Diversas cidades adotam junho como o “Mês da Conscientização da Manutenção Preventiva”. Mas independente de seu munícipio estar engajado nessa campanha, você já pode iniciar suas comunicações dirigidas aos clientes reforçando a importância de cuidar do veículo antes que quebre. Planeje e dispare seus convites, coloque faixas e banners em seu estabelecimento. Não deixe para a última hora.
Com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a importância da manutenção preventiva, que garante um trânsito mais seguro, algumas cidades brasileiras adotaram junho como o “Mês da Conscientização pela Manutenção Preventiva de Automóveis”.
Em algumas cidades paulistas, como na capital São Paulo, Sorocaba e Bragança Paulista, a data já faz parte do calendário oficial, além da capital capixaba, Vitória, todo o estado do Paraná e em Roraima, na capital Boa Vista.
Esse tipo de evento existe em diversos países, uma vez que a falta de manutenção é um problema recorrente em qualquer local onde existam veículos circulando. Nos EUA, o movimento é realizado anualmente no mês de abril, por meio do “National Car Care Month” (NCCM), onde são realizadas inspeções veiculares gratuitas para checagem de itens de segurança.
No Brasil, segundo dados do Sindipeças, existe uma frota em circulação com idade média acima dos 10 anos em circulação, com quase um terço ultrapassando essa faixa e ficando entre os 11 anos e 15 anos de fabricação.
Com isso, temos cerca de 45 milhões de veículos leves e pesados em circulação, boa parte deles rodando com pelo menos três serviços de reparação não realizados, o que pode gerar danos em outros componentes e maior risco de ocorrência de acidentes.
Isso equivale dizer que existem veículos de todos os tamanhos, pesos e tipos de utilização necessitando de reparos e serviços de manutenção inadiáveis e que poderiam ser resolvidos com o simples hábito de realizar a manutenção preventiva periodicamente.
Com a proximidade do mês de junho, ainda dá tempo de sua empresa se engajar nessa campanha e comunicar a seus clientes que você e sua equipe estão à disposição para deixar o veículo mais seguro e pronto para as viagens de lazer, serviço ou nos deslocamentos da família.
A primeira providência é planejar. Veja algumas sugestões para criar uma campanha de Manutenção Preventiva em sua empresa.
Comunique: Prepare um material específico para a campanha. Invista na criação de um folder com os serviços oferecidos e inclua um check-list com inspeções gratuitas que serão feitas no veículo do cliente.
Em cada serviço, inclua um texto ressaltando a importância de investir na manutenção do carro sempre para evitar riscos, principalmente para quem tem família.
Deixe bem claro que nada será cobrado até que ele autorize a realização dos serviços.
Esse check-list permitirá graduar a urgência de cada substituição, apontando o que deve ser feito imediatamente, o que pode aguardar mais um tempo e aquilo que só será necessário trocar num prazo mais longo.
Isso permitirá que sua equipe retome o contato com o cliente quando estiver próximo do prazo sugerido para a próxima manutenção preventiva.
Se puder imprimir o material para entregar aos clientes, melhor. Mas é interessante enviar a mensagem em formato eletrônico para os seus contatos por e-mail e WhatsApp – desde que eles autorizem o envio de mensagens, é claro.
Prepare sua equipe – Invista em um atendimento de qualidade já no primeiro contato. Antes de pensar em ter como realizar a campanha em sua oficina mecânica, é importante garantir a melhor recepção possível.
Seja sempre claro e transparente nas informações que você repassar, sem deixar de lado a simpatia e a agilidade. Treine sua equipe para garantir um atendimento de qualidade sempre.
Crie pacotes de serviços de vários tipos – do básico ao premium – Você pode criar pacotes básicos de manutenção preventiva e outros mais completos, incluindo serviços extra como lavagem, polimento de faróis e personalização. Dependendo do pacote, você pode incluir eventuais consertos e serviços adicionais e outras reparações para situações imprevistas.
Assim, você fideliza o cliente, garante uma receita mensal e ainda ajuda os clientes a terem sempre seus carros bem cuidados.
Crie parceria com lojas de outros segmentos – Parcerias com outros estabelecimentos podem ajudar a atrair clientes em uma relação ganha-ganha. Você pode oferecer descontos a clientes dessas empresas, que em contrapartida fariam o mesmo para que os dois estabelecimentos aumentem suas bases de consumidores.
Programas de indicação – Oferecer descontos a clientes que indicarem sua oficina para amigos e familiares também é uma forma de atrair mais proprietários de veículos. Esta é uma das ideias de promoção para oficina mecânica mais simples, mas sempre funciona.
Cliente que trouxer o carro para uma Manutenção Preventiva e indicar para outros clientes recebem mimos e agrados, que pode ser uma simples troca do e limpeza do sistema de arrefecimento, ou voucher para uso em suas próximas manutenções em sua oficina.
E então? Vamos ser proativos e aproveitar o mês de junho, ou prefere ficar esperando o cliente entrar na sua oficina por um evento do acaso?
Com certeza a concorrência já está se preparando e colocando as faixas e banners na fachada da empresa. Ainda há tempo para abocanhar uma fatia dos serviços por fazer que estão rodando por aí.
E não se esqueça de garantir seu estoque de peças Spicer, Victor Reinz e Albarus. Afinal, esse cliente ou futuro cliente confia em você e nos serviços da sua empresa e merece o melhor.