Uma década após a fundação da Albarus, a empresa já se destacava pelo crescimento e liderança na indústria automotiva nacional, com investimentos e ampliação de fábrica. Espírito cultivado e mantido ainda hoje
Quando em 1947, o empresário Ricardo Bruno Albarus transformou uma pequena oficina de precisão em Porto Alegre (RS) em uma fábrica para produzir peças de automóveis, especializando-se em cruzetas de junta universal e terminais de direção, com certeza ele já sonhava em crescer e ampliar seus negócios.
Pouco mais de uma década depois, a R.B. Albarus Comercial, agora Albarus S.A, virava notícia nas páginas da revista Automóveis & Acessórios, uma antiga publicação do Rio de Janeiro que existiu entre 1946 e 1969, e comemorava a inauguração de uma nova fábrica em um terreno de 20 mil metros quadrados no bairro industrial de Passo D´Areia, na capital gaucha, e a parceria efetivada com a Spicer, marca que viria a ser incorporada à Dana, para produzir a linha completa de cuzetas da junta universal e eixos cardã da marca norte-americana, líder mundial nestes componentes.
Hoje, 72 anos completados no mês de julho, a Dana que sempre investiu no País e no trabalho iniciado por estes pioneiros, continua com o mesmo espírito empreendedor de seu fundador, o imigrante Ricardo Bruno Albarus.
Nos dias atuais, a Dana continua liderando o mercado, com unidades nas cidades de Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP), além de um Centro de Distribuição em Canoas, no RS, de onde saem os componentes automotivos das marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz para os trabalhos de reparação e reposição de autopeças na frota nacional de veículos leves veículos leves, comerciais, fora de estrada, aplicações militares, industriais e de alta performance em todo o País.