A coroa e o pinhão da transmissão têm a função de regular a velocidade de rotações transmitidas do motor para o eixo diferencial do veículo ou equipamento. Mas é se for necessário substituir um ou outro componente: podemos trocar somente a coroa e manter o mesmo pinhão? E se for o caso contrário. Pode? Vamos descobrir juntos!
A coroa e o pinhão são responsáveis pela transmissão de força no eixo diferencial. A coroa é uma engrenagem em formato de anel, enquanto o pinhão é uma engrenagem em formato cônico que se encaixa com a coroa.
O pinhão recebe as rotações, passando para a coroa. Essa transmissão acontece porque o pinhão e a coroa possuem dentes, que permitem ambas a realizar a rotação ao mesmo tempo.
Fundamentais para manter o carro, caminhão ou ônibus durante as longas viagens pelo trecho, a coroa e o pinhão são responsáveis pelo controle da velocidade do veículo, permitindo o aumento do torque vindo do motor para as rodas. Basicamente, essas duas engrenagens estão conectadas ao eixo cardan e ao sistema diferencial.
A coroa pode transmitir mais ou menos rotações que as recebidas pelo pinhão. Esse processo é definido de acordo com o tamanho da coroa. No caso de coroa e pinhão para transmissão, os diversos tamanhos regulam os giros transmitidos na saída da coroa.
Essas duas peças trabalham de forma concomitante e o seu funcionamento está diretamente relacionado à quantidade de dentes de cada uma.
Entretanto, assim como todo componente de uma máquina sofre desgaste, a coroa e o pinhão também podem apresentar problemas e sofrer danos, como perda de material, trincas, fraturas e até quebra total.
A lubrificação de todos os componentes do conjunto do diferencial, incluindo pinhão e coroa, evita o desgaste por atrito, protege o metal de oxidação e corrosão, e dissipa o calor excessivo.
A falta de lubrificação, o nível baixo do óleo, o uso de óleo vencido ou não apropriado, e vazamentos do vedador do pinhão ou dos cubos de roda podem causar sérios danos a todo o conjunto do diferencial, e o custo para repará-lo não é nada baixo.
Por uma questão de ajuste correto e perfeito encaixe entre os dentes, é recomendável que a substituição, quando necessária, seja feita sempre do conjunto, evitando que um pinhão novo trabalhe com uma coroa já em uso e vice-versa.
O encaixe incorreto entre os dentes da coroa com os do pinhão ou a folga desses dentes podem ocasionar trincas prematuras e provocar ruídos durante a direção. Por isso, é necessário fazer esse ajuste levando em consideração o posicionamento dos dentes do pinhão em relação aos dentes da coroa, mantendo o contato centralizado entre eles para permitir uma distribuição equilibrada da carga.
Esse ajuste é muito importante, porque dele vai depender o funcionamento silencioso e a durabilidade do diferencial.
Se tiver dúvidas em como fazer esse ajuste de profundidade do pinhão para o perfeito contato com os dentes da coroa, clique na imagem abaixo e assista o vídeo disponível sobre o assunto no portal Spicer.
É importante também sempre conferir a lubrificação do eixo diferencial e observar se não existem sintomas de desgaste nos componentes, tais como:
- Ruído excessivo – Pode ser que um dos componentes do diferencial esteja com uma folga fora do recomendado. Atenção principalmente se os ruídos aumentaram durante a aceleração, desaceleração ou em curvas.
- Vibração incomum – Vibração excessiva pode ser um sintoma de problemas no diferencial ou nas rodas do veículo. De qualquer forma, não é um bom indicativo.
- Vazamentos – A falta de lubrificação adequada pode ocasionar sérios danos ao diferencial.
- Superaquecimento do diferencial – As causas podem ser variadas, como a falta de lubrificação, uso de óleo inadequado, desgastes internos ou excesso de carga.
Para melhorar a vida útil de todo o sistema, é necessário ficar atento aos períodos de troca do óleo do diferencial, utilizar o lubrificante Spicer compatível com a recomendação do veículo, realizar a manutenção preventiva, dirigir com segurança, não ultrapassar o limite de carga e, se for realizar uma substituição, utilizar sempre peças originais
Quando precisar trocar os componentes do diferencial, invista em peças com qualidade garantida que permitirão rodar com o veículo por muito mais tempo e com mais segurança e economia.
Para assegurar a qualidade e originalidade nos serviços de reparação, a Albarus e a Spicer, marcas Dana de muita tradição no mercado de reposição, possuem toda a linha de itens para sistema de transmissão, incluindo conjuntos de coroa e pinhão, que asseguram o perfeito dimensionamento de usinagem, acabamento e controle de qualidade para encaixe dos dentes de ambas as peças, além de uma completa linha de aplicações.