Com a pandemia, as pessoas começaram a procurar muito pela higienização interna veicular. Já pensou que esse pode ser um serviço adicional para sua empresa? Mas antes você precisa saber o que e como fazer.
Um carro limpo sempre impressiona pela sua beleza, brilho e cuidado. Principalmente a parte externa, não é mesmo? Porém, o interior não pode ser deixado de lado. Afinal, além da parte estética, a limpeza interna influencia diretamente na higiene e, portanto, na saúde e no bem-estar de motorista e passageiros.
Com a necessidade de aumentar o volume de serviços e clientes cada vez mais exigentes, agregar novos serviços ao seu portfolio pode ser uma oportunidade de aumentar o tíquete médio e conquistar novos clientes.
A higienização automotiva, diferente da reparação e manutenção, atrai um público que busca sua empresa não porque necessita de um serviço de reparo, mas sim por que o cliente deseja um serviço diferenciado e qualificado.
A higienização é uma limpeza minuciosa e detalhada, principalmente no interior do veículo. O procedimento tem conquistado cada vez mais adeptos, tanto pela questão da estética e da saúde já citadas, quanto por proporcionar maior conservação do carro, o que aumenta a sua valorização para o caso de revendas e também ajuda a preservar no caso de restaurações ou automóveis mais clássicos.
Como funciona a higienização automotiva?
Não se iluda. Não é um serviço simples e fácil. Ele requer equipamentos, produtos e profissionais especializados.
Mesmo que aparentemente limpo, o interior do automóvel pode estar repleto de bactérias e fungos nas dobras e pequenas frestas, em que a limpeza é muitas vezes negligenciada na lavagem comum.
A higienização é uma solução que vai a fundo na limpeza, removendo até mesmo as sujeiras mais difíceis e indetectáveis, além de manchas entre as forrações e espaços mais complicados de alcançar.
A técnica é recomendada principalmente para quem usa o carro como um meio de trabalho e transporte frequente de pessoas. Ou ainda costuma ter a presença de crianças pequenas, que comem dentro do veículo e derrubam comida, ou animais de estimação, que podem trazer sujeira e germes.
O ideal é que a higienização automotiva seja realizada a cada 6 meses ou até mesmo em menos tempo em alguns casos.
A higienização normalmente é realizada por um profissional especializado, pois envolve a retirada de peças móveis do interior do carro, como bancos, carpetes e estepe, por exemplo, para abrir espaço para a limpeza.
Como acontece a limpeza
Em geral, as peças móveis são removidas, pois assim há mais espaço para trabalhar sobre o revestimento interno do carro, que fica abaixo dos bancos e carpetes e a parte do teto e porta malas. Mas isso não é regra. A retirada das peças, como os bancos, tem como único objetivo facilitar o processo de limpeza.
Normalmente, as sujeiras são retiradas pelo profissional com um aspirador de pó e/ou varridas com uma escova levemente úmida utilizando um produto especial que higieniza e perfuma o local, dependendo do tipo de revestimento do automóvel.
Uma parte do carro que é esquecida pela maioria dos motoristas, mas faz uma diferença enorme, é o filtro do ar condicionado, onde ficam acumuladas diversas sujeiras como pó, bactérias e detritos.
Além de fazer com que o ar circule, o ar condicionado também é responsável por impedir que as sujeiras passem para o interior do veículo causando doenças e alergias. Mas quando este fica muito tempo sem limpeza, ele perde essa propriedade podendo, inclusive, trazer problemas para o carro.
Para os bancos, a técnica de limpeza varia entre os de couro e os de tecido. Ambos podem ser limpos usando um aspirador de pó e um pano levemente embebido em uma solução de água e sabão neutro.
No geral, os bancos de couro costumam ser mais fáceis de limpar, já que absorvem menos a sujeira, porém podem acabar ressecando, surgindo rachaduras e pequenas trincas se não forem hidratados regularmente.
A última parte que é higienizada no carro é o painel, que inclui, o volante, porta-luvas, pedais e saídas de ar. Para isto, é possível usar um pano úmido com água para fazer a limpeza ou, melhor ainda, usar produtos específicos no mercado que já limpam e dão brilho para todos os componentes do local.
A limpeza completa de carro exige a utilização de vários produtos. A lista a seguir inclui itens extremamente básicos, e outros nem tanto.
Aspirador de pó: acredito que este seja o principal item desta lista. Um aspirador pode remover a sujeira mais rapidamente, e alcança espaços que, sem ele, dificilmente você conseguiria chegar.
Flanela: tecidos macios são ideais para fazer a higienização automotiva. Procure optar por flanelas de algodão ou microfibra. Tecidos mais duros podem causar arranhões.
Água e sabão: pode parecer bobagem incluí-los na lista, já que são tão básicos. De qualquer modo, são extremamente importantes, e você precisa garantir que poderá contar com eles para a higienização.
Shampoo para carro: sim, existe shampoo automotivo. Ele ajuda a soltar a sujeira da parte externa do carro, e sua espuma reduz o impacto entre a bucha e a pintura.
Cera: quem quer ter um veículo brilhando não pode abrir mão da cera. Além de potencializar os efeitos da lavagem, a cera dá aquele brilho que faz com que possamos enxergar nosso reflexo na lataria do carro.
Renovador de plástico: como o próprio nome sugere, esse produto serve para renovar a aparência das peças de plástico do seu carro que, com o tempo, tendem a perder o brilho. É indicado para a parte externa do carro, e serve também para borrachas.
Limpador de interiores: esses são os responsáveis por aquele cheiro de limpeza que todo mundo gosta de sentir ao entrar no carro. São essenciais para que a higienização seja ainda mais satisfatória.
Limpador de estofados e carpete: esse produto ajuda a remover manchas dos bancos e do carpete do carro. Normalmente, pode ser usado em bancos de tecido ou de couro. Você pode usá-lo, ainda, para limpar os tapetes do veículo.
Existem empresas de franquia de serviços de higienização automotiva que podem orientar e treinar sua equipe e ainda fornecer todo o material e equipamentos para um serviço mais profissional e qualificado. Com a pandemia esse serviço deixou de ser um a mais e em alguns casos é demanda, avalie a oportunidade que se apresenta.