Sem computador, internet, celular e demais ferramentas que permitem a comunicação on-line com clientes, fornecedores, fabricantes, colaboradores e demais agentes do mercado sua empresa continuaria operando ? Nem tudo são flores neste mundo digital…
Com o avanço da tecnologia de comunicação remota, o modo como as pessoas se relacionam mudou. Hoje é possível fazer inúmeras atividades sem sair de casa, resolver questões com apenas um clique, se relacionar com pessoas distantes, estudar, informar e muitas outras finalidades.
E todas estas possibilidades estão na palma da mão ou nas pontas dos dedos, onde um clique nos aproxima de clientes, fornecedores, colaboradores. fabricantes e qualquer outro serviço ou pessoa que esteja próximo a um computador ou smartphone.
Como seria sua rotina de trabalho na oficina sem as ferramentas de comunicação on-line? Não se questionam mais os benefícios.
Mais que uma facilidade, a tecnologia é uma necessidade para o trabalho nas empresas de reparação automotiva, principalmente porque ela proporciona grandes ganhos relacionados à redução de custos, produtividade e eficiência para suas respectivas rotinas.
São novas dinâmicas do trabalho e gestão dos negócios de prestação de servicos:
Seu estoque é $ do seu negócio
A tecnologia pode lhe ajudar a olhar de forma mais detalhada para o comportamento do seu estoque. Saber quais são os itens de alto, médio e baixo giro é vital para entender o comportamento deste recurso que tem custo e precisa ser otimizado. E esse recurso pode fazer falta em outros pontos do negócio, acertar a mão faz muita diferença.
Informação técnica e de aplicação: peça certa, na hora certa
Uma outra opção tecnológica disponível, são os catálogos online. Catálogos de papel, além de se desatualizarem rapidamente, são ecologicamente incorretos. Aqueles calhamaços de papel foram substituídos há muito tempo por ferramentas eletrônicas que economizam tempo e dinheiro. Através destes catálogos, os reparadores conseguem pesquisar peças, identificar aplicações corretas e até fechar orçamentos de maneira mais rápida. Spicer e Albarus tem várias opções, em todas as plataformas.
Divulgação e publicidade
Ano após ano, as pessoas estão passando cada vez mais tempo conectados à internet. Inclusive, é bem comum que, antes de buscarmos um produto ou serviço, pesquisar sobre informações em algum site, verificar como se é bem recomendado, opiniões de outros clientes, críticas e comentários.
O mesmo acontece com os serviços mecânicos. Se sua oficina não tem presença na internet, deve estar perdendo oportunidades.
Se já tem uma página no Facebook, Instagram ou outra rede social, o importante é manter o canal ativo, suas postagens devem ser atuais e com assuntos relacionados aos serviços oferecidos na oficina, suas promoções, facilidades, endereço da loja, e, até mesmo, depoimentos de clientes sobre seus serviços. Sem falar do investimento na promoção das postagens, porque somente postar sem promover reduz muito o alcance ao conteúdo.
Atendimento ao cliente
A tecnologia ajuda a melhorar o atendimento ao cliente nas oficinas mecânicas. Mas além da gestão de processos, a comunicação on-line com o cliente através de aplicativos de mensagem permite manter contato com o cliente instantaneamente.
Só que a velocidade da comunicação e os riscos de atuar em um ambiente tão instável, onde a insatisfação pode ser manifestada abertamente, afetando a reputação construída ao longo de anos merece atenção. Existem riscos. Ter pelo menos uma pessoa dedicada para este tipo de atendimento é necessário.
A tecnologia para oficinas mecânicas melhora a rotina e é cada vez mais indispensável. Sem estarmos conectados, os veículos que poderiamos atender seriam de um nicho muito particular… ;)