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Os riscos da quebra do mancal central em caminhões e ônibus

24 junho, 2024

Acidentes, prejuízo e, na melhor das hipóteses, veículo parado. Conheça os perigos que a quebra de um mancal central pode ocasionar.

Quantas vezes você deparou com um caminhão ou ônibus parado no acostamento e observou o caminhoneiro ou motorista do ônibus olhando desolado para o eixo caído e pendurado debaixo do veículo?

Com certeza o problema foi a quebra de algum componente do eixo cardan, com alta probabilidade de ter ocorrido algum dano mais sério causado pela falha no mancal central.

A função do mancal é servir de apoio para eixos girantes, dar apoio e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante.

Por conta disso, essa peça está sujeita às forças de atrito devido à rotação do eixo. Assim, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal.

Como qualquer peça de uma máquina, é normal que o mancal e qualquer outra peça do veículo quebre conforme o tempo de uso.

Na foto acima, o eixo cardan quebrou e parte do eixo foi arremessada para o interior da cabine do caminhão que vinha atrás.

No entanto, se isso ocorre de forma prematura, normalmente, as principais causas são:

  • Falta de lubrificação
  • Excesso de peso
  • Desalinhamentos
  • Impactos

O mancal central está instalado sob o chassis e tem a função de suportar e manter a posição correta do eixo cardan. Ele é um componente fundamental no sistema de transmissão de força e atua como um suporte em metal-borracha formado por cavalete, coxim e rolamento

Ele é o componente que fornece suporte essencial para o eixo motor de um veículo, que conecta a transmissão ao diferencial traseiro para que as rodas traseiras possam girar.

Um eixo de transmissão mais longo pode sobrecarregar os componentes do eixo de transmissão; o mancal central fornece certa flexibilidade ao eixo de transmissão, aliviando parte dessa tensão e permitindo que o eixo de transmissão gire facilmente.

O rolamento que existe no mancal central permite que o eixo gire como deveria, mesmo que não esteja perfeitamente reto. Além disso, absorve vibrações associadas à condução em estradas irregulares ou em trilhas.

Na imagem, o cardan não apenas quebrou, como foi torcido pela força do motor.

Quando um rolamento central fica desgastado devido ao uso constante ou está danificado, existem três sintomas comuns que podem alertar o operador sobre o problema.

Vibração ou trepidação que ocorre ao acelerar o veículo após uma parada completa. Nesse caso, o rolamento com defeito não fornece mais suporte adequado ao eixo de transmissão, de modo que o eixo começa a flexionar incorretamente. Esse funcionamento irregular exerce pressão sobre os componentes do sistema de transmissão, tornando o veículo menos responsivo nas curvas.

Outro indicador envolve uma sensação de desempenho diminuído ou de resistência ao dirigir – às vezes descrita como uma sensação de restrição ou perda de potência.

Por fim, um possível problema com o mancal central são os ruídos incomuns. Esses ruídos ocorrem durante a aceleração ou desaceleração e podem incluir rangidos, guinchos e barulhos parecidos com um assovio agudo.

Assim que algum desses problemas for detectado, o veículo deverá ser levado para inspeção. Se o problema for ignorado, outros componentes, como o diferencial, o eixo de transmissão ou a transmissão, poderão sofrer sérios danos.

Se o rolamento do mancal falhar completamente, o eixo motor poderá flexionar a ponto de entrar em contato com a parte inferior do veículo, causando danos e transformando uma simples substituição de peça em longos períodos de inatividade e reparos.

Mas não se iluda e faça a substituição por qualquer componente. O mancal central é uma peça de precisão que exige procedimentos de fabricação sofisticados e materiais selecionados.

Uma peça de baixa qualidade resultará apenas em falha prematura e reparos adicionais. E embora, à primeira vista, os produtos de baixo preço possam parecer muito semelhantes aos de qualidade superior, a diferença fica clara mais tarde, ao lidar com um retorno ou com um cliente frustrado.

Não descuide da qualidade e segurança. Sempre use os Mancais Central Spicer, projetados para desempenho e durabilidade, o que garante anos de serviço confiável.

Toda a linha de Mancal Central Spicer é produzida em suportes feitos de aço de alta qualidade e a dureza correta da borracha para garantir uma condução suave e silenciosa, além, é claro, do design e especificações de projeto que atendam às especificações do fabricante do veículo.

Os Mancais centrais Spicer são projetados com rolamentos premium de reposição, que comprovadamente duram por toda a vida útil de um veículo, além de oferecer a maior cobertura do mercado.

Conheça os cardans Spicer 

Clique na imagem abaixo e baixe o PDF do poster com a vista explodida e veja as diferenças entre um cardan das séries 10 ou SPL.

Conheça od eixos cardan Spicer

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