Depois do abastecimento de combustível, a manutenção dos veículos de transporte é a despesa mais significante para frotistas e motoristas. Saiba quais são os principais custos na utilização dos caminhões e como planejar as revisões para evitar rombos no orçamento.
A manutenção de caminhões exige gastos mensais, não só para garantir a conservação do veículo, mas também para assegurar um melhor rendimento do veículo, sua disponibilidade e segurança.
Cuidar bem do veículo influi diretamente nos lucros do seu trabalho e ajuda a gerir os custos e administrar a rentabilidade de cada serviço. As principais despesas relacionadas à manutenção de caminhões são:
Combustível: Segundo frotistas e proprietários de veículos de carga está é a maior das despesas que o caminheiro tem para desempenhar seu serviço. Esse item representa, em média, 65% dos custos mensais de manutenção de caminhões.
O problema é que nesse item não há muitas formas de economizar. Comprar combustível em postos de serviço com preços muito abaixo do mercado pode gerar mais problemas. Afinal, o risco de estar colocando algo adulterado no tanque do veículo é muito maior. Para diminuir esse custo o ideal é manter hábitos de direção que não consumam tanto combustível, e manter a manutenção do veículo (olha ela aí…) em dia.
Revisões: Outra despesa mensal é a revisão do veículo. Muitos caminheiros rodam longos períodos e trajetos sem fazer revisão e acabam tendo problemas ao longo da viagem. Esse é o tipo de economia que sai caro, principalmente pelos riscos de uma pane inesperada, que gerará a conta do socorro e do concerto e a perda de renda nos dias que o profissional ficar parado.
Essa é uma despesa mensal indispensável e inadiável. A quantia gasta fazendo ao menos uma revisão por mês será bem menor do que não fazer e ficar sujeito a ter problemas bem maiores na estrada.
Os custos de manutenção incluem quaisquer gastos de peças ou mão de obra aplicada aos caminhões. Neles estão inclusos os serviços preventivos e corretivos, inclusive em equipamentos instalados no caminhão. Normalmente, eles precisam ser registrados separadamente e somados para chegar ao custo total de manutenção.
Para economizar, é bom planejar um cronograma para inspecionar o veículo regular e constantemente. É mais barato prevenir com manutenção do que pagar um conserto por falha ou quebra do caminhão.
Lubrificantes e óleos: Um caminhão roda muito mais do que outros veículos, afinal, ele é utilizado na maioria das vezes, como ferramenta de trabalho. Essa característica de utilização leva a reposição e troca de óleos e lubrificantes mais frequente. Quanto mais viagens fizer, menor será o tempo de troca. E acredite, isso faz toda a diferença no desempenho e durabilidade do caminhão. São itens que não podem ser deixados de lados e garantem a segurança do veículo.
Seguro: Tendo em vista o constante crescimento dos índices de criminalidade e acidentes nas estradas, não ter uma cobertura do seguro é sinônimo de dor de cabeça e riscos desnecessários. Outra facilidade está na assistência e resgaste oferecido pelas companhias seguradoras, que asseguram que, se o caminhão quebrar na estrada, por exemplo, você tenha assistência 24 horas, desde que este serviço esteja incluso no contrato.
A grande maioria dos proprietários de caminhão parcelam o pagamento da apólice e, assim, esta é uma despesa que também deve ser colocada nos custos mensais de manutenção.
Pneus: Essa despesa não acontece todos os meses, mas é necessário prever que isso faz parte dos custos de manutenção de caminhões. Assim como o combustível, quanto mais o veículo roda, maior o desgaste dos pneus e, por consequência, maior a despesa.
O ideal é que, mesmo não sendo trocados todos os meses, os pneus façam parte de sua lista de custos mensais de manutenção de caminhões. Desta forma, você provisiona essa despesa, além de ajudar na redução de despesas com combustível e revisões.
Pequenos reparos: Não dá para prever, mas tenha certeza que mensalmente você terá uma série de reparos para fazer. Pode ser um dano na carroceria, uma lâmpada do painel que queimou ou até mesmo um farol que precisa ser trocado.
É importante entender que isso também estará incluído nos custos mensais de manutenção do caminhão. Claro que o valor irá variar conforme o reparo a ser feito, o local onde será realizado, e até mesmo o modelo, ano e marca do caminhão.
O ideal é que, assim como no caso dos pneus, você tenha uma reserva destinada a esses serviços não previstos, mesmo que ela não seja gasta. Assim, caso elas ocorram, você evita que as despesas pesem demais no seu bolso. Se você não usar, este valor fica guardado para gastos futuros.
Dica especial – Use somente peças de qualidade e procedência assegurada. Lembre-se disso quando houver necessidade de substituir um item nas revisões programadas ou corretivas. Usar uma peça de procedência duvidosa ou baixa qualidade influirá diretamente no desempenho e durabilidade do veículo e na rentabilidade do seu serviço.
Usar e exigir os componentes Spicer e Albarus nos serviços de manutenção do caminhão também é uma forma de economizar e tornar a sua viagem mais segura.