Se uma junta homocinética falhar, raramente ela falhará sozinha. Fatores externos e erros de procedimentos podem danificar o componente de forma mais agressiva do que rasgar a coifa com uma faca, propositalmente. Confira!
A junta homocinética transmite potência em um ângulo variável e em velocidades rotacionais constantes. Em um carro com tração dianteira, a junta permite que o eixo de transmissão e a roda girem a uma taxa constante enquanto a direção e a suspensão se movem.
Se uma junta homocinética falhar, raramente falhará sozinha. Fatores externos como suportes da transmissão e ângulos de suspensão podem danificar uma junta seriamente e comprometer seu bom funcionamento.
Vamos listar os problemas mais agudos. Acompanhe:
- Alinhamento do eixo – Se o subchassi ou os suportes estiverem desalinhados, a geometria das juntas internas e externas será alterada. Para juntas externas, a junta homocinética pode exceder o ângulo máximo de operação. Para juntas de imersão internas, o eixo pode atingir o fundo. Ângulos excessivos por períodos prolongados de tempo podem causar desgaste na pista e nas esferas de uma junta homocinética.
- Eixo errado – Às vezes, problemas com um eixo errado podem ocorrer se ele não for encomendado corretamente. A diferença entre o comprimento do eixo pode ser de alguns milímetros, mas pode fazer com que uma junta fique muito rasa ou muito profunda. Se o eixo for muito longo, pode fazer com que a peça chegue ao fundo e danifiquem as superfícies das esferas, rolamentos e pistas. Se for muito curto, o eixo pode sair da junta sob certas condições.
- Alinhamento de veículos – Se uma junta homocinética falhar, observe a condição da suspensão. Componentes tortos podem fazer com que a amplitude de movimento da junta mude. No suporte de alinhamento, certifique-se de verificar o ângulo incluso para ver se um braço de direção ou barra de suporte está torto.
- Graxa em excesso – Você nunca deve adicionar muita graxa a uma junta homocinética. A junta homocinética pode esquentar devido ao atrito interno e ao calor transferido dos freios e do motor. O calor pode fazer com que a graxa e o ar dentro da junta se expandam. A pressão pode fazer com que a coifa seja forçada para fora do corpo da junta.
- Selos e retentores – Ao instalar um novo eixo ou eixo cardan, um erro cometido pelos técnicos é não verificar as vedações na transmissão, diferencial ou caixa de transferência. A maioria das vedações fica em um eixo e normalmente tem um lábio e uma mola que prendem o lábio ao eixo. Quando uma vedação é instalada, reserve um tempo instalando e conferindo as vedações no eixo. As ranhuras podem danificar a vedação e causar vazamentos. A área no eixo onde a vedação e os rolamentos fazem contato é a mais importante. Ela deve estar livre de ferrugem e imperfeições. Use apenas uma lixa de grão fino para limpar o eixo entre o flange e a área desgastada. Se a superfície estiver com ranhuras ou danificada, o eixo pode ser reparado com uma luva em algumas aplicações. Se não, o eixo deve ser substituído. Certifique-se de que a vedação esteja instalada na posição correta.
- Substituir apenas a coifa – Você pode até pensar que pegou uma junta homocinética antes que toda a graxa fosse ejetada, mas o dano pode já ter ocorrido. As caixas de junta homocinética são tipicamente forjadas a partir de tarugos de ferro. Após a junta ser usinada, o tratamento térmico por indução é usado para endurecer as superfícies de desgaste.
O desgaste em uma junta homocinética geralmente ocorre na gaiola, engrenagem e copo. Esse desgaste é tipicamente causado por uma perda de lubrificação devido a uma falha na coifa ou detritos na junta. Uma vez que as superfícies tratadas termicamente são danificadas, elas geralmente não podem ser restauradas.