Não realizar a manutenção periódica e a lubrificação do eixo diferencial é pedir para a danificar o veículo, mas usar um óleo generico ou errado é tão arriscado quanto esquecer de inspecionar e substituir o lubrificante. Confira:
Esse conjunto é um intrincado e preciso jogo de eixos, engrenagens, rolamentos e outros componentes que divide o torque do motor em duas direções, permitindo que as rodas girem em velocidades diferentes, característica é essencial ao fazer as curvas.
Sem o diferencial, as rodas seriam forçadas a girar em uma mesma velocidade e, ao fazer uma mudança de direção, um dos pneus iria “patinar”. Com o diferencial atuando, peso e velocidade é distribuído de forma proporcional nas quatro rodas para dar mais tração ao veículo.
Como é um elemento que não fica aparente, o diferencial, por vezes, é negligenciado. Mas, é melhor colocar um lembrete na agenda e fazer a verificação das condições de lubrificação a cada seis meses ou vinte mil quilômetros rodados, com a troca de óleo do diferencial, para evitar uma despesa maior com danos por atrito ou desgaste dos componentes.
Outro lembrete importante é não é qualquer óleo lubrificante que pode ser utilizado no eixo diferencial. O óleo correto deve ser multiviscoso e ter as propriedades adequadas para manter uma película protetora entre os dentes das engrenagens, nos roletes dos rolamentos e nos lábios dos vedadores durante as operações. Sem contar que o custo do óleo – mesmo o aditivado – é muito menor do que o custo geral dos reparos normalmente executados.
Se tiver dúvidas sobre o intervalo de troca e as especificações do lubrificante, todas essas informações constam do manual do fabricante e existe uma variação dos intervalos recomendados para a troca de acordo com a aplicação e severidade das operações.
A melhor forma de prevenir a falta de lubrificação, seja pelo nível baixo do óleo, seja pela queda de qualidade pelo uso prolongado, é a verificação periódica do volume e aspecto do óleo por meio do bujão de nível (reservatório), localizado no próprio eixo.
Se perceber que há perda no volume do produto ou a coloração está diferente – mais escura ou muito diluída, por exemplo – é melhor fazer a drenagem do óleo antigo e repor o lubrificante na quantidade e especificação correta.
O óleo precisa circular por todas as partes do sistema. Com o nível baixo pode haver deficiência de lubrificação das extremidades do eixo, prejudicando o rolamento das rodas e do pinhão, o que danificará as engrenagens. Isso pode ocasionar a necessidade não de apenas trocar o óleo, mas substituir componentes desgastados ou quebrados e, em alguns casos mais severos, a substituição de todo o sistema do diferencial.
A negligência com a troca do óleo ou utilização de lubrificante de baixa qualidade ou fora das especificações pode causar vários problemas, tais como danificar a coroa, pinhão, rolamento, engrenagens, elevando as despesas de algo em torno de R$ 100 por litro do lubrificante, para algo acima dos R$ 10 mil por um conjunto diferencial completo.
É fundamental que o profissional responsável pela manutenção do veículo, seja ele um caminhão, ônibus, caminhonete, SUV ou picape esteja atento aos intervalos de substituição do óleo do eixo diferencial.
Em geral, o motorista só vai perceber que há um problema com o veículo quando o óleo já perdeu suas propriedades ou o nível caiu demais, pois essa condição provoca um barulho que se assemelha a um ronco que vem das rodas. Provavelmente, quando ele notar, já é certo que o prejuízo é bem maior.
Além da periodicidade correta da troca do óleo é importante observar a qualidade do produto e nesse ponto nada melhor que contar com a expertise de quem é líder na fabricação de eixos diferenciais.
A linha de óleos lubrificantes Spicer garante muito mais eficiência e durabilidade aos eixos diferenciais (com e sem blocante), com proteção máxima de engrenagens, rolamentos e retentores, gerando mais economia no consumo de combustível e despesas de manutenção e menos emissão de CO2.
Ela foi desenvolvida para atender às mais rígidas especificações de eixos diferenciais e recomendada para uso nos mais variados tipos de eixo diferencial que equipam de automóveis clássicos, jipes e picapes a caminhões leves e máquinas agrícolas.
Os lubrificantes Spicer para diferencial são oferecidos em embalagens de 1 e 5 litros, com duas versões de aplicação, a aditivada Spicer Trac-Lok 85W140LS e Spicer 85W140.
Ambos oferecem proteção máxima e maior vida útil aos componentes da transmissão, sendo que o Spicer Trac-Lok 85W140LS é recomendado para diferenciais com freio interno ou sistema autoblocante (Limited Slip) e o Spicer 85W140 é recomendado para eixos sem freio interno ou sistema autoblocante.
Conte com a marca original da líder mundial em transmissão, também em lubrificantes no balcão do atacadista ou varejo de autopeças de sua preferência e garanta o melhor desempenho ao veículo do seu cliente.