Mercado de pesados volta a crescer

Números da Anfavea mostram que produção e vendas de veículos pesados vão superar os resultados da linha leve em 2019. Boas notícias para quem trabalha com reparação e comércio de autopeças neste e nos próximos anos

Segundo os resultados coletados pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, ao longo dos primeiros nove meses de 2019 o mercado brasileiro incorporou mais de 90 mil caminhões e ônibus, atingindo o resultado total de 2018 em apenas três trimestres.

Com os números de setembro ainda em apuração, no acumulado de janeiro a agosto foram licenciados 65,1 mil caminhões (alta de 41,1% sobre iguais meses de 2018) e 13,5 mil ônibus (crescimento de 49,8%).

Em agosto, os licenciamentos de caminhões somaram 9,4 mil unidades e cresceram 5,5% sobre julho, que teve um dia útil a mais. Os ônibus tiveram 2 mil unidades lacradas no mês e anotaram alta ainda maior sobre julho, 12,1%.

Segundo o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, as vendas de ônibus vêm sendo puxadas por modelos urbanos e em parte pelos escolares em consequência do programa Caminho da Escola.

Outra boa notícia para o mercado de comércio de autopeças e reparação de veículos pesados é que 60% das vendas estão efetivadas para o varejo, ou seja, transporte de mercadorias e transporte urbano, 24% das novas aquisições são para o agronegócio e 20% para serviços da construção civil e infraestrutura.

Com os resultados projetados para o fim de 2019, o mercado de pesados deve crescer acima das previsões iniciais. No caso do segmento de caminhões, a estimativa passou de alta de 17,6% para 33,8%. Na categoria de ônibus, a projeção de aumento foi elevada de 19% para 36,8%. De janeiro a setembro, o segmento acumula expansão de 47%, com 19,8 mil emplacamentos. Se a nova estimativa se confirmar, o mercado terminaria o ano com 26,7 mil unidades vendidas.

As revisões para os segmentos de veículos pesados alteraram pouco a projeção para o mercado de veículos como um todo. Antes, a estimativa da venda total de veículos em todos os segmentos subiu de 8,4% Para 9%.

Para os veículos leves, que representam mais de 90% do setor, a previsão continua de avanço de 8,9% em 2019 em relação a 2018.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]