Nossos técnicos explicam como fazer o ajuste da profundidade do pinhão

Destinadas para aplicadores de autopeças, esta dica de instalação irá ajudar a reduzir o tempo de execução do serviço e minimizar os erros de aplicação, melhorando a eficiência e qualidade do serviço.

Com frequência recebemos ocorrências de garantia por falhas na aplicação. O mais comum é o reaproveitamento do calço sem medir a profundidade do pinhão. Outra ocorrência é o pinhão montado com a altura abaixo ou acima da especificação.

Sobre a montagem do Eixo Diferencial

O ajuste de profundidade se faz necessário devido ao posicionamento dos dentes do pinhão em relação aos dentes da coroa, onde o mesmo deve manter o contato centralizado entre os dentes, permitindo assim uma perfeita distribuição de carga, eliminando ruídos de mau acasalamento, evitando desgaste prematuro dos dentes e quebra dos mesmos.

Eixos Novos

Quando for fazer qualquer reparo num “eixo novo” (um eixo que está sendo reparado pela primeira vez), não precisa usar o Medidor de Profundidade. Basta usar uma tabela específica que relaciona o número estampado no pinhão velho com o número do pinhão novo e fazer o acerto dos calços.

Ajuste usando o Medidor em Eixos Usados

Para aqueles casos em que o eixo já sofreu manutenção anterior, utilize o Medidor de Profundidade do Pinhão para determinar a quantidade de calços.

O primeiro passo é instalar a ferramenta adequada para medir a profundidade do pinhão. Existem seis jogos de adaptadores onde estão gravados os números dos eixos. Com a caixa nivelada e a ferramenta instalada, usando um paquímetro digital, meça a distância entre a ferramenta e o alojamento da capa do rolamento do pinhão. Tire a medida quatro vezes e faça a média. Essa medida será o valor chamado de altura H.

O próximo passo é calcular esse valor encontrado, subtraindo de uma constante encontrado na página 24 do Manual Spicer “Diferenciais – Manual de Manutenção” (disponível na seção Biblioteca do site Spicer Brasil.

Fazendo os cálculos

Agora que você já tem a medida H, pegue a medida DM de acordo como o modelo do eixo (veja Tabela extraída do Manual Spicer “Diferenciais – Manual de Manutenção”).

Também pegue a medida P, de acordo com a numeração gravada no Pinhão novo (também transcrita a seguir).

Calço = H – (DM +/- P)

Com o cálculo feito é só selecionar o pacote de calços necessários para o serviço e fazer a montagem.

 

Instale o novo pinhão com o pacote de calços na medida encontrada e coloque o rolamento. Faça a pré-carga do pinhão com auxílio de um Torquímetro de precisão. Está pré-carga deve ser de 20 a 40 Lb.

Confira também a folga entre os dentes. A folga entre dentes acima do especificado gera quebra dos dentes do pinhão, já a folga abaixo do especificado gera desgaste prematura da peça.

Assista esta e outras dicas em na página Spicer Brasil pagina no Youtube.

 

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]