As viagens de férias de fim de ano são uma ótima oportunidade para vender serviços de inspeção nos componentes de suspensão e direção. Antecipe-se ao seu cliente e informe sobre as vantagens da revisão. Isso representará segurança na viagem e lucro para a oficina.
Depois de mais um ano de muito trabalho, as férias de fim de ano estão chegando. As crianças não veem a hora de viajar e visitar parentes, rever amigos, fazer novas amizades e esquecer tarefas escolares e outros compromissos.
Nós mesmos contamos os dias que faltam para colocar a bagagem no carro e pegar a estrada. As merecidas férias estão chegando.
Mas é muito importante planejar as férias desde já e a revisão do veículo antes de pegar a estrada com a família neste fim de ano é tão importante quanto a escolha do destino e a reserva de local de férias.
Afinal, nada mais frustrante que um carro parado na beira da rodovia, atrasando toda a programação das férias, colocando a segurança da família em risco, trazendo gastos não previstos e preocupação para toda a família, não é mesmo?
Sabe quem pode ajudar e evitar todo esse transtorno? Você e sua empresa.
Basta que mantenha contato com seus clientes neste período que antecede as férias de fim de ano, comunicando a importância da revisão automotiva para uma viagem segura e tranquila.
Existem diversos argumentos para convencer o cliente a dar uma passada na oficina mecânica para uma revisão no carro antes de viajar, tais como:
1- Gastos não previstos no orçamento das férias – Em geral, consertar antes que quebre é mais barato do que fazer a reparação após a pane. A revisão não significa uma despesa, mas um investimento na segurança dos ocupantes do veículo e sempre é financeiramente muito mais vantajosa que a manutenção feita após a quebra ou parada.
Além disso, uma parada indesejada por falha mecânica no meio da viagem, também resultará em gastos com o guincho, por exemplo. Lembre seu cliente que prevenir é sempre mais vantajoso que remediar.
2- Segurança – Este é o principal motivo pelo qual devemos fazer a revisão de férias: segurança das pessoas que estiverem a bordo do veículo e demais motoristas que compartilharem a estrada. Uma revisão de férias pode identificar problemas que podem afetar a segurança do veículo.
A falha do sistema de freios ou a quebra de um componente da suspensão ou da direção pode causar acidentes com danos materiais e físicos severos e até perda de vidas.
3- Garantia de tranquilidade – Nada melhor que pegar a estrada com as pessoas que você ama, sabendo que o carro está seguro para circular por aí, não é mesmo? Melhor gastar algumas horas com o carro na revisão da oficina mecânica do que muitas horas parado no acostamento aguardando o socorro mecânico ou o guincho.
Ao agendar a revisão de férias no carro do seu cliente é importante checar todos os itens que possam acarretar problemas durante a viagem e após isso.
Se o veículo quebrar por uma revisão mal feita ou negligente, advinha quem será lembrado quando o carro estiver parado na estrada?
Provavelmente, este será um ex-cliente que, insatisfeito, irá comentar sobre seus serviços com dezenas de amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares. E prepare-se para “posts” negativos nas redes sociais.
Se você agendar a revisão do veículo estes são os itens que, obrigatoriamente, devem ser revisados:
Freios – Os freios estão diretamente ligados à segurança do motorista, passageiros e outras pessoas envolvidas no trânsito. Esse componente do veículo merece revisões frequentes, pois diversas peças importantes podem se desgastar facilmente, conforme a frequência do uso.
Na hora do check-up, componentes como cilindro mestre, pedal, pistão, cilindros de roda, pastilhas, pinças de freio, tambor e alavanca, devem ser revisados com cautela para que os dias de férias sejam tranquilos e seguros.
Sistema de Arrefecimento – É responsável por manter a temperatura do motor ideal. É muito comum que o motivo pelo qual um carro está parado à beira da estrada com o capô aberto, é falha no sistema de arrefecimento, que pode ocorrer principalmente pela falta de fluido, ou descuido com a manutenção do mesmo.
Para evitar que o motor “ferva”, na hora da revisão é verificado o nível de fluido do reservatório e outras manutenções que podem ser necessárias.
Pneus – Eles são muito importantes para a segurança da direção e da estabilidade, pois fazem parte do sistema de amortecimento do seu carro. Antes de viajar, algumas medidas devem ser tomadas em relação aos pneus, para garantir uma viagem mais segura, como por exemplo o aspecto da borracha, que deve estar regular.
Outro ponto importante que deve ser observado é a calibragem correta dos pneus. Consulte a pressão ideal indicada no manual do seu veículo. Alguns modelos disponibilizam os números corretos na parte interna das portas.
Suspensão – Responsável por garantir o conforto aos ocupantes e a estabilidade do veículo em manobras e frenagens. O sistema de suspensão é composto por: amortecedores, molas, pivôs, braço oscilante, barra estabilizadora e outros componentes. Todo o conjunto deve ser inspecionado e, se algum deles apresentar danos ou desgastes, substituído.
Problemas no sistema de suspensão podem causar descontrole na condução do carro, movimentos excessivos ao passar em lombadas, rangidos ou pancadas secas na carroceria, aumento na distância de frenagem e desgaste prematuro dos pneus.
Neste quesito, não se esqueça de ter em seu estoque os componentes de suspensão e direção da marcas Dana, tais como as barras, bieletas, braços, buchas, pivôs, terminais, tirantes, juntas e semieixos Spicer; as cruzetas, juntas homocinéticas, cubos de rodas e kits de reparo Albarus e os amortecedores AlbarusShocks.
Na revisão de férias o mecânico deve avaliar também o alinhamento do carro, onde as rodas e todo o sistema de suspensão serão inspecionados e corrigidos, se necessário.
Sistema elétrico – A pane elétrica também é uma das causas mais frequentes de veículos parados no acostamento. O sistema elétrico inclui a bateria, os cabos condutores, o sistema de iluminação e o alternador. Dentro deste sistema, geralmente, a bateria é a peça mais comum de ser trocada. Ela tem sua durabilidade média variando de 2 a 3 anos, sendo ela quem fornece energia para todos os sistemas elétricos do carro, como iluminação, sinalização, motor de arranque e outros.
Lembre-se também de verificar a iluminação do carro antes de seu cliente pegar a estrada.
Aproveitando que o carro está na oficina, abra o porta-malas e verifique o estado do estepe, para que o cliente não tenha surpresas negativas caso precise trocar o pneu. Aproveite e confirme que o macaco hidráulico, a chave de roda e o triângulo luminoso estejam em seus locais e prontos para serem utilizados.
Se realizar seu planejamento corretamente e colocá-lo em prática, seu cliente terá um fim de ano muito bom e sua empresa também.
Se ele voltar, não será para reclamar. Provavelmente, ele volte para um novo serviço de manutenção preventiva ou para mostrar as fotos das férias na praia, no campo ou outro lugar.
Cliente satisfeito fala bem da sua empresa e traz novos clientes. Seja proativo e trabalhe sempre com qualidade, segurança e garantia. Para isso, conte conosco, conte com os produtos das marcas Dana – Spicer, Victor Reinz e Albarus.