Um cubo de roda aplicado em um veículo de passeio convencional tem 200 mm de diâmetro (em média), pesa pouco mais 25 kg e suporta, aproximadamente, 400 kg. Se considerarmos, ainda, que existe a ação da velocidade de rotação da roda e o contato com o solo e suas irregularidades, dá para imaginar o que pode acontecer quando um cubo de roda quebra ou apresenta falha. Continue lendo e confira.
O cubo de roda é uma peça relativamente pequena, mas extremamente complexa e de alta solicitação. Trabalhando ao lado dos conjuntos de rodas do carro existe uma resistente carcaça usinada em aço, com medidas precisas e um rolamento que deve permitir a rotação da roda, situação impossível de acontecer se tudo não estiver corretamente conectado, alinhado e lubrificado, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro.
Uma falha em qualquer um destes componentes pode danificar outras peças, imobilizar o veículo ou, gerar o pior resultado, um acidente com consequências graves e prejuízos financeiros e físicos.
A boa notícia é que existem sintomas que o veículo apresenta quando um cubo de roda está com problemas. Os indicadores mais frequentes que algo não vai bem no rolamento do cubo de roda são:
- Ruídos estranhos ― quando os cubos de rodas estão com algum problema, uma das primeiras coisas é a presença de barulhos metálicos ou batidas ritmadas, que aumentam com aceleração ou à medida que o veículo se mantém em movimento.
- Volante com folga.
- Vibrações no volante.
- Códigos de falhas no ABS ― os problemas do sistema ABS podem estar relacionados à falha do sensor ABS, que está integrado ao rolamento da extremidade da roda.
O cubo de roda traseiro
Um carro de passeio convencional coloca 380 kg de pressão em cada rolamento dos cubos de roda utilizados no eixo traseiro. Veículos maiores podem exercer ainda mais pressão, podendo ultrapassar os 700 kg por cubo em um SUV ou picape carregada.
Da mesma forma que os cubos de roda do eixo dianteiro, um rolamento de cubo traseiro ruim, geralmente, apresenta barulho. Isso ocorre, pois os rolamentos usam esferas suaves de rotação uma contra a outra dentro de uma caixa circular apertada. Quando estão ruins eles perdem essa rotação suave e criam um ruído semelhante a zunido ou rosnado de animal.
Isso indica que os rolamentos devem ser inspecionados imediatamente para segurança geral do condutor, demais ocupantes do veículo e outros usuários da via.
Em situações críticas, pode acontecer do veículo perder uma roda por conta de um rolamento de cubo traseiro danificado. Ignorar ou negligenciar esse ruído do rolamento pode levar à completa deterioração da montagem de todo o rolamento e do cubo de roda.
As esferas rotativas do rolamento, que deveriam se movimentar livremente, ficam presas dentro da carcaça apertada. Isso é resultado do acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou ambos. O cubo traseiro para de rodar completamente, o que resulta em estragos em todo o conjunto de roda e pneu. Em altas velocidades, a roda presa pode realmente ser forçada a sair do veículo, causando uma situação potencialmente perigosa.
Cuidados na substituição dos cubos de rodas
Veículos mais novos têm rolamentos do cubo selados. Seus conjuntos fechados não podem ser consertados ou reparados. O conjunto inteiro deve ser substituído, caso ocorra alguma avaria nos rolamentos.
Muitos veículos, principalmente os mais completos e mais novos, têm sensores de freio antibloqueio (ABS) já instalados no conjunto do cubo. Assim, substituir os rolamentos inclui a substituição também deste sensor.
Já os carros mais antigos têm cubos e rolamentos de roda que podem ser substituídos. Normalmente eles são desmontados e a graxa lubrificante velha é removida. O mecânico coloca uma nova graxa nos espaços dos rolamentos para obter uma direção suave.
Além do ruído, alguns rolamentos do cubo traseiro ruins podem ser descobertos quando o veículo entra em uma oficina para fazer um alinhamento ou uma revisão de freio. Um profissional experiente e bem preparado pode dizer se um rolamento está ruim, apenas segurando a roda do carro e balançando-a para cima e para baixo. Qualquer folga ou atrito dos rolamentos atrás da roda significa que o cubo precisa de ser substituído.
E não se esqueça, com segurança não se brinca! Se tiver que trocar o cubo de roda do veículo, use sempre os Cubos de Rodas Albarus. Resistência que transmite confiança.
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