as rodas do veículo e o coloque em movimento.
Este é um componente fundamental para a segurança no trânsito e, embora seja um componente com longa vida útil, uma série de problemas podem danificar o cubo de roda, tais como pancadas, quedas em buracos ou desníveis na pista e infiltração de água por tráfego em regiões alagadas.
O veículo avisa
Para a sua sorte, o veículo apresenta sintomas que podem indicar problemas neste componente e, os técnicos Dana, com base nas experiências relatadas em visitas a clientes da marca Albarus, tradicional e reconhecida fabricante de cubos de roda, compilou alguns destes indicativos de problemas. Acompanhe.
Quando a peça estiver danificada ou começar a mostrar sinais de desgaste prematuro, ela geralmente exibirá alguns sinais de alerta ou sintomas que podem ser facilmente reconhecidos pela maioria dos profissionais da reparação automotiva e alertarem para uma montagem de cubo de roda ruim ou com defeito.
Som estridente vindo do área do pneu/roda
Normalmente, quando um conjunto de cubo de roda fica ruim, é na verdade o rolamento da roda dentro do conjunto único que está danificado. Esta parte emitirá um som estridente, semelhante a um som de atrito metal-metal. Esse som é causado pela falta de lubrificação dentro do rolamento, um rolamento desalinhado ou um que tenha rachado devido ao impacto com outro objeto.
É muito difícil determinar pelo som qual rolamento de roda está danificado, pois o som pode ser muito enganador. No entanto, se o conjunto do cubo da roda lateral estiver quebrado, ambos os lados no mesmo eixo precisam ser substituídos ao mesmo tempo.
Volante vibra ou parece que está com folga
Outra indicação de um conjunto de cubo de roda danificado é quando o volante vibra em velocidades mais baixas e vai piorando conforme o carro acelera. Um cubo de roda danificado também pode fazer com que o volante fique solto quando você está dirigindo pela estrada, principalmente ao fazer curvas, parece que ele está com folga.
Em geral, a razão para isso é um rolamento de roda desgastado dentro do conjunto do cubo.
Pneu/roda tem muito jogo quando o veículo está suspenso
Na maioria das vezes, esse sintoma será notado por um profissional ao girar as rodas durante o serviço de manutenção de freios, rodizio de pneus ou mesmo numa troca de óleo em que o veículo está suspenso.
Quando o veículo estiver em um elevador ou apoiado em um macaco e, ainda com a roda bem presa ao cubo de roda, e o conjunto pneu/roda balançar para os lados ou para cima e para baixo quando puxado, Isso é a indicação de um cubo de roda quebrado e deve ser substituído imediatamente. Mais uma vez, os conjuntos de cubos de roda quebrados devem ser substituídos em pares no mesmo eixo.
Rodas emitem um som crescente de clic-clic ao girar
Finalmente, se você ouvir um som de clic que aumenta de velocidade à medida que o veículo acelera, isso também pode ser um problema no conjunto do cubo da roda. Neste caso, a pinça de freio irá se mover para cima e para baixo e atingir o topo das rodas enquanto o veículo dirige pela rua. Isso ocorre porque o rolamento do conjunto do cubo da roda está quebrado.
Cuidados na manutenção
Atenção: O excesso de torque no aperto da porca de fixação do cubo ao eixo pode causar superaquecimento dos rolamentos, o que fará o conjunto travar ou soltar a roda. Isso provocará não só a perda do controle do veículo, mas também gerar um grave acidente.
Use sempre peça de qualidade na substituição (Albarus, é claro…)
Apertar incorretamente os parafusos que fixam a roda no cubo também pode causar empenamento ou desprendimento da roda e ocasionar acidentes.
Para a correta fixação da roda ao cubo é necessário aplicar o torque recomendado pela montadora do veículo e de forma cruzada, evitando empenamento do conjunto. O excesso no aperto das porcas ou parafusos ou aplicação incorreta do torque pode levar a quebra da fixação ou ainda provocar trepidação na direção ou durante a frenagem.
Cuidado na aquisição do Cubo de Roda correto para a o veículo em manutenção.
Consulte os catálogos Albarus, disponíveis no site da marca (www.albarus.com.br) ou no aplicativo Catálogo Albarus, já à disposição para download no Google Play ou App Store.