O ruído é um sinal característico de um rolamento de cubo de roda com problemas. Mais do que apenas efetuar a troca, diagnosticar porque o dano aconteceu é tão importante quanto substituí-lo. Saiba mais.
Detectar os sinais de um rolamento de cubo de roda prestes a falhar pode ser difícil e trabalhoso. Mas a demora em identificar e corrigir o problema pode causar danos no veículo antes mesmo que o motorista perceba que há um problema.
O ruído é o sinal mais típico de um rolamento de cubo de roda deteriorado ou em vias de quebrar. Substituir o componente resolve o problema, mas não previne que ele volte a ocorrer prematuramente. Determinar exatamente por que o dano ocorreu pode exigir alguma investigação e ajuda a identificar hábitos de condução inadequados, falha no procedimento de instalação ou ambos os fatores.
A análise das ocorrências realizadas pelas equipes de garantia, assistência técnica e engenharia dos fabricantes indicam que cerca de 16% de todas as falhas prematuras dos rolamentos são devidas à montagem incorreta. Sobretudo impactos fortes e falta de uso de ferramentas adequadas para montagem. Ou seja, os danos provocados pela montagem incorreta interferem diretamente na vida útil do rolamento.
Para facilitar os serviços de diagnóstico da causa do dano no rolamento, acompanhe os sintomas mais frequentes e os procedimentos para a solução correta e sem retrabalho.
Vibração da roda e/ou ruído excessivo
Diagnóstico: A falta de aperto correto na porca de retenção do eixo permite movimento do conjunto. Devido à perda de retenção do rolamento, essa folga entre a ponta de eixo e o cubo de roda causará desgaste no eixo e no rolamento.
Causa: A perda de retenção do rolamento é a principal causa de danos ao rolamento do cubo. Isso ocorre, pois, sem o torque adequado, a porca de retenção na manga de eixo recua e os rolamentos perdem sua eficiência de auto retenção. Isso altera o ajuste dos rolamentos dentro do cubo, causando desalinhamento e acelerando o desgaste.
Solução: Sempre use uma nova porca de retenção e aperte-a com o torque adequado para evitar uma superfície marcada e desgastada sob a porca. Aperte a contraporca do eixo com o torque adequado para ajudar a evitar folga e movimentação do conjunto.
Desgaste acelerado do rolamento ou ponta de eixo.
Diagnóstico: Inspecione o cilindro do cubo ao substituir um rolamento de roda. Avalie cuidadosamente o diâmetro interno do cilindro do cubo quanto a sinais de danos. Procure sulcos ou descoloração na superfície da ponta de eixo devido a danos causados pelo calor do giro do cone. Substitua o cubo se encontrar sinais de danos.
Causa: A perda da retenção do eixo ou a reinstalação de um cubo gasto pode permitir que o cone ou a pista interna gire no cubo, acelerando o desgaste no furo do cone e no corpo do cubo. Esse giro do cone pode indicar perda de retenção do rolamento ou ajuste inadequado entre o furo do cone e o diâmetro do corpo do cubo.
Solução: Substitua o cubo de roda e verifique se não há folgas entre o cubo e o eixo e no rolamento.
Luz alerta do ABS acesa
Um cabo do sensor danificado ou um sensor de velocidade da roda quebrado pode causar a indicação no painel com a luz do sistema de freio antitravamento (ABS) acesa.
Diagnóstico: Inspecione o cubo de roda quanto a danos causados por objetos pontiagudos no cabo do sensor ABS ou cheque que
que o cabo foi preso em um ponto de esmagamento. Certifique-se de que o cabo seja roteado pelo clipe de retenção do cabo do sensor. Se o cabo do sensor não estiver danificado, examine o sensor externo quanto a rachaduras no corpo do sensor ou um cabo solto na cabeça do sensor.
Causa: Objetos pontiagudos podem danificar, furar ou dobrar o cabo do sensor. Danos no cabo do sensor são uma causa comum de mau funcionamento do ABS. A falta de cuidados na instalação pode ter causado o dano no sensor de velocidade da roda.
Solução: Observe se o cabo do sensor foi passado corretamente por todos os clipes de retenção. Use cubos em boas condições para reduzir o desgaste. Evite cabos comprimidos usando clipes de retenção.
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