Na seção “Quer Saber” do seu Canal Dana tudo sobre a Norma ISO TS 16.949

Conheça esta especificação técnica voltada para a indústria automotiva: para que serve, como funciona, onde ela está presente no dia-a-dia e porque ela é importante para uma empresa.

O que é a ISO/TS 16949?

A ISO/TS 16949 é uma especificação técnica ISO que se alinha as normas norte-americana, alemã, francesa e italiana existentes de sistemas de qualidade automotiva dentro da indústria automotiva global. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para a concepção/desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos.

Esta especificação se alinha e suplanta as normas automotivas de sistema de qualidade norte-americano, alemão, francês e italiano existentes, incluindo a QS-9000, VDA6.1, EAQF e a ASQ. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para a concepção/desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de todos os produtos automotivos.

Publicada primeiramente em março de 1999 e revisado em 2002 e em 2009, já apresenta mais de 47.500 certificados emitidos nas três principais áreas de negócios das Américas, Europa e Ásia.

Complicado? Não se preocupe!

Na Série “Quer Saber”, publicada no Canal Dana no Youtube, nos explicamos de forma simples e bem-humorada cada um dos oito princípios da Norma ISO-TS 16.949, quais sejam:

  • O cliente sempre tem necessidades que devem ser entendidas e atendidas, portanto, foco no cliente;
  • Liderança;
  • Envolvimento das pessoas;
  • Processos;
  • Gestão sistêmica;
  • Melhoria contínua;
  • Abordagem factual;
  • Benefícios mútuos na relação com os fornecedores.

De forma clara são apresentados os benefícios da certificação ISO/TS 16949 para a empresa e para seus clientes, tais como, transparência nos processos internos, definição clara de metas e objetivos da empresa, economia de tempo e redução de custos, prevenção de erros, uma vez que eles poderão ser identificados antes de ocorrerem, foco na proteção dos clientes com relação aos problemas de qualidade e o aperfeiçoamento no sistema de qualidade.

Acima de tudo, é importante entender que a empresa que pretende obter a certificação entenda que o conteúdo dos requisitos será de grande valia para a melhora da qualidade de seus produtos e serviços.

Com a certificação, a empresa poderá obter maior satisfação de seus clientes e, consequentemente, conquistar credibilidade e valorização no mercado.

Acesse o Canal Dana no Youtube e conheça este e outros temas da série “Quer Saber”, além de outras playlists a sua disposição.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]