Nem sempre uma mancha de óleo sobre o veículo é sinal de vazamento no motor ou câmbio. Se o cliente reclamar de vazamento de óleo, antes de desmontar o cárter ou remover o cabeçote, verifique os amortecedores. Eles podem ser a origem do lubrificante no piso.
Todo veículo tem pelo menos um amortecedor em cada uma de suas rodas. Junto com outros componentes do sistema de suspensão, eles são os responsáveis pelo conforto, estabilidade e segurança do carro, caminhão, utilitário e até nos veículos de duas rodas.
Um amortecedor consiste em um tubo com um ou mais pistões que fluem através de um óleo grosso à medida que a roda e o sistema de suspensão movem-se para cima e para baixo. O movimento do pistão, através da resistência oferecida pelo óleo, converte essa energia mecânica em calor, amortecendo o movimento e ajudando a equilibrar o veículo. Isso ajuda a impedir que o veículo fique pulando ao passar sobre as irregularidades na pista.
O óleo e o pistão são selados dentro de um recipiente fechado e, em condições normais, o óleo não sai e nunca precisa ser adicionado.
Lembre-se que um amortecedor não absorve o impacto entre a roda e os obstáculos. Essa tarefa é das molas e outros componentes da suspensão. Em vez disso, o amortecedor absorve a energia e dissipa o impacto. Um veículo sem amortecedor continuaria saltando para cima e para baixo por um tempo depois de superar uma irregularidade na pista.
Infelizmente, amortecedores podem quebrar ou desgastar, seja pelo tempo de uso ou utilização em situações severas e críticas. Os problemas mais comuns com um amortecedor são:
- As vedações podem tornar-se quebradiças ou apresentarem danos, permitindo que o fluido vaze. Depois que uma certa quantidade de óleo for perdido (cerca de dez por cento do total), o amortecedor perderá sua capacidade de absorver energia.
- Todo o amortecedor pode ter sua estrutura deformada após um impacto. Um amortecedor com hastes desalinhadas, pistões danificados ou que apresente deformação em seus tubos pode não se mover corretamente ou vazar.
- Pequenas peças dentro do amortecedor podem se desgastar ao longo do tempo ou devido a impactos.
Se o amortecedor está vazando, é hora de consertar o problema antes que ele provoque um acidente grave.
Embora os amortecedores modernos sejam projetados para durar vários anos e muitos quilômetros, eventualmente, as vedações se desgastam e começam a vazar. Se estiver substituindo um amortecedor, devido à idade e ao desgaste ou a um acidente, é quase sempre melhor substituir o par (ambas as peças na suspensão dianteira ou traseira). Um novo amortecedor funcionará de forma diferente (e melhor) do que um antigo e o desequilíbrio pode ser perigoso.
Importante – É arriscado usar componentes de qualidade inferior ou não recomendados, assim como instalar amortecedores recuperados ou recondicionados. Certifique-se sempre da procedência e qualidade do componente antes de aplicar no veículo do cliente.
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