O que a empresas de reparação podem fazer nos tempos de COVID-19

Escolas fechadas, centros de compras com acesso restrito e muitas outras empresas fechando suas portas para impedir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19). Em alguns estados e municípios as empresas de manutenção automotiva não estão obrigadas a fechar, mas é fundamental tomar cuidados extras para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes

Com o compromisso de evitar a disseminação do coronavirus, prefeitos e governadores estabeleceram critérios de funcionamento para as empresas de reparação e comércio de autopeças, sendo que em ambos os casos não deve haver aglomerações e sempre trabalhar com portas fechadas, não sendo permitido a permanência de público no estabelecimento ou seja, sem atendimento presencial.

As lojas devem trabalhar apenas com telemarketing e entregas delivery e as oficinas devem adaptar seus serviços as restrições de cuidados com a higiene das mãos e contato físico.

Confira os estados onde as empresas do setor de reposição de autopeças estão liberadas para atendimento respeitando os critérios de distanciamento social e regras de higiene e uso de proteção individual:  Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão (apenas para aquelas instaladas nas rodovias), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí (apenas borracharias, não proíbe o comércio on line ou delivery), Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo (apenas empresas de reparação estão autorizadas, mas não proíbe o serviço de entrega de autopeças), Sergipe, Distrito Federal (apenas as borracharias e oficinas de manutenção e reparos mecânicos de veículos, lojas de autopeças podem atuar apenas delivery e teleatendimento).

Vale ressaltar que os municípios tem autonomia sobre o assunto perante as determinações estaduais e federais e muitos prefeitos criaram suas próprias regras de funcionamento para as empresas de reposição de autopeças e reparos automotivos em suas cidades. É recomendável consultar as orientações de sua cidade para não incorrer em erros ou desobediência as regras locais.

Adaptações em seu estabelecimento durante o Covid-19

Para dar segurança aos clientes que buscarem sua empresa para realização de reparos ou serviços de manutenção preventiva é importante que eles saibam antecipadamente que sua empresa está ciente e engajada na luta contra a propagação do vírus e preservação da saúde de todos.

Veja alguns pontos a serem destacados na luta contra o coronavirus.

Informação – Use suas mídias sociais para informar sobre as melhorias implementadas no seu estabelecimento para higiene pessoal, limpeza e saneamento de suas instalações.

Limpeza de pontos de contato – Essa é uma prática recomendada que seja intensificada na frequência e intensidade. Locais de acesso comum, como balcões, interruptores de iluminação e equipamentos e teclados de computadores, por exemplo, devem ser limpos com produtos adequados, para descontaminação e segurança de sua equipe.

Limpe e descontamine os veículos de clientes (antes e depois da manutenção)

Antes de iniciar os serviços de reparo e até mesmo ao receber o carro do cliente, tome algumas providências. Use luvas descartáveis para o primeiro contato com o veículo e faça uma higiene nos pontos de toque (chaves, maçanetas das portas, volante, alavanca de câmbio e painel são áreas de maior contato).

Proteja as partes internas de contato no interior do veículo, com produtos como capas e filmes plásticos e, sempre que possível, use luvas. Evite tocar o rosto durante os serviços, use lenços de papel para limpar olhos, nariz ou outra parte do rosto e descarte-o imediatamente no lixo.

Após fazer a manutenção do veículo do cliente, limpe as chaves do veículo e todas as áreas do interior em que seus funcionários tenham tocado, como maçanetas, volante, alavancas de câmbio e acionamento do freio de estacionamento e botões e acionadores dos vidros.

Na devolução, use luvas descartáveis para assegurar ao cliente que após a desinfecção geral do veículo ninguém teve contato com as partes de contato além do cliente naquele momento. Lembre-se: ele deve ver seus cuidados com higiene e segurança da saúde dele.

Ofereça opções ao cliente

Apresente aos clientes opções em termos de serviços para atender à maneira como os clientes estão respondendo ao COVID-19.

Por exemplo, envie comunicações lembrando aos clientes de seu serviço de leva e traz para buscar e devolver o veículo na casa dele, destacando que a higienização será feita no recebimento e entrega do veículo. Essa pode ser uma opção interessante para clientes que integrem os grupos de risco de contágio, como idosos e portadores de doença que baixam a imunidade, evitando viagens e exposições desnecessárias.

Lugar de funcionário doente ou de grupo de risco é em casa

Isso é óbvio, mas oriente os funcionários que não se sintam bem a ficar em casa.

Outros hábitos saudáveis

Aposte na prevenção. Como o novo coronavírus é transmitido por meio de partículas de secreções respiratórias, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados para reduzir o risco de transmissão e contágio. Por isso, oriente seus clientes e colaboradores a adotar práticas preventivas como:

  • Lavar adequadamente as mãos, evitando levá-las aos olhos, nariz e boca. Se as mãos não estiverem visivelmente sujas, basta esfregar com água e sabão por volta de 30 segundos. Caso contrário, o tempo de lavagem deve ser aumentado para cerca de 50 segundos.
  • Utilizar álcool em gel com frequência ao longo do dia;
  • Não compartilhar objetos pessoais, como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Manter distância de pelo menos 1 metro de qualquer pessoa;
  • Evitar aglomerações e frequência a espaços fechados e muito cheios;
  • Manter os ambientes bem ventilados.

É importante salientar que o uso de máscara é indicado para as pessoas com sintomas de doenças respiratórios, já que ela apenas bloqueia partículas e gotículas daqueles que a vestem e não impedem uma eventual contaminação. Entretanto é recomendado seu uso em locais com a presença de outras pessoas, como padarias, farmácias e supermercados.

Importante: muito cuidado ao remover a máscara, evitando o contato das mãos com a parte frontal da máscara e a colocação das mãos sobre boca, nariz e olhos, além da desinfecção da máscara antes de usá-la novamente – deixar de molho em uma solução com água sanitária por 40 minutos e enxaguar em água corrente antes de colocar para secagem.

Cuide-se e cuide de seus familiares, colaboradores e clientes. Nós estamos cuidando dos nossos!

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]