Indicadores do mercado de reposição indicam um segundo semestre melhor

Está certo que o começo do ano não foi tudo aquilo que se esperava, mas o cenário até o final do ano promete um resultado melhor. Comprove.

Embora nem todas as expectativas e previsões do começo do ano tenham se confirmado, o resultado nas empresas do setor de comércio de autopeças e reparação automotiva estão bem melhores que nos anos anteriores.

Se analisarmos os cenários para o segundo semestre, temos um período de bonanza pela frente e com certeza comemoraremos um 2019 de crescimento em dezembro próximos.

Indicadores positivos para o segundo semestre

Setor de serviços em expansão – O cenário de recuperação econômica no Brasil tem animado os analistas sobre as expectativas para os pequenos negócios. Estudo feito pelo Sebrae mostra que, historicamente, o desempenho do PIB brasileiro se reflete de forma bastante semelhante no comportamento das micro e pequenas empresas do País.

Segundo o relatório “Negócios Promissores em 2019”, as microempresas voltadas à prestação de serviços pessoais devem ser beneficiadas pela recuperação do mercado trabalho por conta da consequente melhora do rendimento médio real dos trabalhadores.

Mais de 80% dos negócios do setor de reparação automotiva são micros e pequenas empresas, formadas por núcleos familiares e com até cinco profissionais e com certeza atendem estes consumidores que gradativamente estão recuperando seu poder de compra e consumo.

Supersafra 2019 (segunda melhor safra em todos os tempos) – O IBGE informou que a safra agrícola de 2019 deverá totalizar 228,8 milhões de toneladas, uma alta de 1,0% em relação ao resultado de 2018, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro. Uma alta em relação à produção de 2018 garantiria a segunda maior safra da história, perdendo apenas para a de 2017.

Isso representará reflexos positivos no transporte, mercado de máquinas agropecuária, venda de caminhões e manutenção de veículos pesados, implementos agrícolas e outros segmentos que se beneficiam da superprodução de grãos.

Mercado de veículos novos e usados crescendo – As vendas de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus subiram 12% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018, informou a federação dos concessionários (Fenabrave).

Foram emplacados 1,3 milhão de veículos entre janeiro e junho, contra 1,16 milhão há 1 ano. Para a Fenabrave, os emplacamentos serão 8,37% maiores do que em 2018, quando foram vendidos 2,56 milhões de veículos. A expectativa é de que 2019 encerre com 2,78 milhões de unidades emplacadas.

As vendas de caminhões e ônibus foram o destaque positivo no balanço semestral, com altas de 45% e 71%, respectivamente, também na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram comercializados 46,8 mil caminhões entre janeiro e junho. Os emplacamentos de ônibus somaram 12,4 mil.

Cresce a procura por serviços de reparação automotiva – Com maior acesso ao crédito e sanadas algumas das pendências financeiras do início do ano, o consumidor se volta para a busca de prestadores de serviços de reparação automotiva, procurando conservar seu veículo ou fazendo pequenos reparos no seminovo recém adquirido.

Isso representa um aquecimento na demanda de peças e insumos para as empresas de reparação automotiva, necessidade de aquisição de ferramentas e equipamentos e, em alguns casos, expansão do quadro de colaboradores. Um circulo virtuoso, onde um agente gera resultados positivos em todos os demais elos da cadeia de reposição de autopeças.

Demanda na Oficina = Venda no Varejo = Pedidos no Atacadista = Produção na Fábrica

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]