Guia rápido para resolver problemas com juntas homocinéticas

Elementos de transmissão de torque sem o incomodo da vibração, as juntas homocinéticas podem atingir altas quilometragens de utilização se bem conservadas. No entanto, falta de cuidados ou hábitos errados dos motoristas podem comprometer sua durabilidade e eficiência. Acompanhe e saiba como identificar e resolver os problemas  

Projetada com a função de transmitir o torque do motor às rodas, a junta homocinética, peça articulada que liga o semieixo à roda, é um importante componente no sistema de transmissão de força do veículo e requer alguns cuidados na manutenção para que sua vida útil seja integral.

Ouça o veículo

Ruídos e estalos ao esterçar as rodas do veículo podem ser sinais de que está na hora de fazer a manutenção na junta homocinética, bem como o surgimento de manchas de graxa no piso sob o veículo podem indicar problemas na peça.

Já se o barulho ocorrer ao acelerar o carro em linha reta pode ser que defeito esteja na junta deslizante do lado do câmbio.

Um dos fatores que podem danificar as juntas homocinéticas é o hábito do motorista nas arrancadas. Trancos nas arrancadas, excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética, antecipando o intervalo de troca do componente.

A coifa, que é a manga de borracha que protege a junta homocinética da contaminação de resíduos como poeira, chuva e lama, também pode rasgar, o que permitiria a entrada de  abrasivos para o interior da coifa e perda de graxa, o que ocasiona desgaste e marcas profundas que também provocarão ruídos.

Nossa recomendação é fazer uma avaliação entre 5 e 10 mil km da junta homocinética, especialmente, da coifa. A durabilidade da junta homocinética pode ser bastante longa, mas sempre dependendo das condições de uso do veículo. Em caso de quebra de qualquer uma das juntas, o veículo não traciona e para de funcionar.

Se for necessária a troca da junta homocinética, é preciso fazer o alinhamento do veículo.

Confira no quadro os defeitos, sintomas, causas e ação necessária para eliminação de cada problema com a junta homocinética.

Confira uma vista explodida e animada de uma junta homocinética em nossa área de 3D no site Spicer.com.br .

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]