Novembro azul: seja o herói da sua saúde

Neste mês reforçamos a importância de cuidar da saúde dos homens, não apenas agora, mas o ano todo. Pare um minuto e pense na sua saúde, alimentação, seus hábitos diários e prática de atividades físicas. Faça exames preventivos, adote atitudes saudáveis e, sempre que preciso, procure orientação profissional. Cuide-se e cuide de quem você gosta, porque quem gosta, cuida.

O foco do Novembro Azul foi ampliado, a exemplo do Outubro Rosa, indo além dos cuidados com a prevenção do câncer da próstata para a conscientização dos cuidados com a saúde do homem em geral – mesmo assim, este é um assunto ainda cercado de preconceito – que precisa ser combatido e os fatos reforçam esta importância.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– Dor nos ossos;
– Dificuldade ao urinar;
– Vontade de urinar com frequência;
– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio, obesidade e homens da raça negra são fatores de risco e aqueles que estão nestes grupos são os que apresentam maior incidência deste tipo de câncer.

Mas, atenção: estes fatores não são motivos para você se descuidar. Esta é uma doença que pode atingir homens de todas as classes e raças e a melhor prevenção é a análise e avaliação clínica periódica. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. A detecção e o tratamento precoces podem salvar vidas! E cuide da sua saúde como um todo, o ano todo. Você merece.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]