O bom funcionamento da caixa de direção é fundamental para garantir a segurança e eficiência do caminhão. Por isso, motorista e mecânicos precisam estar atentos a qualquer sinal que indique problema ou mau funcionamento do sistema.
A caixa de direção do caminhão é parte de um sistema de peças e engrenagens responsável por transferir o movimento do volante para as rodas. É por meio da caixa que o fluído sob pressão é movimentado para uma das câmaras, permitindo assim a movimento das rodas para um lado ou para o outro.
O bom funcionamento da caixa de direção é fundamental para garantir a segurança e eficiência do caminhão e o motorista e o profissional responsável pela manutenção precisam estar atentos a qualquer sinal que indique problema ou mau funcionamento do sistema.
A boa notícia é que o veículo emite sinais que alguma coisa está em vias de falhar e apresenta reações que indicam que há problemas em componentes do sistema de direção. Conheça alguns sinais característicos de que a caixa de direção de caminhão está precisando de manutenção.
Volante trepidando
A trepidação no volante pode estar relacionada a uma série de situações, inclusive às condições da estrada.
Entretanto, esse é um sinal de que algum componente do caminhão pode estar apresentando problemas. A trepidação, principalmente quando o motorista dirige em baixa velocidade, indica grandes chances de que o problema esteja na caixa de direção.
Barulhos na coluna de direção
Barulhos que ocorrem na parte de baixo do veículo nunca são um bom sinal e a existência de ruídos na caixa de direção. Se durante o uso do veículo, especialmente em curvas acentuadas, o condutor ou o mecânico identificar ruídos incomuns, é possível que a caixa de direção esteja apresentando problemas.
É importante lembrar que o volante não deve apresentar qualquer tipo de ruído ou barulho em nenhuma situação. As causas para o barulho podem incluir desde falhas na caixa de direção até problemas de pressão ou obstrução na mangueira de pressão, problemas com os retentores e nível reduzido de óleo.
Se observar barulhos ao movimentar o volante, pare e inspecione o veículo, principalmente a caixa de direção.
Dificuldade para mover o volante
As modernas direções elétricas e o uso da direção com acionamento hidráulico permitiram que a condução do caminhão ficasse muito mais confortável e segura. Essa facilidade ao movimentar o volante é muito importante para o motorista, principalmente, nas manobras com o caminhão e para aqueles profissionais que permanecem longos períodos ao volante.
Se o caminhão possuir sistema com direção elétrica ou hidráulica e perceber que a direção está “dura”, isso é um sinal claro de que a caixa de direção pode estar com problemas. Nesse caso, além da caixa de direção, o sistema de suspensão do veículo também deverá passar por uma avaliação do responsável pela manutenção do veículo
Caixa de direção com folga
Outro sinal de que a caixa de direção de caminhão está com problemas é a identificação de que há folga na caixa de direção. Isso é fácil de ser observado ao movimentar o volante do veículo em manobras.
Se ao fazer o giro no volante tiver a sensação que que o movimento não está sendo transmitido corretamente para as rodas do caminhão é porque provavelmente existe a folga. Outro teste é observar se existe movimentos falsos ao girar o volante do veículo. A situação correta de funcionamento do sistema é que as rodas se movimentem simultaneamente ao movimento do volante.
Existem alguns fatores que podem acarretar essa folga, tais como vazamento do óleo, componentes com desgaste, mangueiras ressecadas, presença de bolhas de ar no sistema, e a mais comum entre todos, que é o desgaste do pinhão e da cremalheira. Esta ocorrência é mais comum em veículos mais antigos, porém, pode acontecer também em modelos mais novos.
Problemas na barra lateral e barra de ligação
Na maioria dos casos, o primeiro e perceptível sinal desse problema é o empenamento do volante. Internamente, a caixa de direção pode estar sofrendo de desalinhamento, folga ou erros na aplicação das peças na hora da montagem.
Caso perceba qualquer um dos sinais, se for o motorista leve o veículo ao seu mecânico de confiança ou ao responsável pela manutenção da frota, para avaliar o veículo, identificar o problema e providenciar o reparo.
A recomendação é fazer revisão do sistema de direção a cada 10 mil km para analisar se os componentes estão em boas condições, o nível do fluido hidráulico está adequado ou se há folgas.
Se você for um profissional da manutenção automotiva, lembre seu cliente que para evitar problemas com a caixa de direção de caminhão é indispensável realizar as manutenções periódicas do veículo, e sempre usar peças de boa qualidade, procedência idônea e tradição.
Para assegurar a boa qualidade dos seus serviços e segurança de seu cliente prefira sempre os componentes Spicer para sistema de direção.
No site da marca é possível consultar a ampla linha de produtos com barras e colunas de direção, juntas da coluna, kits de coifas da caixa e da coluna de direção, kits de reparo da coluna de direção, kits rolamento da coluna de direção, subconjuntos da coluna e terminais de direção.
Se tiver dúvidas, se não encontrar Spicer no balcão do atacadista ou varejo de autopeças de sua preferênciaou ou quiser saber mais sobre estes e outros produtos, acesse o site Spicer, ou entre em contato conosco pelos Canais de Atendimento:
- Central de Atendimento Dana (SAC) – 0800 727 7012
- Whatsapp – +55-51-99839-1377
- e-mail – sac@spicer.com.br