Será que as juntas líquidas Reinzoil e Reinzoplast suportam a temperatura de trabalho dos motores da linha pesada? Podemos usar a junta líquida em cabeçotes de caminhonetes, ônibus e caminhões? Tire suas dúvidas sobre o uso dos selantes Victor Reinz em aplicações da linha Diesel.
Vamos direto ao assunto. Sim, é possível usar juntas de silicone em motores diesel, desde os produtos utilizados tenham as propriedades adequadas para suportar as exigências de temperatura, pressão e resistência química que os motores diesel exigem, como os selantes Reinzoil e Reinzoplast.
O silicone automotivo é um composto desenvolvido especialmente para o uso nos variados tipos de veículos. Ele possui uma série de aplicações possíveis dentro da indústria automotiva devido às suas características que garantem uma boa resistência durante o uso, como flexibilidade e durabilidade.
Silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.
Além disso, o silicone automotivo é utilizado na indústria automotiva por suas propriedades de resistência ao calor e ao tempo, o que o torna uma ótima opção para utilização em várias aplicações na indústria automotiva, como vedação e lubrificação.
Os selantes Victor Reinz, por exemplo, são adequados para aplicação em motores diesel, gasolina, álcool e até ao biodiesel, e são oferecidos em duas opções: Reinzosil e Reinzoplast.
O Reinzosil é o único selante universal que resiste a mais de 320ºC , durável, flexível e versátil. Fabricado na Alemanha, o Reinzosil é uma junta líquida para aplicações em espaço de vedação maiores que 0,15 mm.
Com um único tubo o aplicador resolve tudo, como a vedação em superfícies planas bidimensionais e em componentes vedados como diferenciais, coletores de admissão e tampas de válvula. Permanentemente elástico, oferece excelente resistência a fluidos e temperaturas extremas.
A segunda opção é o Reinzoplast, um selante que não endurece e é projetado para uso em superfícies de contato usinadas, como tampas de cames e carcaças de caixas de engrenagens, sem correr o risco de rachar como outros selantes.
Assim como o Reinzosil, também atende uma ampla gama de aplicações e suporta temperaturas extremas, que podem variar entre 50 °C negativos e 300 °C positivos.
O Reinzoplast é selante de poliuretano e isento de solventes, permanentemente flexível, não curado, de alta viscosidade, para aplicações altamente sujeitas a tensões, indicado para vedar juntas sem folga de vedação (lacunas menores ou iguais a 0,15 mm) como o caso de juntas impactadas com vibrações. Este selante tem validade de 36 meses e também evita a corrosão das superfícies de vedação.
Ambas as soluções de vedação Victor Reinz são altamente recomendas para utilização em motores dieses – bem como em motores alimentados por outros combustíveis.
Independente do tipo de motor é importante ter alguns cuidados:
- Aplique o selante em filetes contínuos e de espessura semelhante com muito cuidado. Para isso Reinzosil e Reinzoplast já vem com bico dosador que permite a aplicação de uma quantidade correta e constante. Nem muito, nem pouco. Apenas o necessário e na quantidade e forma adequada.
- Não aplique silicone na entrada e saída de óleo lubrificante, pois isso pode impedir a entrada de óleo ou impedir que o óleo vá para o cárter.
- Não utilize qualquer tipo de produto químico, como cola, silicone ou veda juntas para fixar as juntas sobre a superfície. A junta mecânica, assim como o selante, já executa a função de vedação.
- Não esqueça de observar o tempo de cura do selante. Dependendo da temperatura e umidade, uma película se desenvolve após 5 a 12 minutos. O tempo total de cura depende, principalmente, da umidade relativa do ar e da temperatura ambiente, bem como da espessura da camada aplicada.
Agora que já não existe dúvida se pode ser utilizada a junta de silicone em motores diesel, responda: qual a melhor solução em vedação química para o reparador automotivo?
Reinzosil e Reinzoplast é claro!