Quando componentes do sistema estão gastos ou danificados, há dois sintomas comuns: vibração e ruídos. Veja como realizar uma avaliação rápida, localizar e identificar estas falhas.
Em primeiro lugar, a vibração excessiva do cardan é a primeira pista de cruzetas ou juntas homocinéticas gastas, estrias deslizantes e até mesmo componentes desequilibrados. A vibração excessiva também pode causar desgaste acelerado em outros componentes do trem de força (powertrain), o que pode levar a problemas adicionais no futuro.
Em segundo lugar, se buchas ou rolamentos que sustentam o cardan se desgastarem ou falharem, podem interferir na capacidade do cardan girar corretamente. Isso pode resultar em ruídos incomuns, estalos ou mesmo barulho de arranhões por baixo do veículo.
Quaisquer ruídos nesses componentes são indicadores de que o veículo deve passar por manutenção o mais rápido possível. Ao encontrar um problema no cardan, geralmente, considere também substituir todo o conjunto em vez de apenas substituir componentes individuais, o que pode resolver apenas os sintomas e não a origem da falha.
As cruzetas do cardan são um tipo de junta utilizadas frequentemente em aplicações que pedem mais articulação e capacidade de transferência de torque.
Embora bem mais resistentes, as cruzetas ou juntas homocinéticas ainda assim irão se desgastar e quebrar quando submetidas a grandes estresses e ao uso prolongado.
Estalos e ruídos
Estalos durante a aceleração ou freadas são muitas vezes sinais do desgaste do eixo cardan e podem ser o presságio de um problema mais sério se ignorados. Esses estalos vêm da folga excessiva entre os rolamentos e juntas do eixo e suas barras intermediárias, dentro das cruzetas ou das juntas homocinéticas. O estalo é perigoso por que permite que as folgas na barra de direção criem oscilações antes de encaixarem nas rodas, o que gera fortes impactos nos rolamentos da suspensão.
Travamentos
Travamentos podem ocorrer após ruídos bem audíveis no cardan, mas às vezes ocorrem como o resultado do desgaste excessivo das juntas do cardan. Travamentos geralmente acontecem sob extrema articulação da suspensão e se manifestam com sons muito altos e estalos. Quando o cardan dianteiro em uma suspensão com tração nas quatro rodas trava, uma vibração forte pode ser sentida no volante e um leve sacolejar de um dos lados da suspensão. Travamentos podem eventualmente quebrar as juntas do cardan ou a barra intermediária e causar danos bem mais sérios.
Vibração
Vibração no cardan é bem rara, já que um dos lados da junta é montado em uma base fixa e sólida, mas é sinal de uma falha iminente. A vibração tipicamente acontece em veículos com suspensão extremas (alta ou baixa) na qual o cardan nunca fica totalmente em posição reta enquanto o carro está sendo dirigido.
Enquanto algumas homocinéticas operam sempre na posição “reta” em velocidade de cruzeiro, ângulos de sustentação permitem que o eixo auxiliar oscile no espaço permitido pela folga dos rolamentos das juntas. Assim, a vibração quase sempre anuncia o fim da vida útil do rolamento e, se ignorado, poderá causar travamentos. Tenha em mente que o cardan com cruzetas sempre vibrará um pouco mais do que os cardans com terminação homocinética, logo, não substitua cruzeta a não ser que você detecte um aumento significativo na vibração.
Verificando o cardan
A maneira mais simples de verificar o cardan é entrar em baixo do veículo e segurar a barra de direção com ambas as mãos e tentar torcer ou movê-la. Como a maior parte dos defeitos do cardan é resultante do desgaste de rolamentos, qualquer movimento excessivo na peça irá dizer que algo pode estar errado.
Folgas variam, mas o desgaste excessivo é percebibo se você conseguir girar a barra o suficiente para ouvir um estalo quando ela parar. Esse estalo irá eventualmente martelar os rolamentos até quebrarem e aí você estará com sérios problemas no veículo.
Se você estiver substituindo uma cruzeta gasta, durante a desmontagem do cardan, aproveite e limpe a barra intermediária com desengraxante e verifique o componente sobre a existência de rachaduras. Você pode encontrá-las na área estreita entre os buracos das juntas e a borda dos eixos intermediários.
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