Elementos de transmissão de torque sem o incomodo da vibração, as juntas homocinéticas podem atingir altas quilometragens de utilização se bem conservadas. No entanto, falta de cuidados ou hábitos errados dos motoristas podem comprometer sua durabilidade e eficiência. Acompanhe e saiba como identificar e resolver os problemas
Projetada com a função de transmitir o torque do motor às rodas, a junta homocinética, peça articulada que liga o semieixo à roda, é um importante componente no sistema de transmissão de força do veículo e requer alguns cuidados na manutenção para que sua vida útil seja integral.
Ouça o veículo
Ruídos e estalos ao esterçar as rodas do veículo podem ser sinais de que está na hora de fazer a manutenção na junta homocinética, bem como o surgimento de manchas de graxa no piso sob o veículo podem indicar problemas na peça.
Já se o barulho ocorrer ao acelerar o carro em linha reta pode ser que defeito esteja na junta deslizante do lado do câmbio.
Um dos fatores que podem danificar as juntas homocinéticas é o hábito do motorista nas arrancadas. Trancos nas arrancadas, excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética, antecipando o intervalo de troca do componente.
A coifa, que é a manga de borracha que protege a junta homocinética da contaminação de resíduos como poeira, chuva e lama, também pode rasgar, o que permitiria a entrada de abrasivos para o interior da coifa e perda de graxa, o que ocasiona desgaste e marcas profundas que também provocarão ruídos.
Nossa recomendação é fazer uma avaliação entre 5 e 10 mil km da junta homocinética, especialmente, da coifa. A durabilidade da junta homocinética pode ser bastante longa, mas sempre dependendo das condições de uso do veículo. Em caso de quebra de qualquer uma das juntas, o veículo não traciona e para de funcionar.
Se for necessária a troca da junta homocinética, é preciso fazer o alinhamento do veículo.
Confira no quadro os defeitos, sintomas, causas e ação necessária para eliminação de cada problema com a junta homocinética.
Confira uma vista explodida e animada de uma junta homocinética em nossa área de 3D no site Spicer.com.br .