Acidentes, prejuízo e, na melhor das hipóteses, veículo parado. Conheça os perigos que a quebra de um mancal central pode ocasionar.
Quantas vezes você deparou com um caminhão ou ônibus parado no acostamento e observou o caminhoneiro ou motorista do ônibus olhando desolado para o eixo caído e pendurado debaixo do veículo?
Com certeza o problema foi a quebra de algum componente do eixo cardan, com alta probabilidade de ter ocorrido algum dano mais sério causado pela falha no mancal central.
A função do mancal é servir de apoio para eixos girantes, dar apoio e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante.
Por conta disso, essa peça está sujeita às forças de atrito devido à rotação do eixo. Assim, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal.
Como qualquer peça de uma máquina, é normal que o mancal e qualquer outra peça do veículo quebre conforme o tempo de uso.
No entanto, se isso ocorre de forma prematura, normalmente, as principais causas são:
- Falta de lubrificação
- Excesso de peso
- Desalinhamentos
- Impactos
O mancal central está instalado sob o chassis e tem a função de suportar e manter a posição correta do eixo cardan. Ele é um componente fundamental no sistema de transmissão de força e atua como um suporte em metal-borracha formado por cavalete, coxim e rolamento
Ele é o componente que fornece suporte essencial para o eixo motor de um veículo, que conecta a transmissão ao diferencial traseiro para que as rodas traseiras possam girar.
Um eixo de transmissão mais longo pode sobrecarregar os componentes do eixo de transmissão; o mancal central fornece certa flexibilidade ao eixo de transmissão, aliviando parte dessa tensão e permitindo que o eixo de transmissão gire facilmente.
O rolamento que existe no mancal central permite que o eixo gire como deveria, mesmo que não esteja perfeitamente reto. Além disso, absorve vibrações associadas à condução em estradas irregulares ou em trilhas.
Quando um rolamento central fica desgastado devido ao uso constante ou está danificado, existem três sintomas comuns que podem alertar o operador sobre o problema.
Vibração ou trepidação que ocorre ao acelerar o veículo após uma parada completa. Nesse caso, o rolamento com defeito não fornece mais suporte adequado ao eixo de transmissão, de modo que o eixo começa a flexionar incorretamente. Esse funcionamento irregular exerce pressão sobre os componentes do sistema de transmissão, tornando o veículo menos responsivo nas curvas.
Outro indicador envolve uma sensação de desempenho diminuído ou de resistência ao dirigir – às vezes descrita como uma sensação de restrição ou perda de potência.
Por fim, um possível problema com o mancal central são os ruídos incomuns. Esses ruídos ocorrem durante a aceleração ou desaceleração e podem incluir rangidos, guinchos e barulhos parecidos com um assovio agudo.
Assim que algum desses problemas for detectado, o veículo deverá ser levado para inspeção. Se o problema for ignorado, outros componentes, como o diferencial, o eixo de transmissão ou a transmissão, poderão sofrer sérios danos.
Se o rolamento do mancal falhar completamente, o eixo motor poderá flexionar a ponto de entrar em contato com a parte inferior do veículo, causando danos e transformando uma simples substituição de peça em longos períodos de inatividade e reparos.
Mas não se iluda e faça a substituição por qualquer componente. O mancal central é uma peça de precisão que exige procedimentos de fabricação sofisticados e materiais selecionados.
Uma peça de baixa qualidade resultará apenas em falha prematura e reparos adicionais. E embora, à primeira vista, os produtos de baixo preço possam parecer muito semelhantes aos de qualidade superior, a diferença fica clara mais tarde, ao lidar com um retorno ou com um cliente frustrado.
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