Se uma junta homocinética falha, raramente falha sozinha. Fatores externos podem danificar uma articulação e comprometer muito mais do que apenas a coifa.
A junta homocinética transmite energia em um ângulo variável e em velocidades de rotação constantes. Em um carro com tração dianteira, a junta permite que o eixo de transmissão e a roda girem a uma taxa constante enquanto a direção e a suspensão se movem.
A junta homocinética, também chamada apenas de junta ou junta CV (sigla em inglês para junta de velocidade constante), tem uma atuação muito importante para o funcionamento do veículo.
A função da junta homocinética é transmitir movimento para as rodas a tração do veículo, determinada pelas marchas, para que o carro tenha maior ou menor força ao se locomover. Em resumo, é a junta que permite que as rodas girem e, recebendo força, façam o veículo andar.
Sem as juntas homocinéticas, não seria possível transmitir a tração às rodas do veículo quando elas estão esterçadas ou quando recebem impacto de irregularidades da pista.
Se uma junta homocinética falha, raramente falha sozinha. Fatores externos como montagens de transmissão e ângulos de suspensão podem danificar uma articulação, indo além apenas de um corte na coifa e perda da lubrificação.
Vamos conhecer os 7 problemas mais frequentes que afetam as juntas homocinéticas.
- Alinhamento do eixo – Se o chassi ou os suportes estiverem desalinhados, a geometria da suspensão e alinhamento das juntas internas e externas será alterada. Os procedimentos de correção da geometria devem ser feitos com precisão de acordo com as especificações corretas. Preste atenção aos veículos com rodas ou suspensão modificadas. Se um caminhão é levantado, ele muda os ângulos operacionais da junta. A maioria das juntas homocinéticas pode permitir 45o de movimento. Ângulos excessivos por períodos prolongados de tempo podem causar desgaste na pista e nas esferas de uma junta homocinética. O mesmo é válido para veículos rebaixados.
- Eixo errado
Às vezes, podem ocorrer problemas com um eixo errado se ele não for solicitado corretamente. Em alguns veículos, a diferença entre o comprimento do eixo da transmissão manual e automática pode ser de alguns milímetros, mas pode fazer com que a junta homocinética tenha as superfícies das esferas, rolamentos e pistas danificadas.
- Alinhamento do veículo
Se uma junta homocinética falhou, observe a condição da suspensão. Componentes danificados podem fazer com que a amplitude de movimento da junta mude. Na cremalheira de alinhamento, certifique-se de verificar o ângulo incluído para ver se um braço de direção ou haste de apoio está comprometido.
- Muita graxa
Você nunca vai querer adicionar muita graxa a uma junta homocinética. A junta homocinética pode ficar quente devido ao atrito interno e ao calor transferido dos freios e do motor. O calor pode fazer com que a graxa e o ar dentro da junta se expandam. A pressão pode fazer com que a coifa seja forçada para fora do corpo da junta.
- Selos
Ao instalar um novo eixo ou eixo cardã, um erro cometido pelos técnicos é não tratar as vedações da transmissão, diferencial ou caixa de transferência. A maioria das vedações é montada em um eixo e normalmente tem uma borda e uma mola que prendem a borda ao eixo. Quando um selo é instalado, leve o seu tempo instalando o eixo. As estrias podem danificar a vedação e causar vazamentos.
A área do eixo onde a vedação e os rolamentos fazem contato é a mais importante. Deve estar isento de ferrugem e imperfeições. Use apenas lixa de alta qualidade para limpar o semi-eixo entre o flange e a área desgastada.
Se a superfície estiver ranhurada ou danificada, o eixo pode ser reparado com uma luva em algumas aplicações. Caso contrário, o eixo deve ser substituído. Certifique-se de que a vedação esteja instalada na posição correta.
- Substituindo apenas a coifa
Você pode pensar que diagnosticou problemas em uma junta homocinética antes de toda a graxa vazar, mas o dano já pode ter ocorrido. Os alojamentos das juntas homocinéticas são normalmente forjados em ferro e, depois que a junta é usinada, o tratamento térmico por indução é usado para endurecer as superfícies de desgaste. O desgaste em uma junta homocinética geralmente ocorre na gaiola, engrenagem e copo. Este desgaste é normalmente causado por uma perda de lubrificação devido a uma falha da coifa ou detritos na junta. Uma vez que as superfícies tratadas termicamente são danificadas, geralmente não podem ser restauradas.
- Clicar ou estalar
Se um cliente relatar um clique ou estalo depois que um eixo ou rolamento de roda foi substituído, isso pode estar vindo da área do ombro do eixo onde encontra a pista interna do rolamento. A solução é aplicar uma leve camada de lubrificante no ombro do eixo da junta homocinética. A outra causa para o ruído pode ser a falha nos procedimentos corretos ao apertar a porca do eixo.
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