Diferente dos sistemas de gerenciamento eletrônico do motor, a suspensão raramente pode contar com scanners ou outros equipamentos de diagnóstico para ajudar o técnico a avaliar o funcionamento ou presença de componentes danificados. Muita atenção, conhecimento e ouvidos treinados são as ferramentas mais confiáveis neste desafio.
Diagnosticar uma reclamação de ruído na suspensão pode ser mais complicado do que solucionar um defeito elétrico ou encontrar o problema quando aparece um código de falha no sistema de gerenciamento eletrônico do veículo.
No lugar de um aparelho de análise ou equipamento de diagnóstico informatizado o reparador automotivo só pode contar com seus conhecimentos e ficar de olhos e ouvidos atentos para identificar o problema.
Ruídos na suspensão são um desafio que envolve mecanismos que se interligam e interferem mutuamente. O técnico está lidando com vários sistemas que afetam uns aos outros e, se uma parte da suspensão estiver fora de especificação, isto pode causar ruído ou vibração em outra.
Não custa nada dar uma calibrada nos seus equipamentos de diagnóstico de problemas de suspensão e a o Dana Informa ajuda você.
Para começar, use seus seus ouvidos para escutar o cliente. Mas atenção, calibre bem sua audição para o modo “Escutar”. Sim, pois escutar é diferente de ouvir. Ouvir é um processo mecânico referente ao sentido da audição, é além de sua vontade (a não ser que você tape os ouvidos). Já escutar é uma ação que depende da sua vontade em prestar atenção e tentar entender o que está sendo dito.
Se você realmente escutar o cliente, nenhum detalhe será pequeno demais. Se houver uma boa descrição do ruído, as chances são maiores de que você possa entender quando, onde e em que condições o ruído ocorre e tentar simular ou repetir essa situação, o que facilitará sua análise e identificação do problema.
A engenharia automotiva melhorou (e muito) o design do chassi e o sistema de suspensão. Atualmente, muitas suspensões são feitas de uma mistura de componentes fabricados em alumínio, aço estampado e ferro fundido, com intenso uso de itens em borracha.
A primeira providência é verificar se não existe nenhum Boletim Técnico da montadora recomendando algum procedimento de correção ou Recall para o veículo do cliente. Se você não encontrar um boletim relacionado ao seu problema, poderá encontrar uma dica ou procedimento para isolar um problema de ruído.
O próximo passo é realizar a inspeção. É hora dos olhos bem abertos e atentos. Vamos apontar alguns dos pontos mais vulneráveis ao surgimento de ruídos.
Coluna de direção – Em geral, existe uma ou duas juntas homocinéticas e outros elementos que podem causar ruído. A área mais comum de ruído em veículos de maior quilometragem são as buchas e rolamentos ao redor do eixo e os suportes que prendem a coluna ao painel.
Características de ruído: Este será um chocalho que muda à medida que a roda é girada. Em casos extremos, pode ocorrer folga nas juntas homocinéticas e no eixo. Isso pode causar ruído à medida que a roda gira.
Dica para diagnóstico: Tente girar o volante com o motor desligado. O volante deve ter folga zero. Tente mover a roda para dentro e para fora, de batente a batente, e pressione nas laterais.
Batentes, suportes, rolamentos, coxins e prato superior – Atualmente, o amortecedor integra um conjunto com outros componentes que formam a torre de suspensão. Estas montagens são feitas com itens fabricados em metal e/ou borracha, além dos rolamentos, que são itens bastante sujeitos a desgaste. A borracha pode separar-se dos componentes metálicos e causar ruído. Além disso, os rolamentos podem falhar e causar atritos e ruído.
As batidas constantes e repetidas da suspensão podem degradar a borracha e comprometer os rolamentos e a vibração e o ruído aparecem.
Características de ruído: Podem surgir vários ruídos de batida quando rodando em estradas e ruas não pavimentadas ou mal conservadas. O ruído também pode ocorrer e mudar ao fazer curvas e ruídos de batidas ou estalos também podem ocorrer quando a virar o volante.
Ruídos de baixa intensidade podem ocorrer sob certas condições. O ruído pode ocorrer ou mudar à medida que o ângulo de direção é alterado. Se os componentes de borracha ou metal-borracha estiverem danificados, a compressão da mola pode causar um ruído de batida.
Dica para diagnóstico: A inspeção visual é o primeiro passo. Procure os pontos de contato entre a borracha e o metal. Com o veículo suspenso, mova as rodas para os dois lados até o limite de esterçamento. Isso pode isolar problemas com os rolamentos.
Pivôs e Juntas esféricas – Estes componentes quando desgastados não são apenas um problema de ruído, são um problema de segurança. No momento em que um pivô ou junta esférica começa a fazer barulho, ela provavelmente excedeu as especificações de vida útil ou estão danificadas.
Características de ruído: Ruído de batida quando a direção e a suspensão se movem.
Dicas de diagnóstico: Faça uma análise visual do componente e meça o movimento vertical com um relógio comparador.
Sistema de direção – Não importa se o veículo possui direção hidráulica ou elétrica, inspecione os parafusos e buchas que prendem a caixa de direção à carroceria ou chassi. Se os suportes estiverem gastos, podem causar vários tipos de ruído, dependendo de como a unidade está montada no veículo.
Se a direção for hidráulica, observe as linhas de circulação do fluído. Se uma linha entrar em contato com o chassi ou carroceria, ela pode transferir o ruído e isso será ouvido na cabine de passageiros.
Características de ruído: O ruído e a vibração dependem do tipo e da configuração da caixa de direção e do sistema de assistência elétrica.
Dicas de diagnóstico: Faça a inspeção visual de todo o sistema de direção. Certifique-se de que o fluido da direção hidráulica esteja no nível correto e livre de bolhas. Em sistemas de direção elétrica, um equipamento de diagnóstico pode ser seu aliado. Muitos scanners têm modos de teste que podem desligar a assistência elétrica para que você possa isolar as partes mecânicas e elétricas do sistema de direção.
Buchas e batentes da suspensão e motor – As buchas e batentes de suspensão modernas agem como uma mola progressiva. Como a bucha sofre pressões em direções diferentes, os primeiros milímetros de movimento podem ocorrer com muito pouco esforço. À medida que a carga aumenta, a bucha ficará mais rígida. A maioria dos ruídos ocorre quando a bucha está danificada e a parte interna da bucha entra em contato com a carcaça externa.
Características do ruído: O ruído normalmente será uma batida que ocorre quando a suspensão se move ou o veículo muda de direção.
Dicas de diagnóstico: Inspecione os componentes, principalmente nas área de contato entre o metal e a borracha. Além disso, atente para as borrachas quanto a rachaduras.
Barras estabilizadoras – A barra estabilizadora atua como uma terceira mola que controla o movimento da carroceria do veículo. Ela tem várias áreas que podem causar ruído. As barras são conectadas aos braços de suspensão ou aos tensores. Os elos que ligam a barra à suspensão podem se desgastar. Veículos mais antigos utilizam um conjunto de buchas de borracha e arruelas em torno de um eixo. Nos veículos mais novos é mais comum encontrar links com juntas esféricas.
Os elos podem se separar da barra ou dos braços de suspensão e, quando isso acontece, os links podem causar ruídos quando a suspensão se movimenta. As buchas que prendem a barra podem se desgastar e causar ruído à medida que a barra recebe carga.
Características de ruído: Ruído de batida vindo da área do braço de suspensão inferior. Quando alguns links são separados, não causará nenhum ruído. Se a barra estabilizadora estiver desconectada, a carroceria do veículo terá uma rolagem excessiva durante as curvas.
Dicas de diagnóstico: Inspecione os componentes e faça um teste de rodagem.
Por fim, após identificar e definir os possíveis componentes danificados e causadores dos ruídos, é hora de escolher bem os itens que serão utilizados nos serviços de reposição e colocar em prática seus conhecimentos para realizar não um bom serviço, mas um serviço de excelência, com produtos Spicer, Victor Reinz e Albarus, é claro!