Saiba o que causa a queima de uma junta de motor e como identificar um problema no componente de vedação. Continuar usando o veículo com a junta de cabeçote danificada pode comprometer outros componentes e a perder definitivamente o motor. Veja a importância de trocar a junta e as vantagens de usar Victor Reinz na reparação do cabeçote.
A junta do cabeçote é o revestimento que une o bloco do motor com o próprio cabeçote, a peça que garante uma vedação completa entre as duas partes e evita o escape de líquidos e combustão.
Ela é responsável por manter a estanqueidade do motor, assegurando que a água ou o óleo não vazem e continuem lubrificando um dos principais conjuntos do veículo. Se a junta do cabeçote estiver queimada isso pode representar grandes problemas em um curto espaço de tempo.
Mas o que acontece quando a junta do cabeçote está queimada e quais os sintomas de que existem problemas de vedação entre o cabeçote e o bloco do motor?
O inimigo número um da junta de cabeçote é o superaquecimento do motor, que pode acontecer por diferentes motivos. Nestas situações, a junta do cabeçote sofre com a alta temperatura e acaba queimando, ocasionando alguns sintomas como:
- Indicação de alta temperatura no painel.
- Fumaça excessiva nos canos de escape.
- Redução rápida da água do radiador.
- Velas de ignição úmidas.
- Falhas no motor.
Embora o veículo apresente os sintomas, apenas observando não é possível avaliar a real situação da junta do cabeçote. A melhor forma de confirmar a integridade e o bom funcionamento da junta é realizar o teste de vazamento de compressão.
Utilizando um aparelho chamado “Testador de vazamento de compressão” será possível injetar ar comprimido e a ferramenta indicará se há vazamentos no motor, apontando o mau funcionamento da junta ou trincas no bloco.
Após concluir o teste e constatar que o defeito está na integridade da junta de cabeçote, existem três opções para realização do reparo, que deverá ser adotada dependendo das condições e danos gerados no motor, conforme a seguir:
- Retífica do bloco do motor.
- Retífica do cabeçote.
- Troca da junta.
- Ou todas as ações juntas (em casos críticos).
Em nenhuma hipótese deve-se continuar rodando com o veículo com a junta do cabeçote queimada. A não ser que seja um caso de emergência, como uma situação que traga risco para o bem-estar do motorista ou passageiros, jamais deve-se andar com a junta do cabeçote queimada.
A sobrecarga irá agravar o defeito e comprometer outros componentes do motor, podendo afetar seriamente válvulas, virabrequim, o próprio cabeçote e até causar o travamento do motor.
Rodar com veículo só acentuará o problema e existe grande risco de tornar o reparo da junta ou do motor praticamente impossível. Se o problema for detectado rapidamente, provavelmente, apenas a substituição da junta de cabeçote será o suficiente para resolver o problema, evitando a necessidade de serviços de retífica e despesas muito maiores para o cliente.
Em geral, a substituição da junta de cabeçote é um serviço rápido, com a montagem do bloco e a colocação da nova junta – seguidos de testes para saber se não ficou nenhum vazamento.
O melhor caminho é sempre optar por manutenções preventivas ou preditivas e ficar atento aos sinais de defeito. Garantir o bom funcionamento da junta do cabeçote é trazer maior tranquilidade, bem como, evitar custos além do necessário.
Pode contar com a Dana, pode contar com Victor Reinz!
As juntas são um componente crítico para o bom funcionamento do motor e poder contar com um produto de qualidade diferenciada, durável e que não comprometa a eficiência e performance do coração do veículo faz toda a diferença.
A boa notícia é que você pode contar com um produto de primeiríssima linha para substituição das juntas de motor com a ampliação da oferta de produtos Victor Reinz no Brasil.
As juntas de motor Victor Reinz oferecem diversas vantagens tais como:
- Alta confiabilidade.
- Maior durabilidade.
- Vida útil extendida.
- Desenvolvidas com materiais de alta qualidade.
- Melhor performance com menos emissões e mais eficiência.
- Produtos aprovados em laboratórios de testes.
Desenvolvidas nos Centros Tecnológicos Dana situados na Alemanha, os engenheiros projetam e especificam as juntas que equipam os motores mais potentes, eficientes e respeitáveis do mundo.
Antes de chegar aos veículos, os produtos Victor Reinz passam por testes em condições severas e longas, atestando sua confiabilidade e tecnologia de ponta alemã, equipando veículos das mais exigentes e prestigiadas montadoras.
Essa qualidade e segurança pode ser atestada pela escolha da Dana no fornecimento das juntas de cabeçote em aço multi-camadas (MLS) Victor Reinz® para o motor do Bugatti Veyron 16.4, um dos veículos mais rápidos já produzidos em todo o mundo.
Desde de 2007, a junta de cabeçote Victor Reinz MLS de três camadas produzida com a tecnologia WaveStopper™, patenteada pela Dana, garante a vedação do motor W16 8.0 do superesportivo mesmo em condições extremas de temperatura e pressão.
Quer saber mais sobre os produtos Victor Reinz ou tem dúvidas entre em contato pelos nossos Canais de Atendimento. Ligue gratuitamente para o nosso SAC no 0800-727-7012, Whatsapp +55-51-99839-1377 ou acesse o site www.victorreinz.com.br .