No site Spicer você encontra um acervo técnico completo para as rotinas de diagnóstico, desmontagem e reparação. Neste mês, apresentamos as dicas elaboradas pelos técnicos da fábrica para análise de falhas em Diferenciais.
Quase 90% dos caminhões que são fabricados no Brasil saem de linha com nossos eixos dianteiros e cardans. A cada 5 das principais picapes vendidas no Mercosul, 3 são equipadas com nossos eixos e cardans.
Para assegurar a qualidade e originalidade nos serviços de reparação, nossas marcas de reposição oferecem atendimento mundial e presença local para servir aos mercados de carros de passeio e caminhões leves, caminhões pesados e ônibus, e equipamentos fora-de-estrada em todos os lugares, incluindo suporte técnico com acesso variado e amplamente disponível.
No site da Spicer você encontra farta literatura técnica de apoio para realização dos serviços de reparação, com manuais para consulta, download ou impressão, explicando em detalhes as rotinas para identificação de falhas e os procedimentos para substituição e manutenção. Neste mês, trazemos o Manual Diferenciais – Analise de Falhas, que aponta as falhas, causas prováveis e solução de cada situação.
Acompanhe nos quadros a seguir.
Procedimento para verificação de contatos
O procedimento de ajuste de coroa e pinhão é extremamente importante. Dele dependerá o funcionamento silencioso e a durabilidade do diferencial. Componentes danificados por ajuste fora do especificado não são cobertos por garantia.
- Antes de iniciar a verificação, limpe completamente os dentes da coroa e pinhão.
- Pinte os dentes da coroa com uma diluição de pó Xadrez e óleo de diferencial.
- Freie parcialmente a coroa com uma alavanca, de modo que seja preciso uma torção para girar a flange do pinhão.
- Gire o pinhão varias vezes nos dois sentidos, até obter uma impressão nítida nos dentes da coroa.
- Compare e faça os ajustes necessários conforme tabela de contatos aprovados.
- Em cada verificação, após o ajuste, pinte novamente os dentes da coroa.
- Terminado o ajuste, limpe completamente os resíduos de pintura e finalize a montagem do conjunto adicionando o óleo especificado para cada tipo de eixo – convencional ou blocante.
- Faça um teste de rodagem simulando as situações em aceleração e desaceleração.
Contato Normal – A marca de contato deve estar centralizada no dente, do topo para a raiz. Haverá normalmente um espaçamento entre a marca de contato e o topo do dente (face), e sempre entre a marca de contato e a parte inferior do dente (raiz).
Agora, confira na Tabela a seguir os Tipos de Contatos Irregulares e as Correções necessárias:
Acesse o site www.spicer.com.br e conheça o acervo técnico disponível para seu trabalho.