Um componente que não custa muito, mas pode causar um prejuízo como perda total do veículo e, até mesmo, perda de vidas. Entenda os cuidados para inspeção e substituição do terminal de direção.
Com um sistema de direção em perfeito estado, não ocorrerá riscos em fazer curvas acentuadas e dirigir por aí. E neste sistema há várias peças, sendo que uma delas é o terminal de direção.
O terminal de direção integra os sistemas de suspensão e de direção do automóvel. Ele é um componente importante, pois interfere na dirigibilidade e no desempenho do seu veículo, além de ser um componente crítico do sistema de direção do veículo.
Como os terminais de direção são acionados sempre que o veículo está em movimento, eles são suscetíveis a danos e desgaste.
O desgaste normal pode fazer com que o terminal de direção falhe e, juntamente com os perigos do trânsito, como buracos e acidentes, podem causar danos, que podem gerar consequências leves, como o desgaste prematuro dos pneus, a extremos, o mais grave deles seria a perda de controle do veículo e risco de acidentes com elevados prejuízos e até perda de vidas.
Um terminal de direção danificado pode causar desgaste irregular ou excessivo dos pneus. Para prevenir, é importante fazer a inspeção visual dos seus pneus e, se eles apresentarem desgaste excessivo de um lado, mas não tanto do outro lado, pode ser um sinal de componentes do sistema de direção com defeito.
Se o desgaste do pneu for uniforme, isso é uma boa indicação de que os componentes da direção estão funcionando corretamente.
Como os terminais de direção ajudam a conectar o volante às rodas dianteiras, problemas de direção podem ser um sintoma de um terminal com problemas ou a barra de direção solta ou danificada.
Os sinais mais comuns de problemas no sistema são:
- Volante que treme ou vibra.
- Folga ou folga excessiva no volante.
- Ruídos de batidas, estalos ou rangidos ao mover o volante.
Em geral, os sintomas pioram conforme o veículo acelera ou faz uma curva.
Se o motorista reclamar em sua oficina que percebeu que o veículo está apresentando um som de batida ou estalo na frente do veículo ao fazer curvas em baixas velocidades pode ser um sintoma de terminais de direção ruins.
À medida que se soltam, as peças do sistema de direção podem chacoalhar nas juntas e elos, causando os novos ruídos. que você está ouvindo. Se o cliente estiver ouvindo esses sons na parte da frente do veículo, é hora de você, como um técnico qualificado, fazer o diagnóstico e realizar a reparação.
O terminal de direção é uma peça bem pequena: mede cerca de 15 cm, é feito de aço, tem um pino esférico, uma bucha e uma coifa de borracha que facilita a movimentação.
A maioria dessas peças tem um formato curvo e já vem com a identificação certa para você acoplar ao veículo. Entretanto, alguns terminais de direção têm uma forma reta. Esse tipo de peça fica junto à roda direita ou esquerda do automóvel.
No interior do terminal de direção também existe um pivô. Ele liga o chassi do automóvel e o sistema de suspensão. Portanto, além de transmitir o movimento do volante para as rodas, o terminal também interfere na suspensão do seu carro.
Esse pivô fica entre o chassi e o conjunto de suspensão e suporta, também, os impactos provocados por buracos na estrada e desníveis de ruas e rodovias.
Um terminal de direção danificado apresenta os sintomas apresentados acima, mas o mais importante é que esse problema traz riscos aos ocupantes do veículo, pois prejudica a estabilidade e a dirigibilidade do veículo.
Além disso, a folga na direção causa danos em outras peças da suspensão, acelerando o desgaste nas buchas, balança e coxins, por exemplo.
Além de observar se o carro apresenta algum dos problemas citados, é importante ficar de olho na suspensão do automóvel. Sempre que realizar algum serviço de suspensão, seja nos pivôs, terminais de direção ou em outros componentes, faça também o alinhamento do veículo.
Outro detalhe para ficar atento é quanto à manutenção preventiva. Ela deve ser realizada, em média, a cada 10 mil quilômetros. Em caso de dúvida sobre o tempo ideal para o seu veículo, siga as instruções do manual do fabricante do automóvel.
Se mesmo com esses cuidados o cliente reclamar de dificuldades em dirigir, pode ser sinal de que está na hora de trocar o terminal de direção. Afinal, toda peça tem o seu tempo de vida útil, não é mesmo?
E você não pode arriscar a qualidade do seu serviço, utilizando uma peça qualquer ou sem a segurança e garantia dos componentes de direção e suspensão Spicer.
Desenvolvidos para trazer estabilidade, segurança, durabilidade e resistência aos sistemas de suspensão e direção, os terminais de direção Spicer são fabricados no Brasil, superando os crescentes padrões de exigência das montadoras.
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