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Manutenção preventiva o ano todo!

25 junho, 2025

Junho é o mês da conscientização pela manutenção preventiva, mas isso não significa que deve ser feita apenas neste período. Veja como você pode ajudar esta campanha na conscientização de motoristas sobre a importância da boa conservação dos veículos.

Junho é conhecido como o mês da conscientização sobre a manutenção preventiva de veículos. A iniciativa visa alertar os motoristas sobre a importância de realizar revisões regulares nos automóveis, utilitários e caminhões para garantir a segurança e evitar problemas maiores e mais caros no futuro.

Algumas cidades brasileiras, como as paulistas São Paulo, Bragança Paulista e Sorocaba, Vitória (ES), Boa Vista (RR) e Ponta Grossa e outros munícipios do Estado do Paraná, adotam junho como o mês da manutenção preventiva, mostrando a importância dessa iniciativa para a segurança no trânsito e para a conscientização dos motoristas.

A manutenção preventiva é fundamental para a segurança no trânsito e para evitar acidentes. Além disso, ao realizar a manutenção regularmente, os motoristas podem economizar dinheiro a longo prazo, pois a prevenção de falhas evita reparos mais complexos e dispendiosos.

Embora o mês de junho seja um período ideal para realizar a revisão do veículo, especialmente para quem planeja viagens durante as férias ou feriados, uma boa ocasião para garantir que o carro esteja em perfeitas condições para pegar a estrada com segurança, essa é uma rotina que deve ser incentivada o ano inteiro.

Não é por acaso que grandes frotistas, seja de veículos leves, pesados ou máquinas agrícolas, adotam programas de manutenção preventiva, onde são realizadas inspeções e manutenções em diversos sistemas e componentes, visando a maximização da disponibilidade do veículo e a redução das possibilidades de falhas, que podem gerar paradas e despesas não previstas, além de outros prejuízos financeiros.

A principal diferença entre manutenção preventiva e corretiva é a previsibilidade. Enquanto a manutenção preventiva pode ser programada para quando for conveniente, a manutenção corretiva é menos previsível. Ela acontece, na maioria das vezes, de última hora e precisa ser feita o quanto antes.

Outra questão não menos importante é a segurança. Um veículo submetido a revisões programadas oferece menor risco de panes e falhas, situações que podem gerar acidentes graves, com danos físicos e materiais, podendo ocasionar até perdas de vidas.

Venda os benefícios do serviço preventivo – Economia, Segurança, Tempo e Valorização do veículo.

Esclareça que a primeira etapa não gera grandes despesas. É apenas um check-list, onde seu trabalho será verificar o que deve ser substituído ou reparado e uma previsão do prazo e necessidade de executá-la – imediata, em breve ou quando puder.

Serviços programados – sabendo o que precisa ser feito e qual a urgência de execução, é possível programar nas agendas de ambos (cliente e oficina) a melhor data da realização, providenciar as peças e insumos necessários e alocar profissionais para a execução e prever prazo de entrega.

Quais itens são revisados na manutenção preventiva de veículos?

Check list em veículos leves

  • Alinhamento e calibragem dos pneus. É recomendada a realização desses dois itens a cada 10 mil quilômetros rodados. Com essas revisões em dia, é possível economizar até 10% do combustível. Outro ponto importante da manutenção preventiva de carros é o rodízio dos pneus.
  • Lâmpadas e iluminação.
  • Suspensão – Fazer a revisão do sistema de suspensão, que inclui a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.
  • Sistema de direção – verificar quanto a barulhos, ruídos e funcionamento suave e preciso.
  • Motor e transmissão – Inspecionar quanto a vazamentos, desgaste ou folga em componentes, cabos, mangueiras e conectores.
  • Freios – Checar o fluido de freios e revisar discos de freio, pastilhas, lonas, cilindros, tambores, sistema de acionamento e demais componentes.
  • Troca de óleo – Outro item importantíssimo na manutenção preventiva de carros é a troca de óleo. É importante que o óleo lubrificante e o filtro de óleo sejam trocados de acordo com as especificações da montadora. Isso varia entre 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso do carro.

Check-list em veículos pesados

Um check-list detalhado permite que o responsável da frota ou técnico da oficina identifique qualquer tipo de problema no caminhão.

Embora a manutenção preventiva seja mais usual, ainda assim esta prática é realizada mais frequentemente em grandes frotistas, que gerenciam os custos cuidadosamente, pois tempo do veículo parado é prejuízo contabilizado.

  • Componentes Internos: Acionamento do Sistema de Embreagem; Freio de Mão; Pedal de Freio; Extintor; Luzes Indicativas e Painel.
  • Injeção Eletrônica: Diagnóstico de Injeção; Velas de Ignição e Cabos de Velas; Filtro de Ar; Filtro de Combustível; Limpeza de Bicos; Limpeza do Corpo TBI e Corpo Borboleta.
  • Compartimento do Motor: Nível do Reservatório do Líquido de Arrefecimento; Vazamentos e Mangueiras de Arrefecimento; Correias e Tensores; Nível de Óleo do Motor; Vazamento de Motor.
  • Componentes Inferiores: Bandejas e Braços; Pivôs; Terminais de Direção; Articulação Axial da Caixa de Direção; Coifas das Homocinéticas e Caixa de Direção e lado do Câmbio; Batentes, Coifas e Calços de Molas; Coxim de Amortecedor; Buchas da Barra de Direção e Barra Tensora.
  • Cardan, Eixos e Diferenciais: Cardans; Verificar se os garfos de entrada e saída estão bem apertados; Verificar se os eixos de entrada/saída não apresentam frouxidão radial excessiva; Verificar se as extremidades da cruzeta estão bem apertadas; Verificar se não há movimento radial excessivo do eixo de deslizamento com ranhuras; Verificar se não há danos no eixo, tubos curvados ou contrapesos faltando.
  • Verificar se não há plugues frouxos ou faltando.
  • Conferir a lubrificação de todos os componentes.
  • Avaliar o conjunto quanto a existência de folgas, falhas ou ruídos
  • Eixos dianteiros – Inspecionar terminal da barra de ligação, pino mestre e manga, rolamento de cubo de roda. Observar lubrificação de todo o conjunto.
  • Diferenciais – Conferir se há correta lubrificação do diferencial e dos rolamentos do semieixo. Avaliar alojamento das arruelas das planetárias e das satélites. Inspecionar satélite e planetária, coroa e pinhão, eixo das satélites.
  • Geometria: Alinhamento de Direção; Cambagem e Caster; Balanceamento de Rodas; Calibragem de Pneus e Rodízio de rodas; Desgaste da Banda de Rodagem (TWI).
  • Freios: Fluido de Freio e Nível do Reservatório; Pastilhas, Discos, Lonas e Tambores; Flexíveis de Freio; Vazamento e Cilindros de Rodas Traseiro.
  • Abraçadeiras e Coxins.

E não se esqueça: use somente peças de boa qualidade e procedência. Não adianta fazer o serviço e o cliente voltar reclamando. Faça bem feito da primeira vez. Evite retrabalho e conte com os produtos Albarus, Spicer e Victor Reinz.

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